24º Ciclo de Encontros e Discussões sobre Humanização em Saúde (1º semestre de 2024)
Disciplina Eletiva para os Programas de Pós Graduação da UNIFESP
Atividade de extensão para a comunidade
Tema: A trágica condição humana
Textos: Antígona - de Sófocles / O Estrangeiro - de Albert Camus
Período: Primeiro semestre de 2024 (8 encontros).
Professores Responsáveis: Dante Marcello Claramonte Gallian e Rafael Ruiz.
Professores Convidados: Nádia Vieira, Licurgo Lima de Carvalho, Ana Letícia Adami e Yuri Bittar.
Promoção: Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi)
Inscrições: 15/jan a 29/fev de 2024 (ou até o fim das vagas) |
Turmas:
Turma 1: Terça-Feira, 12/3 a 30/4 – PRESENCIAL Vagas: 20 (10 alunos matriculados e 10 comunidade*) Local: CeHFi - R. Loefgren 2026 – 1º andar Horários: das 12h00 às 13h30 |
Turma 2: Sexta-Feira, 5/4 a 24/5 – ONLINE
Vagas: 30 (15 alunos matriculados e 15 comunidade*) online pelo Google Meet (o link será enviado para os inscritos) Horários: das 12h00 às 13h30 |
*Comunidade: alunos de graduação, funcionários, outros
Carga Horária Didática: 12
Carga Horária Atividades: 38
Créditos: 3
Ementa e Objetivo Geral:
A partir da leitura e discussão de obras clássicas da literatura, o Laboratório de Humanidades visa promover uma abertura para a dimensão humanística do conhecimento, entendendo as humanidades e, em especial a literatura, como meio de humanização no âmbito da pesquisa e da prática profissional em saúde.
Objetivos Específicos:
- Fomentar e promover o hábito da leitura dos clássicos da literatura universal;
- Oferecer um espaço de compartilhamento de impressões e idéias suscitadas pela leitura dos clássicos;
- Levantar questões essenciais referentes ao processo de humanização individual e coletiva;
- Confrontar leituras e discussões com a prática cotidiana, profissional e de pesquisa;
- Gerar um espaço de socialização e humanização a partir da troca de idéias e concepções;
- Fornecer um amplo repertório humanístico para o pesquisador pós-graduando na área da saúde.
Metodologia:
Leitura de obras pré-determinadas da Literatura Universal e encontros semanais para discussão sobre as mesmas, na seguinte dinâmica:
- Encontro inicial: apresentação dos objetivos e metodologia
- Encontro de Histórias de Leitura
- Encontros de Itinerário de Discussão: levantamento e discussão de impressões, questões e idéias.
- Encontro de sistematização e conclusão: Histórias de Convivência.
O Ciclo de Encontros do LabHum são semestrais. Ao iniciar o Ciclo os participantes já deverão ter feito a leitura. A carga horária não presencial corresponde à leitura e releitura das obras (36 horas).
Programação:
O LabHum conta com duas turmas: uma às terças-feiras, e outra às sextas-feiras, das 12h00 às 13h30. O aluno deverá optar por um destes dois horários e deverá permanecer nele até o final do ciclo.
Conteúdo Programático:
Aula | Datas TERÇA | Datas SEXTA |
Aula 01 - Apresentação | 12/3 | 5/4 |
Aula 02 – Histórias de Leitura “Antígona” | 19/3 | 12/4 |
Aula 03 - Itinerário de discussão 01 | 26/3 | 19/4 |
Aula 04 - Itinerário de discussão 02 | 2/04 | 26/4 |
Aula 05 - Itinerário de discussão 01 | 9/04 | 3/5 |
Aula 06 - Itinerário de discussão 02 | 16/04 | 10/5 |
Aula 07 - Itinerário de discussão 03 | 23/04 | 17/4 |
Aula 10 - Histórias de Convivência | 30/04 | 24/5 |
Avaliação:
Ao aluno de pós-graduação será exigido um relatório escrito sobre o impacto da experiência do LabHum e comentários a respeito dos livros lidos.
Bibliografia:
Antígona - de Sófocles (Edição recomendada: tradução do Millor Fernandes – editora Paz e Terra)
O Estrangeiro - de Albert Camus
Bibliografia Complementar:
GALLIAN, D.M.C. A Literatura como Remédio – Os Classicos e Saúde da Alma. Editora Martin Claret, São Paulo, 2017.
GALLIAN, D. M. C.; LIMA, C. C. ; DE BENEDETTO, M.A.C. ; GUZMAN, S. M. . Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde. Interface (Botucatu. Online), v. 18, p. 139-150, 2014.
