Introdução à abordagem narrativa nas ciências da saúde

Disciplina de Pós Graduação - 2º SEMESTRE DE 2020

Professor Responsável: Prof. Dr. Dante Gallian (CeHFi – PPGSC - PPGECS)
Professore Participante: Prof. Dr. Simeão Sass (CeHFi)
Promoção: Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) / Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Dep. de Med. Prev. da EPM.
Datas: Quintas-feiras (semanal) 17 quintas no semestre
Agosto: 6, 13, 20, 27
Setembro: 3, 10, 17, 24
Outubro: 1, 8, 22, 29
Novembro: 5, 12, 19, 26
Dezembro: 3
Horário: 14:30 – 17:00 hs

INSCRIÇÕES - a partir de 01 de julho de 2020 (até o fim das vagas)
Carga Horária Didática: 51
Carga Horária Atividades: 54
Créditos: 7 (mínimo de 75% de presença e aproveitamento em avaliação escrita)
Local: Google Meet
Ementa e Objetivo Geral: A medicina narrativa, iniciada por Rita Charon, abriu um campo de estudos vasto e instigante aos interessados na prática interdisciplinar que concilia ciências da saúde e humanidades. O curso terá por objetivo geral introduzir o aluno no conhecimento da Medicina Narrativa, apresentando suas conexões com a filosofia e as ciências humanas. De modo mais específico, essa introdução terá como objetivo secundário apresentar a proposta de Allan Peterkin, que, partindo dessa abordagem, elabora uma reflexão criteriosa acerca da importância da narrativa na formação humanística dos profissionais das ciências da saúde.
Objetivos Específicos:
- Possibilitar uma revisão dos norteadores teóricos para o conceito de Humanidades e suas relações com as Ciências da Saúde.
- Fomentar o contato com a bibliografia básica fundamental a respeito dos temas centrais Literatura e Experiência Estética como forma de humanização em saúde, Educação e Cultura; Filosofia, História e Ciências Sociais em Saúde.
- Possibilitar a elaboração de trabalho científico na forma de artigo que será avaliado ao final do curso.

Metodologia:
Leitura prévia de textos determinados e discussão dos mesmos nos encontros do Seminário
Avaliação:
- Elaboração de um artigo científico ou trabalho científico nos moldes da ABNT versando sobre um dos temas abordados durante o curso.

AULAS
1- 06/08/2020- Apresentação do programa
2- 13/08/2020- A medicina narrativa de Rita Charon
CHARON, R. ; BANKS J. T., CONNELLY J. E.; et al. Literature and medicine: contributions to clinical practice. Ann Intern Med. 1995;122(8):599-606.
3- 20/08/2020- As humanidades e sua importância para as ciências da saúde
4- A literatura
CHARON, R. Narrative medicine: form, function, and ethics. Ann. Intern. Med. 2001;134(1):83-7.
5- As narrativas
CHARON, R. Narrative medicine: honoring the stories of illness. Oxford: Oxford University Press; 2006.
6- O corpo que se conta
CHARON, R. O corpo que se conta: por que a medicina e as histórias precisam uma da outra. Tradução Ricardo Santiago. São Paulo : Letra e Voz, 2015.
7- Hermenêutica – Compreensão e “tomada de consciência”.
SASS, S. D. O método compreensivo na obra de Dilthey. https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/25024
8- Dilthey
9- A compreensão e o método compreensivo na pesquisa qualitativa
ANDRADE, C. C.; HOLANDA, A. F. Apontamentos sobre pesquisa qualitativa e pesquisa empírico-fenomenológica. Estudos de Psicologia. Campinas, 27(2) I 259-268 I abril – junho.
10- Fenomenologia e Ciências Humanas
BELLO, A. A. Introdução à fenomenologia. Bauru, SP: Edusc, 2006.
11- A obra de Allan Peterkin
BALLESTEROS, F. Could Staying Human in Medical Training Help Make Medicine Humane? Review of Allan D. Peterkin, Staying Human During Residency Training. BioéthiqueOnline 2013, 2/21. Acesso: https://papyrus.bib.umontreal.ca/xmlui/handle/1866/10064
12- As narrativas dos profissionais da saúde
SKORZEWSKA, A.; PETERKIN, A. “Why Are The Heath Humanities Relevant (and Vital) In Postgraduate Medical Education?” in The Health Humanities in Postgraduate Medical Education. Eds. Oxford University Press, 2018.
13- A revista Ars Medica
14- Literatura e narrativa médica
PETERKIN, A. “Getting to Sleep in New Jersey”. Academic Medicine, Vol. 85, No. 5 / May 2010.
15- A relevância da abordagem narrativa na formação acadêmica e profissional nas Ciências da Saúde
Discussão em grupo
16- A importância da Narrativa no diálogo entre o profissional e o paciente/participante. Esboço de método
Discussão em grupo.
17- Conclusão e avaliação

BIBLIOGRAFIA
BELLO, A. A. Introdução à fenomenologia. Bauru, SP: Edusc, 2006.
BRUNS, M. A. T. Psicologia e Fenomenologia: reflexões e Perspectivas. Campinas: Editora Alínea, 2003.
CHARON, R. Narrative medicine. A Model for Empathy, Reflection, Profession, and Trust. JAMA, October 17, 2001—Vol 286, No. 15.
DILTHEY, W. Ideias acerca de uma Psicologia Descritiva e Analítica. Covilhã: 2008.
GIORGI, A. SOUSA, D. Método fenomenológico de investigação em psicologia. Lisboa: Edições Sociedade Unipessoal, 2010.
HUSSERL, E. A crise da humanidade europeia e a filosofia. Introd. e trad. Urbano Zilles. – 2 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
Revista de Filosofia Aurora (PUCPR) Especial FENOMENOLOGIA: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/issue/view/1962