Bibliografia do LabHum

A bibliografia abaixo foi criada a partir do projeto inicial da tese Um Laboratório para a Humanização em Saúde e deste site, posteriormente acrescentamos outras obras indicadas para o LabHum, e relevantes para outros projetos sobre humanização em saúde através das humanidades:

ALBOM, Mitch. A ultima grande lição - O Sentido da Vida. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 1998.

AMADO, Janaína, FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos e abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996.

AYRES, José Ricardo de Carvalho Mesquita. Hermenêutica e humanização das práticas de saúde. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, set. 2005 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232005000300013&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 14 out. 2011.

AYRES, José Ricardo de Carvalho Mesquita. O cuidado, os modos de ser (do) humano e as práticas de saúde. Saude soc., São Paulo, v. 13, n. 3, Dec. 2004. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902004000300003&lng=en&nrm=iso>. acesso em 14 out. 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902004000300003.

BARROS, R. B.; PASSOS, E. Humanização na saúde: um novo modismo?. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, São Paulo, v. 9, n. n.17, p. 389-394, 2005. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/icse/v9n17/v9n17a14.pdf>. Acesso em 24 abr.2011.

BARTHES, Roland, A câmara clara: nota sobre a fotografia, Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1984

BATISTA, N. A. (Org.) ; Batista, S. H.S.S (Org.) ; Abdalla, I. G. (Org.). Ensino em Saúde: visitando conceitos e práticas. 1ª ed. São Paulo: Arte & Ciência, 2005.

BOGDAN, RCE e BIKLEN, SK. Investigação Qualitativa em educação – uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BOM MEIHY, José Carlos Sebe. Manual de história oral. 5ª ed., São Paulo, Loyola, 2005.

BOM MEIHY, José Carlos Sebe. Augusto e Lea - um caso de (des) amor em tempos modernos. São Paulo, Contexto, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação da área de Saúde, in: PARECER Nº: CNE/CES 1.133/200 - PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 3/10/2001 - Disponível em <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2001/pces1133_01.pdf>. Acesso em 28 abr. 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Humaniza SUS: Política Nacional de Humanização. Brasília, Ministério da Saúde, 2003.

CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. In: _________________________. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. p.9-16.

COELHO, Teixeira. “A Cultura como Experiência”, in RIBEIRO, Renato Janine (org.) Humanidades; um novo curso na USP. São Paulo, Edusp, 2001.

COMPAGNON, Antoine. Literatura para que? Editora UFMG. Belo Horizonte, 2006.

DELUMEAU, Jean. A Civilização do Renascimento. Lisboa, Estampa, 1984, Vol. II.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia – saberes necessários à prática educativa. 36ª Ed, São Paulo: Editora Paz e Terra, 2009.

GALLIAN , Dante Marcello Claramonte. O papel das humanidades na medicina. Psiquiatria na Prática Médica - Centro de Estudos - Departamento de Psiquiatria - UNIFESP, 2001, Volume 34, número 4. Disponível em <http://www.unifesp.br/dpsiq/polbr/ppm/editorial07.htm>. Acesso em 13 jan. 2009.

GALLIAN, Dante Marcello Claramonte. O que é o Laboratório de Humanidades: sua história, seu “funcionamento” e sua finalidade. Blog do LabHum. 2009. Disponível em <http://labhum.blogspot.com/2009/10/o-que-e-o-laboratorio-de-humanidades.html>. Acesso em 05 set. 2011.

GALLIAN, Dante Marcello Claramonte (org.). 75X75 EPM/Unifesp: uma história, 75 vidas. São Paulo, Editora da Unifesp, 2008.

GALLIAN, Dante Marcello Claramonte et al. As Patologias da Modernidade e os Remédios das Humanidades: investigação e experimentação , Resumo de Projeto de Pesquisa Regular FAPESP, 2010. Disponível em <http://www.bv.fapesp.br/pt/projetos-regulares/27591/patologias-modernidade-remedios-humanidades-investigacao/>. Acesso em 06 set. 2011.

GARIN, Eugenio. Idade Média e Renascimento. Lisboa, Editorial Estampa, 1989.

GEERTZ, Clifford. Obras e vidas: o antropólogo como autor. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2002

HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos. O breve século XX. São Paulo, Cia das Letras, 2005.

HOLANDA, Fabíola; MEIHY, José Carlos Sebe. História Oral: como fazer, como pensar. Contexto, São Paulo, 2007.

JACOBI, Pedro Roberto. Estado e educação: o desafio de ampliar a cidadania. Educar em Revista no.31, Curitiba, 2008

LACAZ, Francisco Antônio de Castro. Qualidade de vida no trabalho e saúde/doença. Revista Ciência & Saúde Coletiva. 2000. Disponível em <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232000000100012>. Acesso em 19 ago. 2011.

LARROSA Bondia, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista. Brasileira de Educação. Campinas: Autores Associados, nº 19. p. 20-28. Jan./Abr. 2002.

LÓPEZ-QUINTÁS, Alfonso. Como obter uma Formação Integral. Revista hottopos, 1996. Disponível em <http://www.hottopos.com/seminario/sem2/quintaspt.htm>. Acesso em 05 set. 2011.

LÓPEZ-QUINTÁS, Alfonso. El análises literario y su papel formativo, in Convenit International N. 1, 2000, disponível em <http://www.hottopos.com/convenit/lq1.htm>. Acesso em 24 abr. 2011.

LÓPEZ-QUINTÁS, Alfonso. A Experiência Estética, Fonte Inesgotável de Formação Humana. S/D. Disponível em <http://www.hottopos.com/videtur19/quintassilvia.htm>. Acesso em 13 jan. 2009.

MARAÑÓN, Gregorio, La Edad Crítica, Madrid, 1925. ---------------------------, Vocación y Ética. Madrid, 1946.

MARTINS. Maria Cezira Fantini Nogueira. Humanização na Saúde. Portal Humaniza SUS. Disponível em < http://www.portalhumaniza.org.br/ph/texto.asp?id=57>. Acesso em 13 out. 2010.

MEYER, Dagmar E. Estermann et al . "Você aprende. A gente ensina?": interrogando relações entre educação e saúde desde a perspectiva da vulnerabilidade. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 22, n. 6, 2006 Jun. Disponível em<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2006000600022&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 05 out. 2010.

MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa crítica. 2005. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/~moreira/apsigcritport.pdf>. Acesso em 11 ago. 2010.

ORTEGA y GASSET, José. A desumanização da arte. Trad.: Ricardo Araújo. São Paulo: Cortez, 1999

ORTEGA Y GASSET, José. A Missão da Universidade. Rio de Janeiro, Eduerj, 1999.

PASCHE, Dário Frederico. Humanizar a formação para humanizar o SUS. in: Brasil, Cadernos HumanizaSUS - Volume 1 Formação e intervenção. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Brasília, 2010. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_humanizaSUS.pdf>. Acesso em 27 abr. 2011.

PASSMORE, J. A Perfectibilidade do homem. Rio de Janeiro, Topbooks, 2004.

PESCE, Lucila. PEÑA, Maria de los Dolores; ALLEGRETTI, Sonia. Mapas conceituais, wiki, blogs e aprendizagem colaborativa: fundamentos e aplicações. Anais do VI Simpósio Ibero-americano de Educação, Cibernética e Informática. Orlando, 10 a 13 de julho de 2009. Disponível em: <http://www.iiis.org/CDs2008/CD2009CSC/SIECI2009/PapersPdf/X908TI.pdf>. Acesso em 24 abr. 2011.

PIEPER, Josef, A Abertura para o Todo: a Chance da Universidade. Ensaio. São Paulo, Apel, 1989.

RIBEIRO, Renato Janine. Humanidades; um novo curso na USP. São Paulo, Edusp, 2001.

RUIZ-MORENO, Lídia. Trabalho em grupo: experiências inovadoras na área da educação em saúde. in: BATISTA, N. A. (Org.) ; Batista, S. H.S.S (Org.) ; Abdalla, I. G. (Org.). Ensino em Saúde: visitando conceitos e práticas. 1. ed. São Paulo: Arte & Ciência, 2005.

RUIZ RETEGUI, Antonio, Pulchrum. Reflexiones sobre la Belleza desde la Antropologia cristiana. 2ª ed., Madrid, Rialp, 1999.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências - 6ª edição. Editora Cortez, São Paulo, 2009.

SERODIO, Aluisio Marçal de Barros; ALMEIDA, José Antônio Maia de. Situações de conflitos éticos relevantes para a discussão com estudantes de Medicina: uma visão docente. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 33, n. 1, Mar. 2009. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000100008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 14 out. 2011.

TEIXEIRA COELHO. A Cultura como Experiência, in RIBEIRO, Renato Janine (org.) Humanidades; um novo curso na USP. São Paulo, Edusp, 2001.

VALLADARES, Licia. Os dez mandamentos da observação participante. Rev. bras. Ci. Soc., São Paulo, v. 22, n. 63, Feb. 2007 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092007000100012&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 14 Out. 2011.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo, Martins Fontes, 1984.

© 2013 a 2024 - Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Rua Loefgreen, 2032 - Vila Clementino, São Paulo - SP 

Please publish modules in offcanvas position.