Laboratório de Humanidades 26 (1ºSem/2025)

LABORATÓRIO DE HUMANIDADES: 26º Ciclo de Encontros e Discussões sobre Humanização em Saúde (1º semestre de 2025)
Disciplina Eletiva para os Programas de Pós Graduação da UNIFESP / Curso de extensão para a comunidade UNIFESP

Período: Primeiro semestre de 2025 (9 encontros).
Professores Responsáveis: Dante Marcello Claramonte Gallian e Rafael Ruiz. Professores Convidados: Nádia Vieira, Licurgo Lima de Carvalho, Ana Letícia Adami e Yuri Bittar.
Promoção: Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi)

 Inscrições (a partir de 05/02/2025) Alunos de pós graduação - via sistema (SIIU)  
  Alunos não matriculados, funcionários e comunidade: Via SIEX  

Turmas:   

TURMA 1: O retrato da (des)humanização

TURMA 2: O Coração Selvagem e Humanizador de Zorbás: Lições de Vida e Liberdade

Terça-Feira, 22/4 a 17/6 – PRESENCIAL

Horários: das 12h00 às 13h30

Texto/filme: O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde. Edição recomendada: Editora Penguin-Companhia
/ [Filme] Blow-Up – Depois daquele beijo, dir. Michelangelo Antonioni. Obs: será exibido em DVD nas aulas.

Vagas: 20 (10 alunos matriculados e 10 comunidade*)

Local: CeHFi - R. Loefgren 2026 – 1º andar

 

Sexta-Feira, 25/4 a 27/6 – ONLINE

Horários: das 12h00 às 13h30

Textos: Vida e Proezas de Aléxis Zorbás, de Níkos Kazantzákis. Edição recomendada: Grua Livros.

Vagas: 30 (15 alunos matriculados e 15 comunidade*)

Online pelo Google Meet (o link será enviado para os inscritos)

   

*Comunidade: alunos de graduação, funcionários, outros

Carga Horária 46 (Didática: 14 / Atividades: 32)
Créditos: 3

Ementa e Objetivo Geral:
A partir da leitura e discussão de obras clássicas da literatura, o Laboratório de Humanidades visa promover uma abertura para a dimensão humanística do conhecimento, entendendo as humanidades e, em especial a literatura, como meio de humanização no âmbito da pesquisa e da prática profissional em saúde.

Objetivos Específicos:
- Fomentar e promover o hábito da leitura dos clássicos da literatura universal;
- Oferecer um espaço de compartilhamento de impressões e idéias suscitadas pela leitura dos clássicos;
- Levantar questões essenciais referentes ao processo de humanização individual e coletiva;
- Confrontar leituras e discussões com a prática cotidiana, profissional e de pesquisa;
- Gerar um espaço de socialização e humanização a partir da troca de idéias e concepções;
- Fornecer um amplo repertório humanístico para o pesquisador pós-graduando na área da saúde.

Metodologia:
Leitura de obras pré-determinadas da Literatura Universal e encontros semanais para discussão sobre as mesmas, na seguinte dinâmica:
- Encontro inicial: apresentação dos objetivos e metodologia
- Encontro de Histórias de Leitura
- Encontros de Itinerário de Discussão: levantamento e discussão de impressões, questões e idéias.
- Encontro de sistematização e conclusão: Histórias de Convivência.

O Ciclo de Encontros do LabHum são semestrais. Ao iniciar o Ciclo os participantes já deverão ter feito a leitura. A carga horária não presencial corresponde à leitura e releitura das obras (36 horas).

Programação:
O LabHum conta com duas turmas: uma às terças-feiras, e outra às sextas-feiras, das 12h00 às 13h30. O aluno deverá optar por um destes dois horários e deverá permanecer nele até o final do ciclo.

