Escola Paulista de Medicina
Postgraduate Program Name

A Literatura Como Remédio
Categoria Ciências Humanas
Autor: Dante Gallian
Editora: Martin Claret
2
017

Não há dúvida de que a leitura dos grandes clássicos da literatura universal seja um meio privilegiado para o nosso desenvolvimento intelectual e cultural. Mas e se nos dissessem que, além disso, esta leitura pode nos curar de muitas doenças da alma? Baseado numa experiência desenvolvida originalmente numa escola de medicina, este livro fala sobre um experimento (o Laboratório de Leitura) que, partindo da leitura e discussão coletiva dos clássicos, tem propiciado um poderoso efeito humanizador e terapêutico que vem transformando a vida de muitas pessoas.

Dante Marcello Claramonte Gallian (org.)
Por Fabíola Holanda, José Carlos Sebe Bom Meihy, Márcia Regina Barros da Silva, Suzana Lopes Salgado Ribeiro, Valdir Reginato

Comprar: http://www.editoraunifesp.com.br/produto/recortes+da+memoria.aspx 

DESCRIÇÃO
Cinco capítulos, cinco autores, cinco temáticas e modos de abordagem diferentes. Recortes da Memória continua o traba­lho iniciado no livro 75 x 75: epm/Unifesp, uma História, 75 Vidas e mostra as múltiplas possibilidades de reflexão, análise e estudo que um projeto de história oral permite. Fruto do engajamento de uma equipe motivada e envolvida com seu objeto de estudo – as histórias de vida de 75 pessoas que participaram dos 75 anos da epm/Unifesp –, que não se sa­tisfez em apenas “coletar” a memória, mas procurou também dialogar com ela e construir interpretações. Os autores são pesquisadores do Centro de História e Fi­losofia das Ciências da Saúde (cehfi) da Unifesp e do Núcleo de Estudos em História Oral (neho) da usp que percorreram juntos os desafios que uma iniciativa dessa natureza apresenta. Recortes da Memória completa a série Unifesp 75 Anos, organizada pela Editora Unifesp para celebrar os 75 anos de uma das principais instituições de ensino do Brasil. Também fazem parte os livros A Formação Médica na Unifesp: Exce­lência e Compromisso Social, organizado por Rosana Fiorini Puccini, Lúcia de Oliveira Sampaio e Nildo Alves Batista, 75 x 75: epm/Unifesp, uma História, 75 Vidas, de Dante Marcello Claramonte Gallian, e A Universidade Federal de São Paulo aos 75 Anos: Ensaios sobre História e Memória, de Jaime Rodrigues (org.), Ana Lúcia Lana Nemi, Karen Macknow Lisboa e Luigi Biondi, além do documentário 75 x 75, que mescla as entrevistas realizadas com fotos e passagens de filmes produzidos em outras épocas.

de Dante Claramonte Gallian
2008 - ESGOTADO

Esta breve cronologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp) fala do espírito de ousadia e liderança, que a caracteriza desde seu nascimento, e também de sua modernidade e de sua qualidade. São 75 histórias de vida para contar 75 anos de história de uma das instituições de ensino e pesquisa mais importantes do Brasil. O texto assume a forma de uma narrativa composta por fragmentos de relatos de personagens que, de alguma maneira, dedicaram e dedicam parte de suas vidas à EPM/Unifesp: professores, alunos, pacientes, funcionários, seus familiares e profissionais do comércio local. Um livro que constitui, ainda, um estudo sobre o papel da memória na construção dos símbolos que fundamentam a identidade institucional.

© 2013 a 2021 - Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Rua Loefgreen, 2032 - Vila Clementino, São Paulo - SP 

Please publish modules in offcanvas position.