2012 - Literatura e Humanização em saúde: relatos de graduandos da Unifesp a partir da experiência na disciplina eletiva Humanidades e Humanização: Questões Essenciais da Existência Humana através de Histórias - Carina Camilo Lima

Carina Camilo Lima. Literatura e Humanização em saúde: relatos de graduandos da Unifesp a partir da experiência na disciplina eletiva Humanidades e Humanização: Questões Essenciais da Existência Humana através de Histórias

Nível: Iniciação Científica (Graduação em Enfermagem/EPE-UNIFESP)

Resumo: Com a modernidade e o subseqüente avanço tecnológico, os futuros profissionais da saúde têm se tornado cada vez mais desumanizados e focados quase que, estritamente, em uma formação biologicista e tecnificizada, já na jornada de graduação. O conhecimento científico nesse período tem enaltecido as disciplinas biológicas e exatas, fazendo com que as humanidades perdessem seu valor enquanto possível meio humanizador nos graduandos da área da saúde. Sendo vinculado ao Projeto de Pesquisa "As Patologias da Modernidade e os Remédios das Humanidades: investigação e experimentação", número FAPESP 2010/50448-0, o projeto que se segue pretende problematizar e compreender em que medida a desumanização pode ser vista no ambiente da graduação e, ao mesmo tempo, até que ponto a experiência das Humanidades pode ser apresentada como "remédio" ou caminho de humanização nesta jornada. Partindo da experiência propiciada pela disciplina eletiva "Humanidades e Humanização: Questões Essenciais da Existência Humana através de Histórias", ministrada pelo Professor e Pesquisador Dante Marcello Claramonte Gallian, espera-se investigar e avaliar o papel da literatura e das Humanidades enquanto meio de humanização efetivo na graduação. Para isso, a pesquisa contará com relatos escritos pelos alunos participantes, entrevistas orais e a observação participante dos pesquisadores envolvidos.

Situação: finalizada em 2012

Financiamento: FAPESP (Bolsa de IC com Reserva técnica)