Humanidades e Saúde 7 - 1º sem. de 2023

Neste semestre a Disciplina foca o tema da humanização em saúde, privilegiando o olhar crítico das humanidades. De que forma a literatura, a filosofia, as artes podem contribuir para a promoção da humanização em saúde? Quais os desafios no campo da pesquisa, do ensino e da assistência?

Humanidades e Saúde 7
Humanização em Saúde na perspectiva das Humanidades
1º sem. de 2023

Disciplina de Pós Graduação do Campus São Paulo da UNIFESP.
Promoção: Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) / Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Dep. de Med. Prev. da EPM/ Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde do CEDESS-UNIFESP.
Professor Responsável: Prof. Dr. Dante Gallian (CeHFi – PPGSC - PPGECS)
Professores Participantes e convidados: Prof. Dr. Dante Gallian (CeHFi – PPGSC), Prof. Dr. Simeão Sass (CeHFi), Profa. Dra. Nádia Vieira (CeHFi), Profa. Dra. Viviane Cristina Cândido (CeHFi), Profa. Dra. Simone Nakaguma (EFLCH-UNIFESP - Pós-doc), Profa. Dra. Lísia Rabelo (UFBA - Pós-doc), Profa. Dra. Ieda Aleluia (UNEB - Pós-doc), Luis Fernando Telles (EFLCH-UNIFESP), Profa. Dra. Ana Nemi (EFLCH-UNIFESP), Profa. Dra. Maria Sílvia Logatti (Pós-doc UNIFESP), Prof. Me Yuri Bittar (CeHFi).
Carga Horária - Didática: 32/ Atividades: 43
Créditos: 5  (mínimo de 75% de presença e aproveitamento em avaliação escrita)
Vagas: 30 (20 alunos / 10 comunidade)
Local: Google Meet

*** Atividades síncronas (aulas online) às quartas-feiras (semanal), 10 – 12:00hs e atividades assíncronas (leitura) por 2 horas semanais. De 8/3 a 28/6 de 2023.

INSCRIÇÕES:

Alunos matriculados na pós-graduação
De 09/01 a 24/02/2023
Inscrições apenas pelo SIIU: https://siiu.unifesp.br/

Comunidade (alunos de graduação, especiais, servidores, funcionários etc)
De 09/01 a 28/01/2023
Inscrições aqui 

Ementa e Objetivo Geral: Partindo das diversas experiências e linhas de pesquisa desenvolvidas no Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da Escola Paulista de Medicina (EPM) da UNIFESP, esta disciplina de pós-graduação pretende apresentar e discutir a contribuição das Humanidades e das Ciências Humanas enquanto caminho de formação humanística e humanização na área da saúde. Neste semestre a Disciplina foca o tema da humanização em saúde, privilegiando o olhar crítico das humanidades. De que forma a literatura, a filosofia, as artes podem contribuir para a promoção da humanização em saúde? Quais os desafios no campo da pesquisa, do ensino e da assistência?

Objetivos Específicos: 
- Possibilitar uma revisão dos norteadores teóricos para o conceito de Humanidades e suas relações com as Ciências da Saúde.
- Fomentar o contato com a bibliografia básica fundamental a respeito dos temas centrais Literatura e Experiência Estética como forma de humanização em saúde, educação e cultura; Filosofia, História e Espiritualidade em Saúde.
- Possibilitar a elaboração de trabalho científico na forma de artigo que será avaliado ao final do curso.

Metodologia: Leitura prévia de textos determinados e discussão dos mesmos nos encontros do Seminário

Avaliação: Elaboração de um artigo científico nos moldes da ABNT versando sobre um dos temas abordados durante o curso.

Programação e bibliografia:

  Data Prof. responsável Tema Leitura

Aula 01

8/3

Dante Gallian

As Humanidades e a Humanização em Saúde: uma abordagem humanística.

