Laboratório do Olhar: Autorreflexão e saúde mental (2024/1)

labolhar2024Laboratório do Olhar 2024/1º sem.: Autorreflexão e saúde mental
O contar-criar –presença, movimento e estar no mundo

(*** curso PRESENCIAL***)

Calendário Terças-feiras 10h-12h - 09/04 - 16/04 - 23/04 - 30/04 - 07/05
Local: CeHFi - R. Loefgren 2026 – 1º andar (acesso pela escada externa)
Responsáveis: Professor: Yuri Bittar
Docente Responsável: Dante Marcello Claramonte Gallian
  >>> Inscrições 2024 (a partir de 15/jan)

Carga Horária Didática: 10
Carga Horária Atividades: 20
Créditos: 2

Objetivos Gerais:

Experimentar a prática do autorretrato como exercício de autocuidado em saúde mental, de autoconhecimento e de reflexão sobre o mundo.

Objetivos Específicos:

Conhecer novas práticas que podem ser aplicadas na vida pessoal e na profissão;

Estudar pesquisas que explorem a relação entre fotografia e saúde, especialmente na prática de autorretrato.

Ementa:

A proposta da disciplina é criar uma oficina em que cada aluno(a) será convidado a realizar um autorretrato elaborado, composto por objetos biográficos que ajudem a contar a sua história de vida e sua personalidade.

Algumas pesquisas têm demonstrado efeitos interessantes da prática do autorretrato para a promoção de bem-estar pessoal, e como aplicação em práticas educativas. “[...] o uso do autorretrato é uma forma eficaz e maneira acessível de explorar o eu interior, processar emoções desafiadoras, como luto, e envolver-se na autoexpressão.“ (Echeverry, 2023). Assim o efeito de autorreflexão e autoconhecimento, e até mesmo de auto valorização, disparados pelo exercício de criar um autorretrato, podem contribuir para a humanização das práticas de humanização em saúde, tanto pelo aspecto da formação quanto da atuação.

Fazer um autorretrato é mais que uma simples tarefa, “demanda uma ação dedicada e delicada com potencial para consumir um tempo alongado na observação e na reflexão desse "eu" que se oferece na imagem refletida no espelho.”(Oliveira, 215). Essa atitude reflexiva e contemplativa tem potencial para ser um elemento estrutural na construção de autoestima e de um caminho de expressão e desestresse.

Conteúdo Programático:

Aula 01: Apresentação e aula teórica

Aula 02: Discussão – O espelho

Aula 03: Laboratório de idéias e conceitos

Aula 04: Oficina criativa

Aula 05: Apresentação dos autorretratos realizados pelos alunos.

Metodologia (Atividades)

Discussão de grupo, Prática, Teórica

Metodologia (Cenários): Anfiteatro/Sala de aula

Metodologia (Recursos Instrucionais): Bibliografia Atualizada, Computador, Internet, Livro-Texto, Projetor de Multimidia

Avaliação: Trabalho final (texto e foto)

Bibliografia Básica:

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia, Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1984

BITTAR, Y.; LIBERMAN, F.. Frestas: uma experiência de espaço contemplativo na formação em Saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 27, p. e220047, 2023.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: Revista Brasileira de Educação Jan/Fev/Mar/Abr 2002 Nº 19. P. 20-28. Disponível em  ttp://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf Acessado

em 16/04/2014

BRESSON, Henri-Cartir. O Imaginário Segundo a natureza. Editora GG, São Paulo, 2015.

Oliveira LS de. "A IMAGEM É UMA COISA QUE NÃO É A COISA": o artista entre as camadas do espelho. ARS (São Paulo) [Internet]. 2015 Jul;13(26):112–25. Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2015.106070

Echeverry, Brenda, "Overcoming the Inner Critic: The Therapeutic Use of Self-Portraits with Older Adults" (2023). Expressive Therapies Capstone Theses. 754.

https://digitalcommons.lesley.edu/expressive_theses/754

Hensel D, Bradburn TC, Kelly A, et al. Student Impressions of an Art Therapy Class. Journal of Holistic Nursing. 2012;30(4):264-269. doi:10.1177/0898010112455947

Silveira, Paula Lemos; Rosa, Vaneza Silva da. Autorretrato das narrativas de mulheres docentes: poesias de desenhos pessoais e profissionais. In: ISMÉRIO, Clarisse; PREVEDELLO, Carine (Orgs.). Nem tudo são rosas [recurso eletrônico]: refletindo os preconceitos, as lutas e conquistas femininas. São Paulo: Vecher, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.47585/nemtudosaorosas>.

© 2013 a 2024 - Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Rua Loefgreen, 2032 - Vila Clementino, São Paulo - SP 

Please publish modules in offcanvas position.