Escola Paulista de Medicina
Postgraduate Program Name

Grupo de discussão acerca do tema de Filosofia, Espiritualidade e Saúde, que se iniciou com a Equipe de Cuidados Paliativos do GRAACC e hoje tem a participação de residentes da Medicina e da Residência Multidisciplinar e profissionais da Equipe de Cuidados Paliativos do Hospital São Paulo. Mensalmente nos reunimos com a Equipe de profissionais tendo um texto literário como pretexto para discussões acerca do tema.
Visando atender a um número maior de profissionais, oferecemos uma disciplina, coordenada pelas professoras Nádia Vitorino Vieira e Viviane Cristina Cândido, intitulada “Dor e Sofrimento na compreensão das diferentes Tradições Religiosas com o objetivo de fornecer subsídios para acrescentar ao escopo das reflexões filosóficas no campo da Saúde a compreensão da dor e do sofrimento nas tradições judaica, cristã, islâmica, espírita e orientais, de modo a proporcionar aos profissionais de saúde uma maior compreensão da nossa condição - a humana.
Nós do CeHFi da EPM/UNIFESP, juntamente com os profissionais responsáveis pelo trabalho junto ao GRAACC, estamos ampliando o projeto e seu alcance para o ano de 2020.

05 IMG 0080Este projeto é desenvolvido desde 2014 e desde 2018 é um projeto de extensão da UNIFESP. A ideia é simples, acreditamos que a fotografia, mais que arte ou técnica, é um estilo de vida, capaz de iluminar e alegrar nosso cotidiano, mostrar a beleza do mundo, permitir extravasar sentimentos, virar profissão, ou apenas ser algo legal no dia a dia. Neste projeto damos aulas de fotografia para crianças e jovens que se tratam de câncer no GRAACC. Esse é um trabalho voluntário, com o único objetivo de melhorar a vida deles um pouquinho. Assim esperamos que a fotografia seja capaz de se tornar parte do dia a dia deles, seja como simples hobby, ou até mesmo como profissão. As aulas são sob medida, individuais ou em pequenos grupos, e o conteúdo depende da demanda de cada aluno, podendo ser uma aula única ou durar meses. Se for preciso doamos uma câmera para o aluno e buscaremos resolver cada dificuldade que aparecer, com a ajuda dos amigos. Precisaremos de ajuda, claro, fale com a gente!

Momento semanal para a prática da meditação MINDFULNESS, uma forma de se
“experimentar” e vivenciar o momento presente e buscar mais qualidade de vida.

Este projeto de extensão oferece um momento semanal para a prática da meditação MINDFULNESS, uma forma de se “experimentar” e vivenciar o momento presente e buscar mais qualidade de vida. O objetivo é tanto o de apresentar o conceito de mindfulness como de promover qualidade de vida para nossa comunidade. As "ferramentas" apresentadas podem nos ajudar a lidar com situações estressantes e aproveitar melhor nosso dia a dia. 

Público:

  • Alunos da graduação da UNIFESP;
  • Alunos da pós-graduação da UNIFESP;
  • Servidores e funcionários da UNIFESP, SPDM e terceirizados;
  • Pacientes do sistema UNIFESP e Hospital São Paulo.

Atividade coordenada por Me. Yuri Bittar (CeHFi-UNIFESP) e Prof. Fábio Guedes (psicólogo)

Com apoio do Mente Aberta Brasil - UNIFESP.

Dúvidas: escreva para bittar@unifesp.br 

Histórico

Este projeto começou em junho de 2017 a pedido da coordenação da graduação do Campus São Paulo. Desde então os encontros tem aconteciso semanalmente, parando apenas nos períodos de férias escolares. 

Sobre Mindfulness:

Mindfulness é uma forma diferente de se enfrentar o “estresse” do dia-a-dia.
Os programas baseados em mindfulness têm ajudado milhares de pacientes com ansiedade, depressão e doenças crônicas em geral (incluindo a dor crônica), como também , profissionais, estudantes e atletas com falta de atenção e concentração, cansaço excessivo, queda de desempenho, e falta de propósito em suas atividades cotidianas e no trabalho.

Uma das primeiras aplicações de “mindfulness” como terapia clínica no ocidente foi feita no fim da década de 1970 por Jon Kabat-Zinn e colegas (Universidade de Massachusetts, Estados Unidos), que desenvolveram um programa de redução do estresse baseado em “mindfulness”, conhecido como MBSR (sigla em inglês para: Mindfulness-Based Stress Reduction).

O MBSR, também conhecido como “clínica de estresse”, tem sido estudado há pelo menos 30 anos. Trata-se de uma forma de intervenção estruturada, voltada a pessoas, pacientes, profissionais e atletas acometidos com níveis prejudiciais de “estresse”.

Enraizado em práticas e filosofias orientais (Budismo Tibetano, Zen, entre outras), o programa tem atividades presenciais (junto a um instrutor) e à distância (“tarefas de casa”), combinando técnicas simples de “mindfulness” e meditação.

Os benefícios de mindfulness foram estudados cientificamente em uma variedade de situações, incluindo pessoas com diagnósticos de câncer, ansiedade, depressão, cardiopatias, entre outros, bem como em indivíduos considerados saudáveis (profissionais, estudantes, atletas), mas que apresentem níveis elevados de “estresse” no seu dia-a-dia.

Após a conclusão do programa de mindfulness (básico ou avançado), os participantes estão prontos para continuarem praticando as técnicas sozinhos ou em grupos, e em seus próprios ambientes (em casa ou no trabalho), o que cria um efeito de sustentabilidade e autonomia importante para a promoção da saúde, qualidade de vida, e empoderamento dos praticantes.

Fonte: https://mindfulnessbrasil.com/o-que-e-mindfulness/ 

 

 

© 2013 a 2024 - Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Rua Loefgreen, 2032 - Vila Clementino, São Paulo - SP 

Please publish modules in offcanvas position.