2013 - Bittar - A Experiência Estética da Literatura como Meio de Humanização em Saúde: O Laboratório de Humanidades...

A experiência estética da literatura como meio de humanização em saúde: o Laboratório de Humanidades da Escola Paulista de Medicina,
Universidade Federal de São Paulo

BITTAR, Y.; SOUSA, M.S.A.; GALLIAN, D.M.C. Esthetic experiencing of literature as a means for humanization of healthcare: the Humanities Laboratory at São Paulo Medical School, Federal University of São Paulo. Interface - Comunic., Saude, Educ., v.17, n.44, p.171-86, jan./mar. 2013.

Yuri Bittar
Maria Sharmila Alina de Sousa
Dante Marcello Claramonte Gallian

Este é o primeiro artigo publicado sobre o Laboratório de Humanidades. Resultado de um trabalho de quatro anos e de um esforço de três pesquisadores, derivou da primeira dissertação de mestrado sobre o LabHum, e deve servir de referência para as próximas pesquisas sobre os resultados do LabHum.

O presente estudo tem como objeto o Laboratório de Humanidades (LabHum) do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da Unifesp. Nosso objetivo foi analisar de que forma esta atividade formativa, fundamentada na experiência estética e reflexiva provocada pela leitura de clássicos da literatura, atua e impacta em estudantes e profissionais da área da Saúde, buscando promover a formação humanística e a humanização no âmbito da Saúde. Partindo de uma metodologia qualitativa, baseada na observação participante e na história oral de vida dos Participantes, procurou-se avaliar e compreender como uma atividade formativa baseada nas humanidades pode ser proposta como um caminho de humanização em Saúde. Os resultados apontam a eficácia desta abordagem, na medida em que a experiência estética promovida pela leitura dos clássicos afeta os participantes do LabHum, gerando um movimento de reflexão que redunda em mudanças no âmbito profissional e pessoal.

Palavras-chave: humanização; humanidades; literatura; ensino em saúde; universidade

Artigo completo no SciELO (em PDF)
Artigo index no SciElo
Mais:
Dissertação de mestrado que originou este artigo
Conheça o Laboratório de Humanidades

Formato de citação:
Bittar, Y.; Gallian, D. M. C.; Sousa, M.S.A. A Experiência Estética da Literatura como Meio de Humanização em Saúde: O Laboratório de Humanidades da EPM/UNIFESP. Revista Interface, v.17, n.44, p.171-86, jan./mar.2013.
Link para revista: http://www3.fmb.unesp.br/interface/det_edicao.php?edicao=49&lg=pt