2023 - Importância dos estudos qualitativos na compreensão do significado da prática de atividade física entre idosos - Ribeiro MCM, Gallian DMC, Sass SD, Ramos LR

IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS QUALITATIVOS NA COMPREENSÃO DO SIGNIFICADO DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA ENTRE IDOSOS
THE IMPORTANCE OF QUALITATIVE STUDIES IN UNDERSTANDING THE MEANING OF PHYSICAL ACTIVITY PRACTICE AMONG THE ELDERLY
IMPORTANCIA DE LOS ESTUDIOS CUALITATIVOS EN LA COMPRENSIÓN DEL SIGNIFICADO DE LA PRÁCTICA DE ACTIVIDAD FÍSICA EN ANCIANOS
AUTORIASCIMAGO INSTITUTIONS RANKINGS

Maria Claudia Martins Ribeiro
Dante Marcello Claramonte Gallian
Simeão Donizeti Sass
Luiz Roberto Ramos

Resumo
O envelhecimento da população demanda um olhar mais atento para os desejos e necessidades dos idosos. Embora a promoção de um envelhecimento ativo e saudável seja assunto prioritário para a saúde pública, boa parte dos trabalhos desta área são quantitativos, de metodologia epidemiológica, focados nos fatores de risco e proteção para a saúde desta população. Esse viés metodológico não capta a experiência vivida do envelhecimento, não explica as ações de cada um em relação à sua saúde. O objetivo deste ensaio é refletir sobre a importância dos estudos qualitativos na compreensão das necessidades, forças e fraquezas dos idosos que irão refletir na motivação e na maneira de atuar e dar significado à prática de atividade física e ao cuidado com a sua saúde.

Palavras-chave:
Envelhecimento; Atividade física; Estudos qualitativos; Saúde.

Artigo completo: https://www.scielo.br/j/mov/a/WrBr7TcmLD7BjJb3QxpHNGG/abstract/?lang=pt#