2010 - O perfil do trabalho da enfermeira do Programa de Saúde da Família (PSF) no âmbito da espiritualidade no atendimento domiciliário

“O perfil do trabalho da enfermeira do Programa de Saúde da Família (PSF) no âmbito da espiritualidade no atendimento domiciliário”, MARIA PAULA ANDRIETTA 2010.

O objetivo desta pesquisa foi descrever a vivência da espiritualidade durante a visita domiciliária das enfermeiras do Programa Saúde da Família (PSF). Foi um estudo exploratório e descritivo, realizado com 17 enfermeiras através de um questionário com perguntas fechadas e abertas, que foram analisadas por meio de estatística descritiva, transcrição e categorização. As enfermeiras consideram importante a abordagem da espiritualidade na graduação e por não terem esse conteúdo de forma adequada abordam pouco esse tema nas visitas, porém na maioria é mencionado pelos pacientes. Elas percebem que há maior dificuldade de aceitação da doença pelos pacientes que não vivem a espiritualidade e os que vivem apresentam uma melhora quanto à evolução clínica esperada. Foi possível conhecer o trabalho das enfermeiras durante a visita no âmbito da espiritualidade, proporcionando uma reflexão quanto à prática da abordagem espiritual.

© 2013 a 2024 - Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Rua Loefgreen, 2032 - Vila Clementino, São Paulo - SP 

Please publish modules in offcanvas position.