Seminário do CeHFi (2022/1)

Seminário do Grupo de Pesquisa de Humanidades, Narrativas e Humanização em Saúde

1º SEMESTRE DE 2022

ATENÇÃO - INSCRIÇÕES:
Somente alunos do grupo de pesquisa e que cursaram a disciplina Humanidades e Saúde
Formulário de inscrições CeHFi 2022/1 (de 01/02/2021 a 25/02/2021)

Professor Responsável: Prof. Dr. Dante Gallian (CeHFi – PPGSC - PPGECS)
Professores Participantes: Prof. Dr. Dante Gallian (CeHFi – PPGSC - PPGECS), Prof. Dr. Simeão Sass (CeHFi), Profa. Dra. Nádia Vieira (CeHFi), Profa. Dra. Viviane Cristina Cândido (CeHFi - PPGECS), Profa. Dra. Simone Nakaguma (Pós-doc), Profa. Dra. Lísia Rabelo (Pós-doc) e Profa. Dra. Ieda Aleluia (Pós-doc).
Promoção: Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) / Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Dep. de Med. Prev. da EPM
Atividades síncronas (encontros presenciais) às quartas-feiras (quinzenal), 10 – 12:00hs e atividades assíncronas (leitura) por 2 horas semanais

Carga Horária Didática: 18
Carga Horária Atividades: 36
Créditos: 4  (mínimo de 75% de presença e aproveitamento em avaliação escrita)
Local: Google Meet

Ementa e Objetivo Geral:
O Seminário do grupo de pesquisa de humanidades, narrativas e humanização em saúde tem como objetivo proporcionar aos pesquisadores uma maior imersão nos temas propostos, sempre voltado às pesquisas de cada participante, buscando além do aprofundamento uma aproximação e colaboração entre as pesquisas. Desta forma propomos avançar e ampliar a compreensão da temática da humanização em saúde, investigando o papel que pode desempenhar as humanidades e, particularmente, as narrativas neste processo formativo e de vivência profissional. Neste sentido, procurando confluir projetos de pesquisa que já vinham sendo desenvolvidas paralelamente, propomos a realização de trabalhos em duas grandes frentes:

1) Teórico-conceitual: visando, através de abordagens histórico-filosóficas, o aprofundamento e esclarecimento dos conceitos centrais neste projeto: Humanidades, Narrativas e Humanização;

2) Empírico-experimental: visando, através de abordagens metodológicas qualitativas, fundamentadas em narrativas e observação participante, compreender de que forma e em que medida, no âmbito das humanidades, as diversas formas de narrativa (Literatura, História, Histórias de Vida, Artes, Cinema, etc.) podem contribuir para a humanização em saúde, seja no âmbito formativo, seja no âmbito da prática e da pesquisa.

Objetivos Específicos: Possibilitar uma revisão dos norteadores teóricos para o conceito de Humanidades e suas relações com as Ciências da Saúde.

Metodologia: Leitura prévia de textos determinados e discussão dos mesmos nos encontros do Seminário

Avaliação: Elaboração de um artigo científico nos moldes da ABNT versando sobre um dos temas abordados durante o curso.

Datas/Aulas:

16 de março: Prof. Dr. Dante Gallian
Apresentação: objetivos e metodologia do Seminário de Pesquisa

30 de março: Profa. Dra. Simone Nacaguma
Apresentação de Pesquisa: HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE - AFETO E REPRESENTAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO: LITERATURA E SAÙDE MENTAL.

13 de abril: Profa. Dra. Ieda Aleluia
Apresentação de Pesquisa: NARRATIVAS DE DOCENTES DO CURSO DE MEDICINA EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19

27 de abril: Profa. Dra. Lisia Rabelo
Apresentação de Pesquisa: A ARTE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO MÉDICA

11 de maio: Profa. Dra. Maria Sílvia Motta Logatti
Apresentação de Pesquisa: Leitura e discussão de clássicos da literatura:uma proposta de intervenção de promoção de saúde em tempos pós-pandêmicos.”

25 de maio: Prof. Dr. Simeão Sass
Apresentação de Pesquisa: “A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DAS HUMANIDADES NA ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA/UNIFESP”.

8 de junho: Profa. Dra. Viviane Cristina Cândido
Apresentação da pesquisa: GERIATRIA, HUMANIDADES E TELESSAÚDE – FASE 1: Percepção dos idosos acerca de atendimento médico remoto.

Realizada na Disciplina de Geriatria e Gerontologia, da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, sob responsabilidade do Prof. Dr. Álvaro Pacheco e Silva Filho, chefe do Depto de Medicina, aprovada pelo Comitê de Etica em Pesquisa (CEP-UNIFESP) e pelo Comitê de Ensino Pesquisa e Extensão (CoEP) do Hospital São Paulo - Hospital Universitário/UNIFESP.

Equipe de pesquisa: Profa. Dra. Lara Miguel Quirino Araújo, Dra. Nádia Vitorino Vieira, Profa. Dra. Viviane Cristina Cândido (responsável). Assistentes: Ma. Ana Cristina Gonçalves Vieira - Grupo de Estudos de Filosofia da Saúde (GEFS) - UNIFESP/CNPq, Ma. Luciana Costa Alves - Grupo de Estudos de Filosofia da Saúde (GEFS) - UNIFESP/CNPq e a Graduanda em Enfermagem Raquel Spindola Samartini (Iniciação Científica).

Artigo de referência: ARAÚJO, Lara Miguel Quirino; CÂNDIDO, Viviane Cristina e ARAÚJO, Luciano Vieira de. Envelhecimento e telemedicina: desafios e possibilidades no cuidado ao idoso. PoliÉtica - Revista de Ética e Filosofia Política. São Paulo, v.10, n.2, 2021 (no prelo).

22 de junho: Prof. Dr. Dante Gallian
Apresentação do Livro “Próprio do Humano: uma odisseia do autoconhecimento e da autorrealização em 12 lições