Escola Paulista de Medicina
Postgraduate Program Name

Meditação LIVRE nas Quintas

Momento semanal para a prática da meditação MINDFULNESS, uma forma de se
“experimentar” e vivenciar o momento presente e buscar mais qualidade de vida.

Este projeto de extensão oferece um momento semanal para a prática da meditação MINDFULNESS, uma forma de se “experimentar” e vivenciar o momento presente e buscar mais qualidade de vida. O objetivo é tanto o de apresentar o conceito de mindfulness como de promover qualidade de vida para nossa comunidade. As "ferramentas" apresentadas podem nos ajudar a lidar com situações estressantes e aproveitar melhor nosso dia a dia. 

Público:

  • Alunos da graduação da UNIFESP;
  • Alunos da pós-graduação da UNIFESP;
  • Servidores e funcionários da UNIFESP, SPDM e terceirizados;
  • Pacientes do sistema UNIFESP e Hospital São Paulo.

Atividade coordenada por Yuri Bittar (CeHFi-UNIFESP) com apoio do Mente Aberta Brasil - UNIFESP.

Calendário 2020: 

Por causa da pandemia estamos online, até 10/12

Retorno em 14/01/2021

Para participar solicite acesso enviando email para bittar@unifesp.br 

Não é preciso inscrição e não há pré-requisitos, basta comparecer e participar.

Histórico

Este projeto começou em junho de 2017 a pedido da coordenação da graduação do Campus São Paulo. Desde então os encontros tem aconteciso semanalmente, parando apenas nos períodos de férias escolares. 

Sobre Mindfulness:

Mindfulness é uma forma diferente de se enfrentar o “estresse” do dia-a-dia.
Os programas baseados em mindfulness têm ajudado milhares de pacientes com ansiedade, depressão e doenças crônicas em geral (incluindo a dor crônica), como também , profissionais, estudantes e atletas com falta de atenção e concentração, cansaço excessivo, queda de desempenho, e falta de propósito em suas atividades cotidianas e no trabalho.

Uma das primeiras aplicações de “mindfulness” como terapia clínica no ocidente foi feita no fim da década de 1970 por Jon Kabat-Zinn e colegas (Universidade de Massachusetts, Estados Unidos), que desenvolveram um programa de redução do estresse baseado em “mindfulness”, conhecido como MBSR (sigla em inglês para: Mindfulness-Based Stress Reduction).

O MBSR, também conhecido como “clínica de estresse”, tem sido estudado há pelo menos 30 anos. Trata-se de uma forma de intervenção estruturada, voltada a pessoas, pacientes, profissionais e atletas acometidos com níveis prejudiciais de “estresse”.

Enraizado em práticas e filosofias orientais (Budismo Tibetano, Zen, entre outras), o programa tem atividades presenciais (junto a um instrutor) e à distância (“tarefas de casa”), combinando técnicas simples de “mindfulness” e meditação.

Os benefícios de mindfulness foram estudados cientificamente em uma variedade de situações, incluindo pessoas com diagnósticos de câncer, ansiedade, depressão, cardiopatias, entre outros, bem como em indivíduos considerados saudáveis (profissionais, estudantes, atletas), mas que apresentem níveis elevados de “estresse” no seu dia-a-dia.

Após a conclusão do programa de mindfulness (básico ou avançado), os participantes estão prontos para continuarem praticando as técnicas sozinhos ou em grupos, e em seus próprios ambientes (em casa ou no trabalho), o que cria um efeito de sustentabilidade e autonomia importante para a promoção da saúde, qualidade de vida, e empoderamento dos praticantes.

Fonte: https://mindfulnessbrasil.com/o-que-e-mindfulness/ 

 

 

© 2013 a 2021 - Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Rua Loefgreen, 2032 - Vila Clementino, São Paulo - SP 

Please publish modules in offcanvas position.