2010 - Abordagem da espiritualidade em idosos residentes numa instituição de longa permanência e suas implicações no trabalho da enfermagem

“Abordagem da espiritualidade em idosos residentes numa instituição de longa permanência e suas implicações no trabalho da enfermagem”. FLAVIA CRISTINA DA SILVA 2010.

Estudo transversal descritivo com abordagem qualitativa, realizado no período de 2009 – 2010 na cidade de São Paulo – SP, com o objetivo de verificar a importância da Espiritualidade em idosos residentes em uma Instituição de Longa Permanência e suas implicações no trabalho da Enfermagem. Foi aplicado um questionário de 15 questões objetivas e três discursivas a 21 idosos, 18 mulheres e 3 homens, e uma enfermeira Verificou-se que a Espiritualidade exerce uma significativa influência no cotidiano destes idosos promovendo sentimentos de alívio, consolo e esperança, o que facilita o enfrentamento das limitações e das questões vivenciadas no processo saúde-doença. Ficou evidenciada a relação entre a espiritualidade e à saúde e a falta de abordagem espiritual por parte dos profissionais. Reconheceram que esta abordagem está na dependência do interesse de cada pessoa, mas deveria ser realizada tanto pela equipe de enfermagem, como também da equipe médica.

© 2013 a 2024 - Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Rua Loefgreen, 2032 - Vila Clementino, São Paulo - SP 

Please publish modules in offcanvas position.