GALLIAN, Dante & SERAPHIM, Alexandre. Responsabilidade Humanística: uma proposta para a agenda ESG. Poligrafia, 2022. Caps. III e IV. https://www.poligrafiaeditora.com.br/loja/produto/26/1/2/Responsabilidade_Humanistica_uma_proposta_para_agenda_ESG-Alexandre_Seraphim

02 15/3 Simeão Sass Transhumanismo e Literatura

Ricardo José de Lima Teixeira. O transumanismo em Frankenstein de Mary Shelley e seus desdobramentos em Philip K. Dick e Max Barry, 2019. Tese de doutorado. Estudaremos a Introdução.

(Disponível em nossa pasta)

03 22/3 Profa. Dra. Viviane Cândido Filosofar é aprender a morrer: contribuições de uma filosofia da saúde para o cuidado e a assistência. Parte 1: Filosofar é aprender a morrer

Leitura obrigatória:
LAGRÉE, Jacqueline. Curar a Morte? Revista Poliética – Revista de Ética e Filosofia Política. Filosofia e Saúde 2021; vol. 9 no. 1. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/PoliEtica/article/view/55091/35766>. Acesso em: 23 Nov. 2022.


Leitura complementar:
MONTAIGNE, Michel de. Ensaios: Que filosofar é aprender a morrer e outros ensaios. Trad. Julia da Rosa Simões. Porto Alegre, RS: L&PM, 2017a.

04 29/3 Profa. Dra. Viviane Cândido Filosofar é aprender a morrer: contribuições de uma filosofia da saúde para o cuidado e a assistência. Parte 2: Filosofia da Saúde e Cuidados Paliativos

Leitura obrigatória:
MONTAIGNE, Michel de. Carta sobre a morte de um amigo. Disponível em: https://chaodafeira.com/catalogo/caderno72, 2017b. Acesso em: 23 Nov. 2022.
Leituras complementares:
CÂNDIDO, Viviane Cristina; IGLESIAS, Simone Brasil de Oliveira. A morte em pediatria – um encontro com o Sagrado? In: FERREIRA, Esther Angélica Luiz; BARBOSA, Sílvia Maria de Macedo; IGLESIAS, Simone Brasil de Oliveira. Cuidados Paliativos Pediátricos. Rio de Janeiro: Medbook, 2022, p. 270-276.
MORAES, Carlota Vitória Blassioli; CÂNDIDO, Viviane Cristina; IGLESIAS, Simone Brasil de Oliveira. Cuidados paliativos na graduação: um encontro transdisciplinar. Revista Poliética – Revista de Ética e Filosofia Política. Filosofia e Saúde 2021; vol. 9 no. 1. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/PoliEtica/article/view/55088/35763>. Acesso em: 23 Nov. 2022.

05 5/4 Yuri Bittar Experiência, memória e criação

Bittar, Yuri; Liberman, Flávia. Retratos contemplativos, experiência, memória e criação: a fotografia contemplativa em uma experiência de formação em saúde. Revista Quaestio (aceito - não publicado) *texto na pasta

LEITURA COMPLEMENTAR:

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação [online], n. 19, p.20-28, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt

06 12/4 Lisia Rabelo Singularidade e Humanização. Parte 1

Filme Human – Extended Version - Volume 1 de Yann Arthus-Bertrand (assistir do início até 23’48’’). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TnGEclg2hjg

O perigo da história única de Chimamanda Adiche (18’33’’) Disponível em: https://www.ted.com/talks/chimamanda_ngozi_adichie_the_danger_of_a_single_story/transcript?language=pt

Leitura complementar:

Les Todres, Kathleen T. Galvin & Immy Holloway (2009) The humanization of healthcare: A value framework for qualitative research, International Journal of Qualitative Studies on Health and Well-being, 4:2, 68-77, DOI: 10.1080/17482620802646204 Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/17482620802646204?needAccess=true

