Entre incrédulos e convictos, o desconforto, por Gustavo Melo de Andrade Lima

LabHum2024cNas últimas semanas o encontro do LabHum no primeiro semestre de 2024 foram motivados por duas obras bem peculiares. A primeira delas, Antígona, escrita há aproximadamente 2500 anos, trouxe temas e personagens que flertam intimamente com a atualidade, e em poucas palavras traz em pauta discussões atuais e calorosas como autocracia, o valor dos ritos, coragem e morte. A personagem Antígona, convicta, impetuosa, dividiu opiniões quanto a sua atitude de dar a própria vida na defesa de um enterro digno ao irmão, considerado traidor pelo governante e tio, Creonte. A segunda obra, O Estrangeiro, em contrapartida, trouxe um personagem, Meursault, que não parecia muito convicto quanto as possibilidades de escolha que apareciam diante do seu destino. Quase apático, Meursault provocou emoções positivas e negativas no grupo, suficientes para discussões minimamente inflamadas em defesa do ponto de vista de cada leitor.

Independentemente da verdade sobre quem era e o que realmente pensava Antígona ou Meursault, pois nesse caso, me pareceu impossível encontrá-la, novamente os personagens discutidos no LabHum trouxeram à tona aspectos humanos, ainda que salientes, muitas vezes apagados em cada um de nós. E, por estarem esquecidos, quando retornam, vem de forma obscura, às vezes um pouco confusa. O que nos faz defender pontos de vista, recuar, repensá-los, mudar de opinião. Um exercício rico, mas nem sempre confortável.

Ambos os livros trouxeram um tema que a mim é muito caro, a morte. Como médico, convivo com indivíduos sentenciados à morte. Como legista, convivo com famílias destroçadas pela perda e ansiosas por uma despedida digna. Como indivíduo, revivi minha história diante da morte de pessoas amadas e a minha própria crença sobre a transição entre a vida e a morte. Como dito anteriormente, pensar nesses temas é um exercício rico, mas nem sempre confortável. Estar em grupo e discutir os livros sempre nos proporciona olhar através de outras lentes que, por mais que num primeiro momento nos pareça algo desfocada, após alguns encontros conseguimos ajustá-las para novas perspectivas. Estar neste grupo proporcionou a oportunidade de ajustar essa lente para enxergar por meio das opiniões dos colegas, assim como entender como as nuances dos personagens tocam de forma diferente os indivíduos.

Gustavo Melo de Andrade Lima
Relato LabHum 1° semestre de 2024