2011 - Humanização e Soluções em Humanização no âmbito educacional em Saúde: levantamento bibliográfico, propostas e resultados em acadêmicos da UNIFESP - Thiago Gomes Barbosa

Thiago Gomes Barbosa. Humanização e Soluções em Humanização no âmbito educacional em Saúde: levantamento bibliográfico, propostas e resultados em acadêmicos da UNIFESP

Nível: Iniciação Científica (Graduação em Medicina/EPM-UNIFESP)

Resumo: Paradoxalmente aos avanços tecnico-cientificos e ao progresso das ciências biomédicas, encontramos na medicina moderna um problema já à muito percebido - tanto por pacientes, como por profissionais da saúde e pelo meio intelectual: a desumanização. Por isso, tem-se o hoje disseminado - de serviços de saúde a universidades - diversas propostas em humanização, com a tentativa de solucionar o problema da desumanização. Sendo vinculado ao projeto "As Patologias da Modernidade e os Remédios das Humanidades: investigação e experimentação", número FAPESP 2010/50448-0, o projeto que segue tem por objetivo problematizar as atuais "soluções em humanização", trabalhando em duas frentes paralelas: levantamento e revisão bibliográfica das atuais propostas em soluções em humanização; e analise qualitativa com uso de História Oral, entrevistando alunos de graduação da Universidade Federal de São Paulo, com objetivo de avaliar o impacto e efeito dessas propostas. Assim, este projeto objetiva problematizar o conceito de "humanização", dando fundamentação teórica clara para a discussão. Não obstante, pretende avaliar o real impacto das atuais propostas de humanização nos graduandos da Universidade Federal de São Paulo.

Situação: Finalizado 2011 - 2012.

Financiamento: FAPESP (bolsa IC com Reserva Técnica)