Eletivas (graduação) 2025/1

História da Saúde, da Doença e da Medicina

A História da Medicina pode ser vista como um narrar do desdobramento de conceitos, principalmente conceitos de saúde e de doença. A partir de um Conceito Ampliado de Saúde contemporâneo é possível abordar as diversas fases da história da medicina contextualizando em relação aos períodos históricos. Um olhar desarmado para esse tipo de História do Cuidar pode surpreender paradigmas arraigados e permitir outras ideias a respeito do que se supõe como estabelecido.

03/06 - 10/06 - 17/06 - 24/06 - 01/07
Afonso Carlos Neves
(Local: Salas de aula)

Medicina Narrativa

A medicina narrativa busca integrar outras áreas das humanidades na reflexão sobre questões relacionadas ao cuidado na saúde. É reconhecida como uma estratégia eficaz que pode ser implementada em diversos cenários de atuação em saúde. Tem sido utilizada com sucesso na educação médica e em dinâmicas com profissionais de saúde e pacientes com o intuito de abordar temas sensíveis como o luto, a perda e o sofrimento; tem sido ainda utilizada como ferramenta para melhoria da adesão em grupos de pacientes.

Um dos pilares da medicina narrativa é a escuta ativa que tem como ponto de partida o reconhecimento de que a perspectiva do paciente deve ser recebida, absorvida e interpretada com cautela e respeito. A ideia é, parafraseando a Professora Rita Charon que postulou tal metodologia, que o profisional de saúde passe a ouvir o paciente como quem lê um livro. A experiência com as diversas manifestações artísticas, para além da aquisição de conhecimento, busca resgatar uma vivência sensível e mais humanizada.
Em última análise, a medicina narrativa tem sido reconhecida como uma bem sucedida estratégia para a discussão e promoção de um atendimento mais empático no contexto da relação do profissional de saúde com os pacientes.

22/04 - 29/04 - 06/05 - 13/05 - 27/05
Kelly Simone Almeida Cunegundes -
(CeHFi)

Os dilemas da humanização (LabHum)

Laboratório de Humanidades: Ciclo de Encontros e Discussões sobre Humanização em Saúde (1º semestre de 2025). Tema: "Prefiro não": os dilemas da humanização Livro: Herman MELVILLE, Bartleby, o Escrevente O LabHum propõe pensar na humanização ao mesmo tempo que se faz a humanização na prática. Numa atividade envolvendo literatura e discussão, com uma metodologia própria, desenvolvida desde 2003 a partir da experiência empírica (prática) e científica (pesquisas), buscamos levar o profissional de saúde em formação a uma profunda reflexão sobre diversas questões essênciais, falando sobre e fazendo a humanização.

03/06 - 10/06 - 17/06 - 24/06 - 01/07
Dante e Yuri
(CeHFi)

© 2013 a 2025 - Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Rua Loefgreen, 2032 - Vila Clementino, São Paulo - SP 

Please publish modules in offcanvas position.