2009 - Silva - A Escola de Enfermagem do Hospital São Paulo e seu primeiro currículo (1939-1942)

A Escola de Enfermagem do Hospital São Paulo e seu primeiro currículo (1939-1942)*

The Nursing School of Hospital São Paulo and its first curriculum (1939-1942)

La Escuela de Enfermería del Hospital de São Paulo y su primer curriculun (1939-1942)

Maria Regina Guimarães Silva; Dante Marcello Claramonte Gallian
Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Enfermagem. Escola Paulista de Enfermagem. São Paulo, SP

RESUMO

O modelo educacional adotado no Brasil, advindo da escola nithingaleana não contemplava a realidade da saúde brasileira na década de 30, período de fundação da Escola de Enfermeiras do Hospital São Paulo (EEHSP). O artigo resume a pesquisa que teve como objetivo descrever e analisar o processo de criação e elaboração do primeiro currículo da EEHSP, construído a partir de uma abordagem histórica, tendo como recurso metodológico a pesquisa qualitativa. Foram realizadas análises documentais de fontes primárias e secundárias, além de entrevistas com personagens ligadas aquela instituição. Verificou-se o importante papel da Escola Paulista de Medicina (EPM) na criação da EEHSP, particularmente na figura de docentes e diretores envolvidos com seus cursos, assim como a participação decisiva de religiosas católicas. Constatamos que o desenho deste primeiro currículo foi pautado no modelo educacional da Escola Anna Nery, tida como a escola padrão à época.

Descritores: Escolas de enfermagem; História da Enfermagem; Currículo/educação.

ABSTRACT

The educational model adopted in Brazil, from nithingaleana school didn't contemplate the reality of Brazilian health in 30's, period of the nurse's School from São Paulo Hospital fundation (EEHSP). The article is about a research that had the objective to describe and to analyze the creation process and elaboration of the first curriculum of EEHSP, made from a historical approach, having the qualitative research as a methodological resource. Documental analyses of primary and secondary sources were accomplished, besides interviews with characters relationed with that institution. The important paper of the School From São Paulo of Medicine (EPM) was verified in the EEHSP creation, particularly in the teachers' illustration and directors involved with their courses, as the decisive participation of Catholic nuns. We verified that the drawing of this first curriculum was ruled from the educational model of Anna Nery school, it had been seen as the model school according to the era.

Descriptores: Nursing schools; Nursing history; Curriculum/education.

RESUMEN

El modelo educacional adoptado en Brasil, venido de la escuela nithingaleana no contemplaba la realidad de la salud brasileña en la década de 30, período de fundación de la Escuela de Enfermeras del Hospital São Paulo (EEHSP). El artículo resume la búsqueda que tuvo como objetivo describir y analizar el proceso de creación y elaboración del primer curriculun de EEHSP, contraído a partir de un abordaje histórico, tenendo como recurso metodológico la búsqueda caritativa. Fueron realizadas análises documentales de fuentes primárias y secundárias, además de entrevistas con personages relacionados aquella institución. Verificose el importante papel de la Escuela Paulista de Medicina (EPM) en la creación de EEHSP, particularmente en la figura de docentes y directores envueltos con sus cursos, así como la participación decisiva de religiosas católicas. Constatamos que el esbozo de esto primer curriculun fue pautado en el modelo educacional de la Escuela Anna Nery, tenida como la escuela padrón a la época.

Descriptores: Escuelas de enfermería; História de la enfermería; Curriculun/educación.

Ler artigo completo