2013 - O Laboratório de Humanidades como Experiência de Humanização – Caso Prático em Ambiente Hospitalar (por Stefania L. Giannoni)

Dissertação apresentada à Universidade Federal de São Paulo para obtenção do título de Mestre Profissional em Ensino de Ciências da Saúde.

STEFANIA LINS GIANNONI
Orientador: Prof. Dr. Dante Marcelo Claramonte Gallian

Título Resumido: Humanização em Hospitais

O objetivo deste estudo foi o de analisar o Laboratório de Humanidades (LabHum) – atividade criada e desenvolvida na EPM-UNIFESP que tem como base a leitura e a discussão de livros clássicos da literatura universal como meio de formação humana na área da saúde – que nesta pesquisa foi transformado em caso prático em ambiente hospitalar. Buscou-se, fundamentalmente, compreender como esta experiência contribuiu para a “humanização” daqueles que dela participaram. O estudo empregou uma metodologia qualitativa: observação participante, análise documental e história oral temática. A experiência realizada no Hospital do Coração- HCor demonstrou resultados positivos, na medida em que a participação no Laboratório de Humanidades possibilitou a mobilização afetiva dos participantes e o desenvolvimento de um processo reflexivo que, muitas vezes, culminou em efetiva mudança no âmbito das atitudes. Neste sentido, tomando como referencial os pressupostos teóricos de uma antropologia não perfectibilista, este estudo pôde verificar a efetividade do Laboratório de Humanidades no ambiente hospitalar como meio de humanização, entendendo esta última como um processo de ampliação da esfera do ser.

Palavras-chave: humanização; humanização no ambiente hospitalar; humanidades; literatura; humanização no atendimento.

Humanization in hospitals

The objective of this study was analyze the Laboratory of Humanities (LabHum) –activity that was created and developed in EPM-UNIFESP which is based on the reading and discussion of literature classic books as a means of a human development in healthcare - which in this research has been made as a practical case in hospital environment. The aim of this investigation was to understand how this experience could contribute to the “humanization” of the participants. It was used in this study a qualitative methodology: participant observation, documental analysis and thematic oral history. The experiment in HCor has demonstrated positive results: the Laboratory of Humanities enabled the participants’ affective mobilization and provoked a reflective process that often results in real change in the context of attitudes. So, taking as reference the theoretical assumptions of a “not perfectible” anthropology, this study was able to verify the effectiveness of the LabHum in the hospital as a way of humanizing, understanding this process as an “enlargement of the sphere of being”.

Key Words: Humanization; Humanization in hospital; Humanities; Literature; Healthcare humanization.

Conheça o trabalho: