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O Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) órgão complementar do Campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), divulga as disciplinas de pós-graduação e extensão a serem oferecidas no primeiro semestre de 2023. Lembramos que estas são apenas disciplinas, inseridas dentro dos programas de pós-graduação da universidade.
Destacamos ainda que o objetivo de nossas disciplinas, inseridas em uma grande linha de pesquisa intitulada Humanidades, Narrativas e Humanização em Saúde, objetivam introduzir ou aprofundar os estudantes na relação entre as humanidades e a área da saúde.
O Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) agora está no Instagram também! Siga a gente para saber as novidades: @cehfi.unifesp ou https://www.instagram.com/cehfi.unifesp/
O projeto prevê oferecer práticas livres de meditação dentro do âmbito da UNIFESP Campus São Paulo, para alunos, servidores, funcionários e comunidade. A meditação é uma importante ferramenta de qualidade de vida e saúde, e ainda uma forma de integração entre os públicos que formam a UNIFESP. As práticas de forma geral devem ser gratuitas e abertas ao máximo de pessoas. Eventualmente podem ocorrer cursos e eventos de outros formatos.
Atividade vínculada ao Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) UNIFESP Campus São Paulo.
Meditação livre nas quintas
Toda quinta-feira, online e presencial (para alunos e funcionários), 12h - 13h
Oferecemos um momento semanal para a prática da meditação, uma forma de se “experimentar” e vivenciar o momento presente e buscar mais qualidade de vida. O objetivo é tanto o de apresentar o conceito de mindfulness como de promover qualidade de vida para nossa comunidade. As "ferramentas" apresentadas podem nos ajudar a lidar com situações estressantes e aproveitar melhor nosso dia a dia.
Público:
Alunos da graduação da UNIFESP;
Alunos da pós-graduação da UNIFESP;
Servidores e funcionários da UNIFESP, SPDM e terceirizados;
Pacientes do sistema UNIFESP e Hospital São Paulo;
Histórico: Este projeto começou em junho de 2017 a pedido da coordenação da graduação do Campus São Paulo e com apoio do Mente Aberta Brasil - UNIFESP. Desde então os encontros tem aconteciso semanalmente, parando apenas nos períodos de férias escolares. Em 2022 iniciamos uma nova fase do projeto, a MEDITAÇÃO E SAÚDE.
Fundamentação Teórica: A meditação que apresentamos é baseada em mindfulness, mas não exclui outras formas de meditação e práticas contemplativas. Estas têm sido importante recurso no âmbito universitário, tendo um potencial amplamente explorado de “melhorar o manejo de situações estressantes no dia a dia de trabalho” (Demarzo; Garcia-Campayo, 2017, p. 28). Mindfulness é como um processo não narrativo, não conceitual, chamado de “modo ser”, onde a mente não trabalha julgando ou descrevendo, mas vivendo, quando o “foco está em aceitar e permitir a experiência dos fenômenos em nossa vida diária, sem pressão para mudá-la e sem julgá-la” (DEMARZO, CAMPAYO, 2015. P.23).
Objetivos:
Incentivar a prática diária da meditação;
Apresentar diversas formas de autocuidado;
Combater o estresse;
Oferecer disciplinas eletivas eventualmente;
Participar de eventos da universidade;
Colaborar na integração das pessoas envolvidas: alunos, servidores e comunidade;
Justificativa: Mesmo antes da Pandemia do Covid-19 a questão da saúde mental dos alunos de medicina e dos demais cursos da área da saúde tem sido alvo de crescente preocupação em todo o mundo. Há evidências de que as próprias características destes cursos têm relação com o surgimento de quadros graves, principalmente depressão e ideação suicida, nesta população (ZAIDHAFT, 2019).
As práticas meditativas, ao treinar nossa capacidade de focar “em nada” e ao mesmo tempo ver tudo, contribuem para ampliarmos a capacidade de encontrar o extraordinário no ordinário (ZEHR, 2005, p.24). Tendo como um dos seus principais objetivos o combate ao estresse através de regulação emocional e flexibilidade psicológica, as intervenções baseadas em “mindfulness” têm sido cada vez mais utilizadas e reconhecidas como preventivas e terapêuticas, seguras, eficazes e efetivas na área da saúde e outras áreas (http://mindfulnessbrasil.com).
Metodologia: A principal atividade será um encontro semanal de prática livre de meditação. Neste será oferecido práticas de meditação básicas que podem ser depois mantidas em práticas diárias pelos participantes. As práticas serão baseadas em mindfulness e outras tradições meditativas. Eventualmente ofereceremos outros formatos como cursos, oficinas e palestras.
Resultado Esperado: Esperamos com este projeto oferecer recursos para que os participantes fortaleçam suas práticas de autocuidado e também utilizem em suas atividades profissionais e pesquisas, ampliando assim a repercussão da meditação na área acadêmica e fora deste.
Toda a equipe do CeHFi lamenta profundamente o falecimento da Profa. Dra. Alice Teixeira Ferreira, em 16 de maio de 2022. Profa. Alice era Médica pela Escola Paulista de Medicina (1967) e professora associada da Universidade Federal de São Paulo do Departamento de Biofísica.
Prof. Dra. Alice Ferreira Teixeira foi uma das pesquisadores mais proeminentes da Unifesp e da ciência brasileira. Com seu jeito todo especial, bastante direto, por vezes mal interpretado, demonstrava sempre uma coerência plena, concorde com suas convicções científicas e filosóficas. Nesta entrevista concedida ao projeto dos 75 anos da EPM-Unifesp, Dra. Alice conta um pouco da sua história; uma narrativa vibrante e inspiradora para todos nós que ficamos sem a sua presença cotidiana, mas que guardamos suas lições, sua imagem e sua memória em nossos corações. Muito obrigado querida professora! Leia a entrevista na íntegra.
A partir de junho de 2022 pretendemos iniciar atividades com o Grupo de Estudos em História da Medicina (GEHM), em sentido amplo no que tange a esse propósito. Dessa forma, pretendemos manter o grupo aberto a interessados de modo geral.
Tivemos a intenção de criar o GEHM no âmbito da Escola Paulista de Medicina, pois sentimos, desde nossa própria graduação, na década de 1970, a falta de um foco institucional mais específico na História da Medicina em sentido amplo.
"O presente artigo objetiva refletir sobre o modelo de Universidade que foi se constituindo ao longo da Modernidade e como esse extenso processo levou ao declínio da presença das Artes e das Humanidades na Universidade, bem como à depreciação dessas áreas do conhecimento."
O Grupo de Estudos de Filosofia da Saúde (GEFS) – UNIFESP/CNPq, considerando a docência, as pesquisas e as necessidades nos cursos em saúde, vem, há mais de três anos, refletindo acerca de uma Filosofia para esta área. Fruto dessas discussões, estudos, pesquisas e docência, re-alizou, nos dias 28 e 29 de maio deste ano, a I Jornada Internacional de Filosofia e Medicina: um diálogo transdisciplinar na educação em saúde.
Este número da Revista Poliética – Revista de Ética e Filosofia Política – traz o dossiê Filosofia e Saúde, que recebeu trabalhos apresentados na Jornada: reflexões acerca das contribuições da filosofia neste cam-po e sua especificidade e possibilidades transdisciplinares, tanto no que concerne à educação em saúde quanto ao cuidado e assistência.
Leiam os artigos, acessem a revista:
Revista PoliÉtica v. 9 n. 1 (2021) Publicado: 2021-07-23