2014 - Rocha - 1890/2013 - A trajetória da introdução e regulamentação da acupuntura no Brasil: memórias de desafios e lutas

The trajectory of the introduction and regulation of acupuncture in Brazil: challenges and struggles memories

Sabrina Pereira Rocha - Rocha, S.P. - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

Co-autores
Dante Marcello Claramonte Gallian - GALLIAN, D.M.C. - Universidade Federal de São Paulo
Fabíola Holanda Barbosa Fernandez - Holanda, F. - Universidade Federal de Rondônia
Maria Auxiliadora Craice De Benedetto - DE BENEDETTO, M.A.C. - Universidade Federal de São Paulo

Resumo

O presente estudo objetivou explorar, a partir de relatos de vida de acupunturistas, a luta pela regulamentação da prática da acupuntura no Brasil. Utilizamos a História Oral de Vida como método, tendo como proposta central a dimensão das experiências humanas envolvidas nesta trajetória de lutas e desafios. Realizamos dez entrevistas, seguindo o conjunto de procedimentos exigidos pela História Oral. As informações contidas nas narrativas foram analisadas e, tomando como referencial a abordagem de interpretação denominada imersão/cristalização, foram estabelecidos os temas centrais do trabalho, a partir dos quais a discussão foi desenvolvida. Os resultados apontaram a emergência de temas extremamente controversos que envolvem aspectos políticos, corporativos e de âmbito cultural, que se apresentam como elementos centrais dentro de um processo histórico ainda em desenvolvimento.

Abstract

The objective of the present study was to explore, through the life experiences of acupuncturists, the need for regulation of this practice in Brazil. The Oral History was used, as having proposed central the dimension of human experience involved in this path of struggles and challenges. We conducted nine interviews, following the set of procedures required by the Oral History. The information contained in the narratives were analyzed and, taking as reference the interpretive approach called immersion / crystallization, were established the central themes of the work, from which the discussion was developed. The results indicate the emergence of highly controversial themes involving political, corporate and cultural scope, which present themselves as central elements within a historical process under development.

Artigo completo: http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/artigo_int.php?id_artigo=14938