2009 - A vivência e o cuidado de enfermeiros (as) em Unidades de Terapia Intensiva do Hospital São Paulo direcionados a espiritualidade do paciente

Autor: RAQUEL REGIS MORAES

Nível:

Situação: Finalizada: 2008-2009

Financiamento:

“A vivência e o cuidado de enfermeiros (as) em Unidades de Terapia Intensiva do Hospital São Paulo direcionados a espiritualidade do paciente”. RAQUEL REGIS MORAES 2009.

Trata-se de uma pesquisa exploratória realizada no período de 2008 a 2009. O objetivo foi verificar como está a percepção, o sentir e as ações do enfermeiro (a) intensivista a respeito da espiritualidade do paciente. Participaram desta investigação 21 enfermeiros (as) das UTIs Geral, Nefrologia e Pneumologia do Hospital São Paulo. O Projeto foi aprovado pelo comitê de Ética da UNIFESP. Os relatos das enfermeiras e as repostas dos questionários mostram que a espiritualidade para as enfermeiras está nos campos da transcendência, crença e a religião. A percepção deles é de que a espiritualidade interfere na evolução e no suporte de maneira positiva no paciente. Os enfermeiros (as) não utilizam a SAE para levantamento de problemas e intervenções relacionadas à espiritualidade. O preparo na graduação é uma variável independente para a percepção de que a espiritualidade é um fator positivo na evolução dos pacientes e para o questionamento sobre a prática espiritual dos pacientes. Assim, torna-se necessário que a graduação ofereça preparo na área de espiritualidade aos estudantes e que as instituições de trabalho promovam condições para que a assistência seja integral.