2016 - Barreto - A GENTE TEM AQUELE JEITÃO FARMACÊUTICO DE SER

“A GENTE TEM AQUELE JEITÃO FARMACÊUTICO DE SER...”. ESCOLHAS, DILEMAS E DESAFIOS DE FARMACÊUTICOS HOSPITALARES NA BUSCA DE UMA IDENTIDADE PRÓPRIA

Gabriel Barreto Rossello

Dante Marcello Claramonte Gallian

Rev. Bras. Farm. Hosp. Serv. Saúde São Paulo v.7 n.1 21-25 jan./mar. 2016

Publicação original: https://www.rbfhss.org.br/sbrafh/article/view/244

Resumo: Identificar as percepções dos farmacêuticos hospitalares enquanto às problemáticas e transformações que afetam a identidade como profissional da saúde. Metodologia: Estudo transversal e descritivo , de caráter qualitativo realizado entre 2012-2013 em São Paulo. Foram realizadas entrevistas abertas as quais seguiram um conjunto de procedimentos contemplados pela História Oral. Resultados:. Foram entrevistados sete farmacêuticos hospitalares da rede pública e particular dos hospitais de São Paulo. Da análise dos relatos emergiram as seguintes temáticas: Escolha da profissão, Formação do profissional, O farmacêutico no hospital e A Humanização como “remédio” necessário. . Conclusão: O processo de busca de identidade profissional está intimamente ligada á formação e é ainda uma questão importante na conjuntura atual dos farmacêuticos.

Descritores: Farmacêuticos hospitalares,Pesquisa qualitativa,Narrativas,Serviço de Farmácia Hospitalar.

Choices, dilemmas and challenges of hospital pharmacists in search of an unique identity

Elecciones , dilemas y desafíos de farmacéuticos hospitalarios en la búsqueda de una identidad propia

ABSTRACT

Identifying the perceptions of hospital pharmacists of problems and transformations that affect the identity as a health professional. Cross-sectional, descriptive and qualitative study that was held between 2012- 2013 in São Paulo city. Open interviews were held which followed a set of procedures covered by Oral History methodology. Seven hospital pharmacists from public and private hospitals were interviewed. The analysis of the reports the following themes emerged: The choice of profession, the professional training, the pharmacist at the hospital and humanization as necessary issue. The process of seeking a professional identity is closely linked to training and is still an important issue in the current conjuncture of pharmacists.

Keywords: Pharmaceutical. Qualitative research. Narratives. Hospital Pharmacy Service.

RESUMEN

Identificar las percepciones de los farmacéuticos hospitalarios sobre las problemáticas y transformaciones que afectan su identidad como profesional de la salud. Estudio transversal y descriptivo, de carácter cualitativo realizado entre 2012-2013 en la ciudad de São Paulo. Fueron realizadas entrevistas abiertas que siguieron un conjunto de procedimientos contemplados por la Historia Oral de Vida. Fueron entrevistados siete farmacéuticos hospitalarios de la red pública y particular de los hospitales de São Paulo. Del análisis de los relatos emergieron los siguientes temas: Elección de la profesión, Formación profesional, El farmacéutico en el hospital y La Humanización como “remedio” necesario. El proceso de búsqueda de una identidad profesional está íntimamente ligada a la formación y aún es una cuestión importante en la coyuntura actual de los farmacéuticos.

Palabras clave: Farmacéuticos hospitalarios. Investigación Cualitativa. Narrativas. Servicio de Farmacia Hospitalaria.