2015 - Barbosa, Literatura e o ensino da filosofia na graduação em enfermagem

Literatura e o ensino da filosofia na graduação em enfermagem

Luciene Rodrigues Barbosa, Universidade Federal de São Paulo, Brasil

Valdir Reginato, Universidade Federal de São Paulo, Brasil

Dante Marcello Claramonte Gallian, Universidade Federal de São Paulo, Brasil

Resumo: A formação de profissionais da saúde voltada para uma ação mais humanizada no ambiente de trabalho tem sido preocupação permanente. Este artigo tem por objetivo avaliar a utilização da literatura como um instrumento para a reflexão filosófica na formação de enfermeiras durante a graduação. O estudo foi realizado durante a disciplina de Filosofia no curso de graduação em Enfermagem em 2012, esta vinculada ao Centro de Filosofia e História (CeHFi) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O desenvolvimento da disciplina está baseado nos pressupostos de diversas obras da literatura clássica e a repercussão provocada na percepção dos estudantes. Após a leitura destes textos durante a reflexão manifestada pelos estudantes em sala de aula pode-se observar a emergência de temas existenciais e da diversidade do comportamento humano, favorecendo a um melhor conhecimento da pessoa em diferentes realidades. A análise dos registros das colocações dos participantes aponta para o desenvolvimento de uma formação pessoal que possa contribuir para uma conduta profissional voltada para uma atitude mais humanizada na assistência dos pacientes. A metodologia da disciplina apresenta-se como uma contribuição valiosa para uma educação comprometida com a humanização a partir de uma transformação interior do estudante. Enquanto universitário e posteriormente como agente de participação social.

Palavras-chave: educação, literatura, filosofia, humanização e enfermagem

>>> Artigo integral

Revista Internacional de Salud, Bienestar y Sociedad

Volume 2, Número 1, 2015, , ISSN 2386-7507

© Common Ground. L. Rodrigues Barbosa, V. Reginato, D.M. Claramonte Gallian.