RIBEIRO, M.; SAKAMOTO, J. ; GALLIAN, D. M. C. A cultura estética e a educação do gosto como caminho de formação e humanização na área da saúde. Trabalho, Educação e Saúde (Online), v. 12, p. 15-28, 2014.
BITTAR, Y, SOUZA, M.S, GALLIAN, D.M. A Experiência Estética da Literatura como Meio de Humanização em Saúde: O Laboratório de Humanidades da EPM/UNIFESP. Revista Interface, v.17, n.44, p.171-86, jan./mar.2013.
GALLIAN, D.M.C. Literatura e Formação Humanística em Medicina: o Experimento do Laboratório de Humanidades da EPM/UNIFESP. Revista de Medicina (USP), v. 91, p. 174-177, 2013.
GALLIAN, D. M., PONDÉ, L.F., RUIZ, R. Humanidades, Humanismos e Humanidades: problematizando conceitos e práticas no contexto da saúde no Brasil. Revista Internacional de Humanidades Médicas. Vol 1, n. 1, p. 5-16, out/dez, 2012.
GALLIAN, D.M., RUIZ, R. O Bem, o Mal – é tudo igual? O drama das palavras e paixões em Macbeth de Shakespeare. Memoramdum, v. 23, p. 198 – 209, out 2012.
GALLIAN, D.M. A Cultura Contemporânea na Clínica de Joseph Ratzinger: as patologias da modernidade e a terapêutica da humanização. Memorandum, v. 21, p. 249-260, out 2011.
ORTEGA Y GASSET, José, A Desumanização da Arte, São Paulo, Cortez, 5a edição, 2005.
---------------------------------- A Missão da Universidade. Rio de Janeiro, Eduerj, 1999.
PEIPER, Josef, A Abertura para o Todo: a Chance da Universidade. Ensaio. São Paulo, Apel, 1989.
RIBEIRO, Renato Janine. Humanidades; um novo curso na USP. São Paulo, Edusp, 2001.
RUIZ RETEGUI, Antonio, Pulchrum. Reflexiones sobre la Belleza desde la Antropologia cristiana. 2ª ed., Madrid, Rialp, 1999.
TEIXEIRA COELHO. “A Cultura como Experiência”, in RIBEIRO, Renato Janine (org.) Humanidades; um novo curso na USP. São Paulo, Edusp, 2001.
LABORATÓRIO DE HUMANIDADES 24
24º Ciclo de Encontros e Discussões sobre Humanização em Saúde (1º semestre de 2024)
Disciplina Eletiva para os Programas de Pós Graduação da UNIFESP
Atividade de extensão para a comunidade
Tema: A trágica condição humana
Textos: Antígona - de Sófocles / O Estrangeiro - de Albert Camus
Período: Primeiro semestre de 2024 (8 encontros).
Professores Responsáveis: Dante Marcello Claramonte Gallian e Rafael Ruiz.
Professores Convidados: Nádia Vieira, Licurgo Lima de Carvalho, Ana Letícia Adami e Yuri Bittar.
Promoção: Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) / Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Dep. de Med. Prev. da EPM/ Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde do CEDESS-UNIFESP.
Turmas:
- Turma 1: Terça-Feira, 12/3 a 30/4 – PRESENCIAL
Vagas: 20 (10 alunos matriculados e 10 comunidade*)
Local: CeHFi - R. Loefgren 2026 – 1º andar
Horários: das 12h00 às 13h30
- Turma 2: Sexta-Feira, 5/4 a 24/5 – ONLINE
Vagas: 30 (15 alunos matriculados e 15 comunidade*)
online pelo Google Meet (o link será enviado para os inscritos)
Horários: das 12h00 às 13h30
*Comunidade: alunos de graduação, funcionários, outros
Carga Horária Didática: 12
Carga Horária Atividades: 38
Créditos: 3
Inscrições em jan/fev de 2024 em: https://cehfi.unifesp.br
Ementa e Objetivo Geral:
A partir da leitura e discussão de obras clássicas da literatura, o Laboratório de Humanidades visa promover uma abertura para a dimensão humanística do conhecimento, entendendo as humanidades e, em especial a literatura, como meio de humanização no âmbito da pesquisa e da prática profissional em saúde.
Objetivos Específicos:
- Fomentar e promover o hábito da leitura dos clássicos da literatura universal;
- Oferecer um espaço de compartilhamento de impressões e idéias suscitadas pela leitura dos clássicos;
- Levantar questões essenciais referentes ao processo de humanização individual e coletiva;
- Confrontar leituras e discussões com a prática cotidiana, profissional e de pesquisa;
- Gerar um espaço de socialização e humanização a partir da troca de idéias e concepções;
- Fornecer um amplo repertório humanístico para o pesquisador pós-graduando na área da saúde.