07 19/4 Lisia Rabelo Singularidade e Humanização. Parte 2 STEWART, M.; BROWN, J.B.; FREEMAN, T.R.. O quarto componente: intensificando a relação entre a pessoa e o médico. In: STEWAT, M.; BROWN, J.B; WESTON, W.W; MCWHINNEY, I.R; MCWILLIAM, C.L; FREEMAN, T.R. O método clínico centrado na pessoa. 3. Ed. Porto Alegre: ArtMed; 2017. (Capítulo 7) (Disponível em nossa pasta)
08 26/4

Dante Gallian

As Humanidades e a Humanização em Saúde: uma abordagem humanística.

09 03/5 Simone Nacaguma Reflexão sobre humanização na área da saúde por meio da aproximação entre as narrativas literárias e as narrativas nos cuidados de saúde - Parte 1

Bruner, J. Fabricando Histórias: Direito, literatura, vida. tradução Fernando Castro. São Paulo: Letra e Voz, 2014. *texto na pasta

Leitura complmentar:

Bruner, Jerome. A Construção Narrativa da Realidade. trad. Waldemar Ferreira Netto. Critical Inquiry, 18(1), pp. 1-21, 1991. *texto na pasta

10 17/5 Ieda Aleluia Pesquisa com Imagens: como elas nos falam?

HILLMAN, James. Psicologia Arquetípica. Ed. Cultrix (Disponível em nossa pasta)

MANGUEL, Alberto. Lendo imagens. Ed. Companhia das Letras

BAUER, Martin W; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Ed. Vozes

11 24/5 Ieda Aleluia Cartografia e alma: pesquisa qualitativa.

ALELUIA, Iêda Maria Barbosa; GALLIAN, Dante Marcello C; SASS, Simeão. A liberdade de (se) narrar no ensino da semiologia médica. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA | 46 (3) : e095, 2022. https://www.scielo.br/j/rbem/a/KYfBtYZv6MxNVSsPNqzqtjD/?format=pdf&lang=pt

PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana (orgs). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Ed. Sulina

CUNHA, Cláudia Madruga (org). Cartografia: insurgências metodológicas e outras estéticas da pesquisa. Ed. Pimenta Cultural (Disponível em nossa pasta)

12 31/5 Simone Nacaguma Reflexão sobre humanização na área da saúde por meio da aproximação entre as narrativas literárias e as narrativas nos cuidados de saúde - Parte 2

Medicina Narrativa: Entrevista com Rita Charon: https://redehumanizasus.net/12793-medicina-narrativa/

Charon, R. O corpo que se conta: por que a medicina e as histórias precisam uma da outra.

SORÔCO, SUA MÃE, SUA FILHA
(Conto de Guimarães Rosa)

13 07/6 Luis Fernando Telles Narrar com os olhos, sair do corpo: narrativas do ocaso

TELLES, Luís Fernando Prado. A valsa das borboletas. Le Monde Diplomatique. São Paulo, 2008. https://diplomatique.org.br/a-valsa-das-borboletas/

BAUBY, Jean-Dominique. O escafandro e a borboleta. Tradução Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 1997. (2ª tiragem 2008).

PIRES, José Cardoso. De profundis, valsa lenta. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

14 14/6 Nádia Vieira Uma introdução ao pensamento de Annemarie Mol - A lógica do Cuidado

Martin, Denise, Spink, Mary Jane e Pereira, Pedro Paulo Gomes. Corpos múltiplos, ontologias políticas e a lógica do cuidado: uma entrevista com Annemarie Mol. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [online]. 2018, v. 22, n. 64 [Acessado 28 Novembro 2022] , pp. 295-305. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0171

Mol A. The logic of care: health and the problem of patient choice. New York: Routledge; 2008.

15 21/6 Maria Sílvia Logatti Leitura e discussão de clássicos da literatura na promoção de saúde mental: um estudo teórico-metodológico.

