"A partir da leitura e discussão de obras clássicas da literatura, o Laboratório de Humanidades visa promover uma abertura para a dimensão humanística do conhecimento, entendendo as humanidades e, em especial a literatura, como meio de humanização no âmbito da pesquisa e da prática profissional em saúde..."
INSCRIÇÕES Formulário de inscrições CeHFi 2021/1 (de 01/02/2021 a 26/02/2021) Somente para:
- Comunidade Unifesp (inscrição via site do CeHFi) * ATENÇÃO - a partir deste semestre cada aluno só pode participar de uma única disciplina do CeHFi por semestre. Para exceções favor entrar em contato enviando justificativa. |
LABORATÓRIO DE HUMANIDADES
XVIII Ciclo de Encontros e Discussões sobre Humanização em Saúde (1º semestre de 2021)
Disciplina Eletiva para os Programas de Pós Graduação da UNIFESP (Campus São Paulo)
Tema: Viajando em Busca do Humano
Livros: Alice no País das Maravilhas (Autor: Lewis Carroll) / Morte em Veneza (Autor: Thomas Mann)
Período: Primeiro semestre de 2021 (março a maio / 9 encontros).
Professores Responsáveis: Dante Marcello Claramonte Gallian e Rafael Ruiz.
Professores Convidados: Maria Sílvia Logatti, Licurgo Lima de Carvalho e Yuri Bittar.
Promoção: Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) / Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Dep. de Med. Prev. da EPM/ Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde do CEDESS-UNIFESP.
Dias da Semana:
- Turma 1: Sexta-Feira, 19/3 a 21/5
- Turma 2: Terça-Feira, 16/3 a 11/5
Horários: das 12h00 às 13h30 (terças e sextas-feiras).
Carga Horária Didática: 14.
Carga Horária Atividades: 66.
Créditos: 5.
Vagas: 40 em cada turma, sendo 20 para alunos de pós-graduação e 20 para comunidade (alunos de graduação, funcionários, outros)
Local: aulas "online" no Google Meet
Inscrições: de 01/02/2021 a 26/02/2021 Via site do CeHFi (este) - Somente alunos regularmente matriculados nos programas de pós graduação da UNIFESP (inscrição via site do CeHFi) * ATENÇÃO - a partir deste semestre cada aluno só pode participar de uma única disciplina do CeHFi por semestre. Para exceções favor entrar em contato enviando justificativa. |
Ementa e Objetivo Geral:
A partir da leitura e discussão de obras clássicas da literatura, o Laboratório de Humanidades visa promover uma abertura para a dimensão humanística do conhecimento, entendendo as humanidades e, em especial a literatura, como meio de humanização no âmbito da pesquisa e da prática profissional em saúde.
Objetivos Específicos:
- Fomentar e promover o hábito da leitura dos clássicos da literatura universal;
- Oferecer um espaço de compartilhamento de impressões e idéias suscitadas pela leitura dos clássicos;
- Levantar questões essenciais referentes ao processo de humanização individual e coletiva;
- Confrontar leituras e discussões com a prática cotidiana, profissional e de pesquisa;
- Gerar um espaço de socialização e humanização a partir da troca de idéias e concepções;
- Fornecer um amplo repertório humanístico para o pesquisador pós-graduando na área da saúde.
Metodologia:
Leitura de obras pré-determinadas da Literatura Universal e encontros semanais para discussão sobre as mesmas, na seguinte dinâmica:
- Encontro inicial: apresentação dos objetivos e metodologia
- Encontro de Histórias de Leitura
- Encontros de Itinerário de Discussão: levantamento e discussão de impressões, questões e idéias.
- Encontro de sistematização e conclusão: Histórias de Convivência.
O Ciclo de Encontros do LabHum são semestrais. Ao iniciar o Ciclo os participantes já deverão ter feito a leitura. A carga horária não presencial corresponde à leitura e releitura das obras (66 horas).
Programação:
O LabHum conta com duas turmas: uma às terças-feiras, e outra às sextas-feiras, das 12h00 às 13h30. O aluno deverá optar por um destes dois horários e deverá permanecer nele até o final do ciclo.