Conteúdo Programático:
Turma 1 - Terça Datas
Aula 01 - Apresentação 22/4
Aula 02 – Histórias de Leitura 29/4
Aula 03 - Itinerário de discussão “Retrato” 01 06/5
Aula 04 - Itinerário de discussão “Retrato” 02 13/5
Aula 05 - Itinerário de discussão “Retrato” 03 20/5
Aula 06 - Itinerário de discussão “Beijo” 01 27/5
Aula 07 - Itinerário de discussão “Beijo” 02 03/6
Aula 08 - Itinerário de discussão “Beijo” 03 10/6
Aula 09 - Histórias de Convivência 17/6

Turma 2 - Sexta Datas
Aula 01 - Apresentação 25/4
Aula 02 – Histórias de Leitura 9/5
Aula 03 - Itinerário de discussão “Zorbás” 01 16/5
Aula 04 - Itinerário de discussão “Zorbás” 02 23/5
Aula 05 - Itinerário de discussão “Zorbás” 03 30/5
Aula 04 - Itinerário de discussão “Zorbás” 04 06/6
Aula 05 - Itinerário de discussão “Zorbás” 05 13/6
Aula 08 - Itinerário de discussão “Zorbás” 06 20/6
Aula 09 - Histórias de Convivência 27/6

Avaliação:
Ao aluno de pós-graduação será exigido um relatório escrito sobre o impacto da experiência do LabHum e comentários a respeito dos livros lidos.

Bibliografia:
O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde. Edição recomendada: Editora Penguin-Companhia
[Filme] Blow-Up – Depois daquele beijo, dir. Michelangelo Antonioni.

Vida e Proezas de Aléxis Zorbás, de Níkos Kazantzákis. Edição recomendada: Grua Livros.

Bibliografia Complementar:
GALLIAN, D.M.C. A Literatura como Remédio – Os Classicos e Saúde da Alma. Editora Martin Claret, São Paulo, 2017.
GALLIAN, D. M. C.; LIMA, C. C. ; DE BENEDETTO, M.A.C. ; GUZMAN, S. M. . Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde. Interface (Botucatu. Online), v. 18, p. 139-150, 2014.
RIBEIRO, M.; SAKAMOTO, J. ; GALLIAN, D. M. C. A cultura estética e a educação do gosto como caminho de formação e humanização na área da saúde. Trabalho, Educação e Saúde (Online), v. 12, p. 15-28, 2014.
BITTAR, Y, SOUZA, M.S, GALLIAN, D.M. A Experiência Estética da Literatura como Meio de Humanização em Saúde: O Laboratório de Humanidades da EPM/UNIFESP. Revista Interface, v.17, n.44, p.171-86, jan./mar.2013.
GALLIAN, D.M.C. Literatura e Formação Humanística em Medicina: o Experimento do Laboratório de Humanidades da EPM/UNIFESP. Revista de Medicina (USP), v. 91, p. 174-177, 2013.
GALLIAN, D. M., PONDÉ, L.F., RUIZ, R. Humanidades, Humanismos e Humanidades: problematizando conceitos e práticas no contexto da saúde no Brasil. Revista Internacional de Humanidades Médicas. Vol 1, n. 1, p. 5-16, out/dez, 2012.
GALLIAN, D.M., RUIZ, R. O Bem, o Mal – é tudo igual? O drama das palavras e paixões em Macbeth de Shakespeare. Memoramdum, v. 23, p. 198 – 209, out 2012.
GALLIAN, D.M. A Cultura Contemporânea na Clínica de Joseph Ratzinger: as patologias da modernidade e a terapêutica da humanização. Memorandum, v. 21, p. 249-260, out 2011.
ORTEGA Y GASSET, José, A Desumanização da Arte, São Paulo, Cortez, 5a edição, 2005.
---------------------------------- A Missão da Universidade. Rio de Janeiro, Eduerj, 1999.
PEIPER, Josef, A Abertura para o Todo: a Chance da Universidade. Ensaio. São Paulo, Apel, 1989.
RIBEIRO, Renato Janine. Humanidades; um novo curso na USP. São Paulo, Edusp, 2001.
RUIZ RETEGUI, Antonio, Pulchrum. Reflexiones sobre la Belleza desde la Antropologia cristiana. 2ª ed., Madrid, Rialp, 1999.
TEIXEIRA COELHO. “A Cultura como Experiência”, in RIBEIRO, Renato Janine (org.) Humanidades; um novo curso na USP. São Paulo, Edusp, 2001.

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