Novo artigo: Arte, corpo e humanidades na formação do profissional em saúde

ee9c4278 75c9 4258 ab6c 6e0ad94b54d4Revista: Trabalho, Educação e Saúde (TES)

Resumo: O presente artigo teve por objetivo principal explicitar os fundamentos teóricometodológicos de uma experiência pedagógica realizada na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, no campo das ‘humanidades médicas’. Trata-se da disciplina ‘Arte e saúde’, ministrada desde 2016, na qual se procurou desenvolver uma estratégia de ensino que explicita e discute, na prática médica, questões relacionadas a corporeidade, gênero e cuidado à saúde. Nessa perspectiva, procurou-se explorar a potencialidade transgressora da arte como uma forma de problematizar um conjunto de pressupostos, princípios e valores subjacentes às relações sociais que, usualmente, são estabelecidas nos encontros entre terapeutas e pacientes. Neste artigo, discutimos apenas sobre um módulo dessa disciplina: aquele em que usamos exemplos de performances artísticas para refletir a dimensão corporal da experiência humana (corporeidade) e o mundo da vida cotidiana.

Leia mais: https://cehfi.unifesp.br/teses-de-doutorado/2024-arte-corpo-e-humanidades-na-formacao-do-profissional-em-saude-rabelo-alves-gallian