É com alegria que divulgamos a publicação do número especial da Revista Internacional de Humanidades Médicas, cujo editor científico é o Prof. Dante Gallian. Neste número, dedicado especialmente ao tema "As Humanidades Médicas em Tempos de Convid-19", contou com a colaboração do Prof. Simeão Sass (CeHFi-EPM-Unifesp) e da Profa. Inês Salgueiro (Univ. de Coimbra) na edição científica.

O Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da EPM-Unifesp lamenta a perda da Professora Catharina Brandi, e aproveita para relembrar a história dessa importante figura da nossa instituição.

No VII Congresso Brasileiro de Humanidades Médicas, realizado em julho de 2019, em São Paulo, vários trabalhos vinculados ao CeHFi foram apresentados. Veja a relação abaixo: 

  • “Pílulas” de humanidades, na medicina, pela arte pictórica. Por Érica de Oliveira Monteiro
  • O Laboratório do Olhar: a fotografia contemplativa como experiência em humanização em saúde. Por Yuri Bittar, Flávia Liberman
  • A transformação da paisagem sonra da UTI pela música: uma experiência de humanização. Por Luanda Oliveira Souza, Dante Marcello Claramonte Gallian
  • Trabalhando com narrativas em uma disciplina do primeiro ano do Curso de Medicina. Por Clarissa Carvalho Fongaro Nars, Maria Teresa Mendonça, Nádia Vitorino Vieira, Maria Auxiliadora Craice De Benedetto e Viviane Cristina Cândido

Mais informações: http://humanos.cfm.org.br/2019/05/08/congresso/ 

O BLOG HUMANOS é uma plataforma criada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) com o objetivo de estimular a sensibilidade do médico, promover o exercício humanístico da profissão e divulgar as bases para fortalecer as reflexões e ensinamentos sobre questões éticas e bioéticas, entre outros objetivos. Projetado pela Comissão de Humanidades Médicas da autarquia, Humanos é um espaço de publicação de artigos, reportagens, conferências, depoimentos, comentários, biografias e resenhas sobre diferentes formas de manifestações artísticas.

O CeHFi tem participado ativamente do blog e das atividades da Comissão de Humanidades Médicas, especialemte através da Profa. Dra. Viviane Cristina Cândido, docente do CeHFi e membro da Comissão. Aproveite e leia o artigp dela: 

Leia também a Declaração de São Paulo, documento que propõe princípios fundamentais nas chamadas humanidades médicas. “As Humanidades podem contribuir com a demonstração da convergência essencial entre seus princípios fundamentais e o novo paradigma científico, lançando uma visão mais abrangente e profunda sobre a tensão dialética entre entropia e sintropia, entre doença e saúde, entre morte e vida”, pontua logo no primeiro artigo da declaração.

O Blog do LabHum apresenta textos produzifos por participantes e coordenadores deste grupo, que acontece desde 2003.

© 2013 a 2021 - Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Rua Loefgreen, 2032 - Vila Clementino, São Paulo - SP 

Please publish modules in offcanvas position.