Neste ciclo as obras a serem discutidas são: Alice no País das Maravilhas (Autor: Lewis Carroll)
Morte em Veneza (Autor: Thomas Mann) (Edição recomendada; outras edições/traduções podem ser utilizadas).
Avaliação:
Ao aluno de pós-graduação será exigido um relatório escrito sobre o impacto da experiência do LabHum e comentários a respeito dos livros lidos.
Bibliografia Complementar:
- GALLIAN, D.M.C. A Literatura como Remédio – Os Classicos e Saúde da Alma. Editora Martin Claret, São Paulo, 2017.
- GALLIAN, D. M. C.; LIMA, C. C. ; DE BENEDETTO, M.A.C. ; GUZMAN, S. M. . Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde. Interface (Botucatu. Online), v. 18, p. 139-150, 2014.
- RIBEIRO, M.; SAKAMOTO, J. ; GALLIAN, D. M. C. A cultura estética e a educação do gosto como caminho de formação e humanização na área da saúde. Trabalho, Educação e Saúde (Online), v. 12, p. 15-28, 2014.
- BITTAR, Y, SOUZA, M.S, GALLIAN, D.M. A Experiência Estética da Literatura como Meio de Humanização em Saúde: O Laboratório de Humanidades da EPM/UNIFESP. Revista Interface, v.17, n.44, p.171-86, jan./mar.2013.
- GALLIAN, D.M.C. Literatura e Formação Humanística em Medicina: o Experimento do Laboratório de Humanidades da EPM/UNIFESP. Revista de Medicina (USP), v. 91, p. 174-177, 2013.
- GALLIAN, D. M., PONDÉ, L.F., RUIZ, R. Humanidades, Humanismos e Humanidades: problematizando conceitos e práticas no contexto da saúde no Brasil. Revista Internacional de Humanidades Médicas. Vol 1, n. 1, p. 5-16, out/dez, 2012.
- GALLIAN, D.M., RUIZ, R. O Bem, o Mal – é tudo igual? O drama das palavras e paixões em Macbeth de Shakespeare. Memoramdum, v. 23, p. 198 – 209, out 2012.
- GALLIAN, D.M. A Cultura Contemporânea na Clínica de Joseph Ratzinger: as patologias da modernidade e a terapêutica da humanização. Memorandum, v. 21, p. 249-260, out 2011.
- ORTEGA Y GASSET, José, A Desumanização da Arte, São Paulo, Cortez, 5a edição, 2005.
- ---------------------------------- A Missão da Universidade. Rio de Janeiro, Eduerj, 1999.
- PEIPER, Josef, A Abertura para o Todo: a Chance da Universidade. Ensaio. São Paulo, Apel, 1989.
- RIBEIRO, Renato Janine. Humanidades; um novo curso na USP. São Paulo, Edusp, 2001.
- RUIZ RETEGUI, Antonio, Pulchrum. Reflexiones sobre la Belleza desde la Antropologia cristiana. 2ª ed., Madrid, Rialp, 1999.
- TEIXEIRA COELHO. “A Cultura como Experiência”, in RIBEIRO, Renato Janine (org.) Humanidades; um novo curso na USP. São Paulo, Edusp, 2001.
Conteúdo Programático:
Aula | Datas TERÇA | Datas SEXTA |
Aula 01 - Apresentação | 16 de março | 19 de março |
Ciclo Alice no País das Maravilhas | ||
Aula 02 – Histórias de Leitura | 23 de março | 26 de março |
Aula 03 – Itinerário de discussão 01 | 30 de março | 9 de abril |
Aula 04 – Itinerário de discussão 02 | 6 de abril | 16 de abril |
Aula 05 – Histórias de Convivência | 13 de abril | 23 de abril |
Ciclo Morte em Veneza | ||
Aula 06 - Histórias de Leitura | 20 de abril | 30 de abril |
Aula 07 - Itinerário de discussão 01 | 27 de abril | 7 de maio |
Aula 08 - Itinerário de discussão 02 | 4 de maio | 14 de maio |
Aula 09 - Histórias de Convivência | 11 de maio | 21 de maio |