SAÚDE, HUMANIDADES E LITERATURA (2º sem. 2021)

Disciplina de Pós Graduação
2º SEMESTRE DE 2021

INSCRIÇÕES 

ATENÇÃO: INSCRIÇÕES PARA ALUNOS DE PÓS ABERTAS no sistema SIIU (da PROPGPQ):   https://siiu.unifesp.br/login

PARA COMUNIDADE (alunos de graduação, funcionários e externos) de 01/07/2021 a 30/07/2021 (VAGAS ESGOTADAS). 

Somente para:
- alunos regularmente matriculados nos programas de pós graduação da UNIFESP
- Comunidade Unifesp
(inscrição via site do CeHFi)
* ATENÇÃO - a partir deste semestre cada aluno só pode participar de uma única disciplina do CeHFi por semestre. Para exceções favor entrar em contato enviando justificativa. 


Professor Responsável: Prof. Dr. Dante Gallian (CeHFi – PPGSC - PPGECS)
Professores Participantes: Prof. Dr. Simeão Sass (CeHFi), Profa. Dra. Nádia Vieira (CeHFi), Profa. Dra. Simone Nacaguma (Letras – UNIFESP Guarulhos) Dra. Kelly Cunegundes (UNIFESP Campus São Paulo)
Promoção: Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) / Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Dep. de Med. Prev. da EPM/ Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde do CEDESS-UNIFESP.
Atividades síncronas (10 aulas online ao vivo)
- Quartas-feiras, das 10 às 12:00hs nas datas 4/8, 11/8, 18/8, 1/9, 15/9, 29/9, 13/10, 27/10, 10/11 e 24/11
- Atividades assíncronas (leitura) por 2 horas semanais

Carga Horária Didática: 20
Carga Horária Atividades: 40
Créditos: 4 (mínimo de 75% de presença e aproveitamento em avaliação escrita)
Vagas: 30 (20 alunos matriculados / 10 alunos especiais)
Local: Google Meet
Somente alunos regularmente matriculados nos programas de pós graduação da UNIFESP
Ementa e Objetivo Geral:
A medicina narrativa, iniciada por Rita Charon, abriu um campo de estudos vasto e instigante aos interessados na prática interdisciplinar que concilia ciências da saúde, literatura e humanidades. O curso terá por objetivo geral fomentar o desenvolvimento das seguintes habilidades narrativas: o diálogo interpessoal, a interpretação e discussão de obras literárias e a escrita reflexiva.
Objetivos Específicos:
- Possibilitar uma revisão dos norteadores teóricos para o conceito de Humanidades e suas relações com as Ciências da Saúde.
- Fomentar o contato com a bibliografia básica fundamental a respeito dos temas centrais Literatura e Experiência Estética como forma de humanização em saúde, Educação e Cultura; Filosofia, História e Ciências Sociais em Saúde.
- Possibilitar a elaboração de trabalho científico na forma de artigo que será avaliado ao final do curso.
Metodologia:
- Leitura prévia de textos determinados e discussão dos mesmos nos encontros do Seminário
Avaliação:
- Elaboração de um artigo científico nos moldes da ABNT versando sobre um dos temas abordados durante o curso.
Programação:

Data Prof. responsável Tema Bibliografia

Aula 1

4/8

Prof. Luís Fernando Telles Introdução à narrativa

CULLER, J. Narrativa. Teoria literária: uma introdução. Trad. Sandra Vasconcelos. São Paulo: Beca Produções Culturais Ltda, 1999.

Aula 2

11/8

Profa. Simone Nacaguma Realidade e transcendência no conto Marido, de Lídia Jorge JORGE, Lidia. Marido e outros contos. 4ª edição, Alfragide: Publicações Dom Quixote, 1997.

Aula 3

18/8

Prof. Helio Gentil Hermeutica RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

Aula 4

1/9

Profa. Kelly Cunegundes Patografias e Medicina Narrativa

CONWAY, Katlyn. Beyond Words-Illness and the limits of expression. University of New Mexico Press, 2007.

FRANK, Arthur W. The Wounded Storyteller.   The University of Chicago Press. USA, 2013.

Aula 5

15/9

Profa. Nadia Vieira Por que Platão escrevi de forma dialógica?

PLATÃO. Fedro. Cartas. O primeiro Alcibíades. Trad. C.A. Nunes. Belém, EDUFPA, 2002.

TRABATTONI, Franco. Oralidade e escrita em Platão. Trad. Fernando Rey Puente e Roberto Bolzani Filho. São Paulo: Discurso Editorial; Ilhéus: Editus, 2003

Aula 6

29/09

Profa. Simone Nacaguma A morte no conto Soroco sua mãe e sua filha, de Guimarães Rosa ROSA, Guimarães. Soroco, sua mãe e sua filha. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.

Aula 7

13/10

Profa. Glaucia Faria da Silva O afogado mais lindo do mundo, Gabriel Garcia Marques

MARQUES, Gabriel Garcia. O afogado mais lindo do mundo. A incrível e triste história da Cândida Erêndira e sua avó

https://www.revistaprosaversoearte.com/o-afogado-mais-bonito-do-mundo-gabriel-garcia-marquez/

Aula 8

3/11 (data nova)

27/10

Profa Rita Paiva Camus e o exílio da alma humana CAMUS, Albert. O mito de Sísifo. São Paulo: Record, 2014.

Aula 9

10/11

Prof. Alessandro Lima Francisco “Que importa quem fala, alguém disse que importa quem fala”: a dimensão coletiva e anônima do discurso.

FOUCAULT, M. Qu'est-ce qu'un auteur? In: FOUCAULT, M. Dits et écrits I, 1954-1975. Paris: Quarto/Gallimard, 2001.

FOUCAULT, M. O que é um autor? In: FOUCAULT, M. Ditos e escritos III, Estética: Literatura, Pintura e Música e Cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009, p.264-298.

FOUCAULT, M. L'archéologie du savoir. In: FOUCAULT, M. Oeuvres II. Paris: Gallimard (Pléiade), 2015.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1987.

Aula 10

24/11

Profa. Viviane Candido O enfermeiro, Machado Assis ASSIS, Machado de. Obra Completa. Rio de Janeiro : Nova Aguilar 1994. v. II.

 

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