O Prof. Dr. Rafael Ruiz é um dos criadores e coordenadores do Laboratório de Humanidades, e convida para este lançamento que tem profunda relação com o próprio LabHum:
"Vim de Sevilla muito jovem e, como diziam os Novos Baianos, quando eu cheguei por aqui, eu nada entendia. São Paulo tem o seu ritmo, o seu latido, a sua febre e a sua força e, mesmo até, a sua própria beleza, que não está no concreto, mas na sua gente. Só que demora até perceber tudo isso.
Muitas das coisas que escrevi tinham a ver com essa maneira de ser de São Paulo e da sua gente, alguns livros e artigos de História, e alguma que outra reflexão solta por aqui e por ali. Todos elas se encaixam na área da História, até porque sou professor de História da América da UNIFESP.
E escrevi também algumas outras coisas com o desejo de fazer ver, de poder mostrar a beleza que se oculta no palpitar da vida das pessoas desta cidade. Todas essas coisas têm a ver com a Literatura, porque acredito que será mesmo por meio dela que, se não salvarmos o mundo, poderemos, pelo menos, salvar-nos a nós mesmos e a todos aqueles que amamos."