Laboratório do Olhar 2024/1º sem.: Autorreflexão e saúde mental
- O contar-criar –presença, movimento e estar no mundo
(*** curso PRESENCIAL***)
Calendário | Terças-feiras 10h-12h - 09/04 - 16/04 - 23/04 - 30/04 - 07/05 |
Local: | CeHFi - R. Loefgren 2026 – 1º andar (acesso pela escada externa) |
Responsáveis: | Professor: Yuri Bittar Docente Responsável: Dante Marcello Claramonte Gallian |
>>> Inscrições 2024 (a partir de 15/jan) |
Carga Horária Didática: 10
Carga Horária Atividades: 20
Créditos: 2
Objetivos Gerais:
Experimentar a prática do autorretrato como exercício de autocuidado em saúde mental, de autoconhecimento e de reflexão sobre o mundo.
Objetivos Específicos:
Conhecer novas práticas que podem ser aplicadas na vida pessoal e na profissão;
Estudar pesquisas que explorem a relação entre fotografia e saúde, especialmente na prática de autorretrato.
Ementa:
A proposta da disciplina é criar uma oficina em que cada aluno(a) será convidado a realizar um autorretrato elaborado, composto por objetos biográficos que ajudem a contar a sua história de vida e sua personalidade.
Algumas pesquisas têm demonstrado efeitos interessantes da prática do autorretrato para a promoção de bem-estar pessoal, e como aplicação em práticas educativas. “[...] o uso do autorretrato é uma forma eficaz e maneira acessível de explorar o eu interior, processar emoções desafiadoras, como luto, e envolver-se na autoexpressão.“ (Echeverry, 2023). Assim o efeito de autorreflexão e autoconhecimento, e até mesmo de auto valorização, disparados pelo exercício de criar um autorretrato, podem contribuir para a humanização das práticas de humanização em saúde, tanto pelo aspecto da formação quanto da atuação.
Fazer um autorretrato é mais que uma simples tarefa, “demanda uma ação dedicada e delicada com potencial para consumir um tempo alongado na observação e na reflexão desse "eu" que se oferece na imagem refletida no espelho.”(Oliveira, 215). Essa atitude reflexiva e contemplativa tem potencial para ser um elemento estrutural na construção de autoestima e de um caminho de expressão e desestresse.
Conteúdo Programático:
Aula 01: Apresentação e aula teórica
Aula 02: Discussão – O espelho
Aula 03: Laboratório de idéias e conceitos
Aula 04: Oficina criativa
Aula 05: Apresentação dos autorretratos realizados pelos alunos.
Metodologia (Atividades)
Discussão de grupo, Prática, Teórica
Metodologia (Cenários): Anfiteatro/Sala de aula
Metodologia (Recursos Instrucionais): Bibliografia Atualizada, Computador, Internet, Livro-Texto, Projetor de Multimidia
Avaliação: Trabalho final (texto e foto)
Bibliografia Básica:
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia, Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1984
BITTAR, Y.; LIBERMAN, F.. Frestas: uma experiência de espaço contemplativo na formação em Saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 27, p. e220047, 2023.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: Revista Brasileira de Educação Jan/Fev/Mar/Abr 2002 Nº 19. P. 20-28. Disponível em ttp://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf Acessado
em 16/04/2014
BRESSON, Henri-Cartir. O Imaginário Segundo a natureza. Editora GG, São Paulo, 2015.
Oliveira LS de. "A IMAGEM É UMA COISA QUE NÃO É A COISA": o artista entre as camadas do espelho. ARS (São Paulo) [Internet]. 2015 Jul;13(26):112–25. Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2015.106070
Echeverry, Brenda, "Overcoming the Inner Critic: The Therapeutic Use of Self-Portraits with Older Adults" (2023). Expressive Therapies Capstone Theses. 754.
https://digitalcommons.lesley.edu/expressive_theses/754
Hensel D, Bradburn TC, Kelly A, et al. Student Impressions of an Art Therapy Class. Journal of Holistic Nursing. 2012;30(4):264-269. doi:10.1177/0898010112455947
Silveira, Paula Lemos; Rosa, Vaneza Silva da. Autorretrato das narrativas de mulheres docentes: poesias de desenhos pessoais e profissionais. In: ISMÉRIO, Clarisse; PREVEDELLO, Carine (Orgs.). Nem tudo são rosas [recurso eletrônico]: refletindo os preconceitos, as lutas e conquistas femininas. São Paulo: Vecher, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.47585/nemtudosaorosas>.