Laboratório do Olhar (Fotografia e Meditação)

ODS 3 Laboratório do Olhar 7 8 2018Laboratório do Olhar (Fotografia e Meditação) PRESENCIAL
Professor: Yuri Bittar
Docente Responsável: Dante Marcello Claramonte Gallian
Departamento / Disciplina: Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi)
Local: CeHFi (R. Loefgren, 2026 - Vila Clementino - São Paulo)

Próximo oferecimento: 
2024/2º sem. 15/10 a 12/11

Horário: 9h-11h
Pré-Requisitos : Não tem
Contato: bittar@unifesp.br

Inscrições: 01/agosto de 2024 (até o fim das vagas)

Carga horária: 18(T) 18(P)

Vagas: 15 para graduação (São Paulo) e 10 para pós graduação e outros campi

Tipos de Atividades: Prática
Série (s) e Curso (s) aceitos Todos
Tipo de Avaliação: Relatório

INSCRIÇÃO: Para alunos de graduação do campus SP via sistema / Para alunos de outros campi e pós EM AGOSTO aqui

Ementa

Esta disciplina propõe introduzir o aluno na prática da fotografia contemplativa, uma atividade que une fotografia, meditação mindfulness e humanidades, com objetivo de desenvolver qualidade de vida, para si mesmo e para seus futuros pacientes.

Propõe também pensar e experimentar o potencial humanizador da discussão em grupo (círculo narrativo) e da meditação (Mindfulness), no ensino em saúde e na formação humanística. Como humanizador aqui entende-se a melhora de qualidade de vida e a “ampliação da esfera do ser”, uma busca por sentir, pensar e agir mais humanos, através das humanidades e experiências estético-reflexivas. O poder humanizador das humanidades, em especial da literatura e da narrativa, assim como as práticas contemplativas, tem forte impacto humanizador, e pretendemos com esta atividade explorar e mostrar como a junção de fotografia, narrativa e mindfulness em uma atividade prática, tem potencial como uma prática realmente humanizadora.

Objetivos Gerais

Mostrar o potencial de da fotografia contemplativa como pratica humanizadora, tanto para o próprio aluno como para uso em sua atividade profissional.

Objetivos Específicos

Oferecer um espaço de reflexão e compartilhamento de experiências, suscitadas pela prática contemplativa;
Levantar questões essenciais referentes ao processo de humanização individual e coletiva;
Gerar um espaço de socialização e humanização a partir da troca de ideias e concepções;
Fornecer um amplo repertório humanístico para o estudante da área da saúde.

Programação e Detalhamento das Atividades :

Programação: Aula 01 Apresentação
Aula teórica: apresentação dos objetivos do curso e dos conceitos de meditação, mindfulness, fotografia contemplativa e promoção de qualidade de vida.
Atividades práticas: serão apresentadas algumas atividades para experimentarmos os conceitos de forma mais prática.

Programação: Aula 02 Caminhada contemplativa: faremos uma caminhada pelos arredores para colocar em prática alguns conceitos e começar a realizar fotografias.

Programação: Aula 03

Itinerário de discussão: prática de discussão sobre fotos / exercícios de mindfulness
Itinerários de leitura
Metodologia básica de cada encontro do LabOlhar:
- Luz na memória: histórias de leitura dos participantes a partir das imagens mostradas no dia (menos do autor).
- Caminhada fotográfica: itinerário de discussão traçado a partir destas primeiras impressões, traçado pelo coordenador.
- Retrato revelado: o autor fala de sua foto, como foi fazê-la, e o que mudou após discussão do grupo.

Programação: Aula 04 .Itinerário de discussão 02: prática de discussão sobre fotos / exercícios de mindfulness
Programação: Aula 05 Conclusão (construção do “álbum de retratos”)
Meu álbum fotográfico: histórias de convivência - conclusão do curso
Avaliação: Os participantes serão convidados a registrar um relato de suas experiências durante o ciclo, por escrito ou mesmo atravéz de imagens. Será solicitado ainda que eles preencham um questionário de avaliação de mindfulness no começo e ao final do curso.

Bibliografia

Leituras:

01. Fotografia Contemplativa I - o que é?

02. Fotografia Contemplativa II - Como fazer

03. Fotografia Contemplativa e Mindfulness

04. A fotografia contemplativa não é um resultado, e sim um fazer!

Disponíveis em: https://fotografiacontemplativa.com.br/index.php/artigos-sobre-fotografia-contemplativa

Leituras extras

ALBORNOZ, Carla Victória. Sebastião Salgado o problema da ética e da estética na Fotografia Humanista. Revista Contemporânea n04, 2005
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia, Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1984
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 197-221.
BITTAR, Y.; LIBERMAN, F.. Frestas: uma experiência de espaço contemplativo na formação em Saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 27, p. e220047, 2023.
BITTAR, Y. ; SOUZA, M. S. ; GALLIAN, D. M. C. . A experiência estética da literatura como meio de humanização em saúde: o Laboratório de Humanidades da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. Interface (Botucatu. Impresso), v. 17, p. 171-186, 2013.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: Revista Brasileira de Educação Jan/Fev/Mar/Abr 2002 Nº 19. P. 20-28. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf Acessado em 16/04/2014
BRESSON, Henri-Cartir. O Imaginário Segundo a natureza. Editora GG, São Paulo, 2015.
COELHO, J. T. A Cultura como Experiência. In: RIBEIRO, R.J. (Org.). Humanidades: um novo curso na USP. São Paulo: Edusp, 2001. p.65-101.
DEMARZO, Marcelo. Meditação aplicada à saúde. In: Programa de Atualização em Medicina de Família e Comunidade.1 ed. Porto Alegre-RS : Artmed Panamericana Editora, 2011, v.6, p. 1-18. Disponível em https://mindfulnessbrasil.files.wordpress.com/2011/05/promef-meditac3a7c3a3o-2011.pdf em 14 e junho de 2015
DEMARZO, Marcelo. Mindfulness e Promoção da Saúde. RESC 2015 Mar;2(3):e82. Diponível em http://saudenacomunidade.org/2015/03/03/resc2015-e82/ em 14 e junho de 2015
GALLIAN, Dante Marcello Claramonte, PONDÉ, Luiz Felipe e RUIZ, Rafael.. Humanização, humanismos e humanidades: problematizando conceitos e práticas no contexto da saúde no Brasil. Rev. Int. Hum. Med., v.1, n.1, p.5-15, 2012.
GALLIAN, Dante Marcello Claramonte, PONDÉ, Luiz Felipe e RUIZ, Rafael. As Patologias da Modernidade e os Remédios das Humanidades: investigação e experimentação. 2009 Documento web, disponível em http://www2.unifesp.br/centros/cehfi/portal/index.php?option=com_content&view=section&id=4&Itemid=2
GARCÍA-CAMPAYO, Javier , CEBOLLAA, Ausiàs e DEMARZO, Marcelo. Mindfulness e Ciência da Tradição à Modernidade. Editora Palas Athena, São Paulo, 2016.
KARR, Andy e WOOD, Michael. The Practice of Contemplative Photography: Seeing the World with Fresh Eyes. Shambhala Publications, Boston, 2011.

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