Metodologia:
Leitura de obras pré-determinadas da Literatura Universal e encontros semanais para discussão sobre as mesmas, na seguinte dinâmica:
- Encontro inicial: apresentação dos objetivos e metodologia
- Encontro de Histórias de Leitura
- Encontros de Itinerário de Discussão: levantamento e discussão de impressões, questões e idéias.
- Encontro de sistematização e conclusão: Histórias de Convivência.
O Ciclo de Encontros do LabHum são semestrais. Ao iniciar o Ciclo os participantes já deverão ter feito a leitura. A carga horária não presencial corresponde à leitura e releitura das obras (36 horas).
Programação:
O LabHum conta com duas turmas: uma às terças-feiras, e outra às sextas-feiras, das 12h00 às 13h30. O aluno deverá optar por um destes dois horários e deverá permanecer nele até o final do ciclo.
Conteúdo Programático:
Aula |
Datas TERÇA |
Datas SEXTA |
Aula 01 - Apresentação |
12/3 |
5/4 |
Aula 02 – Histórias de Leitura “Antígona” |
19/3 |
12/4 |
Aula 03 - Itinerário de discussão 01 |
26/3 |
19/4 |
Aula 04 - Itinerário de discussão 02 |
2/04 |
26/4 |
Aula 05 - Histórias de Leitura “O Estrangeiro” |
9/04 |
3/5 |
Aula 06 - Itinerário de discussão 01 |
16/04 |
10/5 |
Aula 07 - Itinerário de discussão 02 |
23/04 |
17/4 |
Aula 10 - Histórias de Convivência |
30/04 |
24/5 |
Avaliação:
Ao aluno de pós-graduação será exigido um relatório escrito sobre o impacto da experiência do LabHum e comentários a respeito dos livros lidos.
Bibliografia:
Antígona - de Sófocles (Edição recomendada: tradução do Millor Fernandes – editora Paz e Terra)
O Estrangeiro - de Albert Camus
Bibliografia Complementar:
GALLIAN, D.M.C. A Literatura como Remédio – Os Classicos e Saúde da Alma. Editora Martin Claret, São Paulo, 2017.
GALLIAN, D. M. C.; LIMA, C. C. ; DE BENEDETTO, M.A.C. ; GUZMAN, S. M. . Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde. Interface (Botucatu. Online), v. 18, p. 139-150, 2014.
RIBEIRO, M.; SAKAMOTO, J. ; GALLIAN, D. M. C. A cultura estética e a educação do gosto como caminho de formação e humanização na área da saúde. Trabalho, Educação e Saúde (Online), v. 12, p. 15-28, 2014.
BITTAR, Y, SOUZA, M.S, GALLIAN, D.M. A Experiência Estética da Literatura como Meio de Humanização em Saúde: O Laboratório de Humanidades da EPM/UNIFESP. Revista Interface, v.17, n.44, p.171-86, jan./mar.2013.
GALLIAN, D.M.C. Literatura e Formação Humanística em Medicina: o Experimento do Laboratório de Humanidades da EPM/UNIFESP. Revista de Medicina (USP), v. 91, p. 174-177, 2013.
GALLIAN, D. M., PONDÉ, L.F., RUIZ, R. Humanidades, Humanismos e Humanidades: problematizando conceitos e práticas no contexto da saúde no Brasil. Revista Internacional de Humanidades Médicas. Vol 1, n. 1, p. 5-16, out/dez, 2012.
GALLIAN, D.M., RUIZ, R. O Bem, o Mal – é tudo igual? O drama das palavras e paixões em Macbeth de Shakespeare. Memoramdum, v. 23, p. 198 – 209, out 2012.
GALLIAN, D.M. A Cultura Contemporânea na Clínica de Joseph Ratzinger: as patologias da modernidade e a terapêutica da humanização. Memorandum, v. 21, p. 249-260, out 2011.
ORTEGA Y GASSET, José, A Desumanização da Arte, São Paulo, Cortez, 5a edição, 2005.
---------------------------------- A Missão da Universidade. Rio de Janeiro, Eduerj, 1999.
PEIPER, Josef, A Abertura para o Todo: a Chance da Universidade. Ensaio. São Paulo, Apel, 1989.
RIBEIRO, Renato Janine. Humanidades; um novo curso na USP. São Paulo, Edusp, 2001.
RUIZ RETEGUI, Antonio, Pulchrum. Reflexiones sobre la Belleza desde la Antropologia cristiana. 2ª ed., Madrid, Rialp, 1999.
TEIXEIRA COELHO. “A Cultura como Experiência”, in RIBEIRO, Renato Janine (org.) Humanidades; um novo curso na USP. São Paulo, Edusp, 2001.