Dor e Sofrimento compreendidos por diferentes Tradições Religiosas (2020/2)

Dor e sofrimento estão presentes em nossas vidas e nas práticas em saúde. Filósofos que vivenciaram essas experiências, por exemplo, Nietzsche e Pascal, produziram seu pensamento filosófico considerando-as. O pensar sobre esses temas também está presente nas diferentes Tradições Religiosas, as quais, como sistemas de sentido, buscaram aprofundar seu significado. Essa eletiva pretende acrescentar ao escopo das reflexões filosóficas no campo da Saúde a compreensão da dor e do sofrimento nas tradições judaica, cristã, espírita e orientais, de modo a proporcionar aos profissionais de saúde uma maior compreensão da nossa condição - a humana.

Disciplina do CeHFi-UNIFESP

Profa. Viviane Cristina Cândido / Profa. Nádia Vitorino Vieira
2º semestre de 2020

INSCRIÇÕES

Objetivos Gerais

Discutir a questão da Dor e do Sofrimento na saúde considerando a compreensão desses temas pelas diferentes Tradições Religiosas

Bibliografia Utilizada

  • CALÇADO, Thiago. O Sofrimento como redenção de si: Doença e vida nas filosofias de Nietzsche e Pascal. São Paulo: Paulus, 2012.
  • FRANKL, Viktor E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. 4ª Edição. São Leopoldo: Editora Sinodal; Petropólis: Editora Vozes, 1994.
  • KREEFT, Peter. Buscar Sentido no Sofrimento. São Paulo: Edições Loyola, 1995.
  • SELLI, Lucilda. Dor e sofrimento na tessitura da vida. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 297-300, 2007. Disponível em: <http://www.revistamundodasaude.com.br/assets/artigos/2007/53/18_dor_e_sofrimento.pdf >. Acesso em: 14 maio 2019.

Programação e Detalhamento das Atividades:

Aula 01 – 28/07 - Dor e sofrimento na perspectiva do Judaismo – Dr. Francisco Moreno
Aula 02 – 04/08 - Dor e sofrimento na perspectiva do Cristianismo – Dr. Valdir Reginato
Aula 03 – 11/08 - Dor e sofrimento na perspectiva do Espiritismo – Ma. Sílvia Abuchaim
Aula 04 – 18/08 - Budismo - Simone Brasil de Oliveira Iglesias
Todas as aulas terão a apresentação de professores convidados seguidas de uma conversa mediada pelas professoras responsáveis pela disciplina.

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