Logatti, M.S.M., Carvalho, L.L., Vieira, N.V., Barros, M.T.M., Gallian, D.M.C. (2020) Leitura e discussão de clássicos da literatura aplicados a pessoas com quadro psiquiátrico grave: uma análise winnicottiana. Interface - Comunicação, Saúde, Educação. 24 (12) p.1-18. doi: 10.1590/Interface.190550

https://doi.org/10.1590/Interface.190550

Logatti, M.S.M., Carvalho, L.L.,Cândido, V.C., Gallian, D.M.C. (2019) Humanização em saúde e reforma psiquiátrica: discussão da obra O Alienista entre pessoas com quadro psiquiátrico grave. Physis: Revista de Saúde Coletiva. 29 (4). p.1-22. doi: 10.1590/S0103-73312019290408.

https://doi.org/10.1590/S0103-73312019290408

16 28/6 Dante Gallian Finalização e Avaliação da Disciplina

Bibliografia Complementar:

BITTAR, Y, SOUZA, M.S, GALLIAN, D.M. A Experiência Estética da Literatura como Meio de Humanização em Saúde: O Laboratório de Humanidades da EPM/UNIFESP. Revista Interface, v.17, n.44, p.171-86, jan./mar.2013.

GALLIAN, D. M. C.; LIMA, C. C. ; DE BENEDETTO, M.A.C. ; GUZMAN, S. M. . Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde. Interface (Botucatu. Online), v. 18, p. 139-150, 2014.

GALLIAN, D. M., PONDÉ, L.F., RUIZ, R. Humanidades, Humanismos e Humanidades: problematizando conceitos e práticas no contexto da saúde no Brasil. Revista Internacional de Humanidades Médicas. Vol 1, n. 1, p. 5-16, out/dez, 2012.

GALLIAN, D.M. A Cultura Contemporânea na Clínica de Joseph Ratzinger: as patologias da modernidade e a terapêutica da humanização. Memorandum, v. 21, p. 249-260, out 2011.

GALLIAN, D.M., RUIZ, R. O Bem, o Mal – é tudo igual? O drama das palavras e paixões em Macbeth de Shakespeare. Memoramdum, v. 23, p. 198 – 209, out 2012.

GALLIAN, D.M.C. A Literatura como Remédio – Os Classicos e Saúde da Alma. Editora Martin Claret, São Paulo, 2017.

GALLIAN, D.M.C. Literatura e Formação Humanística em Medicina: o Experimento do Laboratório de Humanidades da EPM/UNIFESP. Revista de Medicina (USP), v. 91, p. 174-177, 2013.

GALLIAN, Dante. É próprio do humano, Uma odisseia do autoconhecimento e da autorrealização em 12 lições. Rio de Janeiro, Record. 2022.

ORTEGA Y GASSET, José. A Desumanização da Arte, São Paulo, Cortez, 5a edição, 2005.

ORTEGA Y GASSET, José. A Missão da Universidade. Rio de Janeiro, Eduerj, 1999.

PEIPER, Josef, A Abertura para o Todo: a Chance da Universidade. Ensaio. São Paulo, Apel, 1989.

RIBEIRO, M.; SAKAMOTO, J. ; GALLIAN, D. M. C. A cultura estética e a educação do gosto como caminho de formação e humanização na área da saúde. Trabalho, Educação e Saúde (Online), v. 12, p. 15-28, 2014.

RIBEIRO, Renato Janine. Humanidades; um novo curso na USP. São Paulo, Edusp, 2001.

RUIZ RETEGUI, Antonio, Pulchrum. Reflexiones sobre la Belleza desde la Antropologia cristiana. 2ª ed., Madrid, Rialp, 1999.

TEIXEIRA COELHO. “A Cultura como Experiência”, in RIBEIRO, Renato Janine (org.) Humanidades; um novo curso na USP. São Paulo, Edusp, 2001.

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