Eletiva Laboratório de Humanidades

LABORATÓRIO DE HUMANIDADES
Ciclo de Encontros e Discussões sobre Humanização em Saúde
Disciplina Eletiva para os cursos de Graduação da UNIFESP (Campus São Paulo)

O LabHum propõe pensar na humanização ao mesmo tempo que se faz a humanização na prática. Numa atividade envolvendo literatura e discussão, com uma metodologia própria, desenvolvida nos últimos 13 anos a partir da experiência empírica (prática) e científica (pesquisas), buscamos levar o profissional de saúde em formação a uma profunda reflexão sobre diversas questões essênciais, falando sobre e fazendo a humanização.

Próximio ciclo: 2022/2 - 25/10 - 01/11 - 08/11 - 22/11 - 29/11
Obra a ser discutida: Frankenstein, de Mary Shelley 
Tema: O humano e os limites da Ciência

Professor Responsável: Dante Marcello Claramonte Gallian

Docentes convidados: Yuri Bittar

Promoção: Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) / Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Dep. de Med. Prev. da EPM/ Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde do CEDESS-UNIFESP.

Dias da Semana: Terça-Feira

Inscrições: via rematrícula

Ementa e Objetivo Geral:

A partir da leitura e discussão de obras clássicas da literatura, o Laboratório de Humanidades visa promover uma abertura para a dimensão humanística do conhecimento, entendendo as humanidades e, em especial a literatura, como meio de humanização no âmbito da pesquisa e da prática profissional em saúde.

Objetivos Específicos:

- Fomentar e promover o hábito da leitura dos clássicos da literatura universal;

- Oferecer um espaço de compartilhamento de impressões e idéias suscitadas pela leitura dos clássicos;

- Levantar questões essenciais referentes ao processo de humanização individual e coletiva;

- Confrontar leituras e discussões com a prática cotidiana, profissional e de pesquisa;

- Gerar um espaço de socialização e humanização a partir da troca de idéias e concepções;

- Fornecer um amplo repertório humanístico para o pesquisador pós-graduando na área da saúde.

Metodologia:

Leitura de obras pré-determinadas da Literatura Universal e encontros semanais para discussão sobre as mesmas, na seguinte dinâmica:

- Encontro inicial: apresentação dos objetivos e metodologia

- Encontro de Histórias de Leitura

- Encontros de Itinerário de Discussão: levantamento e discussão de impressões, questões e idéias; Obs.: neste ciclo serão 5 os encontros de Itinerário de Discussão.

- Encontro de sistematização e conclusão: Histórias de Convivência.

O Ciclo de Encontros do LabHum são semestrais. Um mês antes do encontro do Ciclo um livro é escolhido e proposto. Ao iniciar o Ciclo os participantes já deverão ter feito a leitura.

Avaliação:

Ao aluno de pós-graduação será exigido um relatório escrito sobre o impacto da experiência do LabHum e comentários a respeito dos livros lidos.

 Obras discutidas anteriormente: 
  • 2021/1°sem: O Sonho do Homem Ridículo, de Dostoiévski
  • 2020/2°sem: O Apanhador no Campo de Centeio, de J. D. Salinger
  • 2020/1°sem: cancelado
  • 2019/2ºsem: Frankenstein, de Mary Shelley 
  • 2019/1ºsem: Conto da Ilha Desconhecida, de José Saramago
  • 2018/2ºsem: Fahrenheit 451, de Ray Bradbury
  • 2018/2ºsem: A Morte de Ivan Ilitch, de Liev Tolstói 

Bibliografia Complementar:

GALLIAN, D. M. C.; LIMA, C. C. ; DE BENEDETTO, M.A.C. ; GUZMAN, S. M. . Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde. Interface (Botucatu. Online), v. 18, p. 139-150, 2014.

RIBEIRO, M.; SAKAMOTO, J. ; GALLIAN, D. M. C. A cultura estética e a educação do gosto como caminho de formação e humanização na área da saúde. Trabalho, Educação e Saúde (Online), v. 12, p. 15-28, 2014.

BITTAR, Y, SOUZA, M.S, GALLIAN, D.M. A Experiência Estética da Literatura como Meio de Humanização em Saúde: O Laboratório de Humanidades da EPM/UNIFESP. Revista Interface, v.17, n.44, p.171-86, jan./mar.2013.

GALLIAN, D.M.C. A Literatura como Remédio – Os Clássicos e Saúde da Alma. Editora Martin Claret, São Paulo, 2017.

GALLIAN, D.M.C. Literatura e Formação Humanística em Medicina: o Experimento do Laboratório de Humanidades da EPM/UNIFESP. Revista de Medicina (USP), v. 91, p. 174-177, 2013.

GALLIAN, D. M., PONDÉ, L.F., RUIZ, R. Humanidades, Humanismos e Humanidades: problematizando conceitos e práticas no contexto da saúde no Brasil. Revista Internacional de Humanidades Médicas. Vol 1, n. 1, p. 5-16, out/dez, 2012.

GALLIAN, D.M., RUIZ, R. O Bem, o Mal – é tudo igual? O drama das palavras e paixões em Macbeth de Shakespeare. Memoramdum, v. 23, p. 198 – 209, out 2012.

GALLIAN, D.M. A Cultura Contemporânea na Clínica de Joseph Ratzinger: as patologias da modernidade e a terapêutica da humanização. Memorandum, v. 21, p. 249-260, out 2011.

ORTEGA Y GASSET, José, A Desumanização da Arte, São Paulo, Cortez, 5a edição, 2005.

---------------------------------- A Missão da Universidade. Rio de Janeiro, Eduerj, 1999.

PEIPER, Josef, A Abertura para o Todo: a Chance da Universidade. Ensaio. São Paulo, Apel, 1989.

RIBEIRO, Renato Janine. Humanidades; um novo curso na USP. São Paulo, Edusp, 2001.

RUIZ RETEGUI, Antonio, Pulchrum. Reflexiones sobre la Belleza desde la Antropologia cristiana. 2ª ed., Madrid, Rialp, 1999.

TEIXEIRA COELHO. “A Cultura como Experiência”, in RIBEIRO, Renato Janine (org.) Humanidades; um novo curso na USP. São Paulo, Edusp, 2001.

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