Escola Paulista de Medicina
Postgraduate Program Name

2020 - Um certo laboratório de leitura: o caráter pioneiro e seminal de uma pesquisa sobre humanização em saúde a partir da literatura (Cap. de livro - Bittar, Gallian)

RESUMO O presente capítulo procura apresentar e discutir o caráter pioneiro e seminal de um projeto de pesquisa realizado no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências da Saúde do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS) da UNIFESP, entre 2009 e 2011, intitulado Um Laboratório para a Humanização em Saúde – O Laboratório de Humanidades e a Literatura como Instrumento de Humanização. Nosso objetivo é, não apenas mostrar como foi desenvolvida essa pesquisa e apresentar seus resultados, mas, principalmente, indicar como, posteriormente, ela se constituiu em base e referencial de mais de uma dezena de trabalhos científicos que, ao longo de uma década, constituíram uma linha de pesquisa de relevância internacional, com repercussões não apenas para o campo da educação em saúde, mas para outros territórios do saber.

Publicado em:

ROSSIT, Rosana Aparecida Salvador; SEIFFERT, Otilia Maria Lúcia Barbosa (Org.). Avaliação, currículo, docência e formação em saúde: Itinerários Percorridos - Volume 1. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS), 2020. 297 p. (Coleção Ensino em Ciências da Saúde, v. 1).

Ler na íntegra: Um certo laboratório de leitura: o caráter pioneiro e seminal de uma pesquisa sobre humanização em saúde a partir da literatura (Páginas 89 a 104)

Palavras-chave: Humanização; Literatura; Humanidades; Leitura; Ensino em Saúde.

Autores: 

Yuri Bittar
Universidade Federal de São Paulo
Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde – CeHFi
São Paulo – SP

Dante Marcello Claramonte Gallian
Universidade Federal de São Paulo
Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde – CeHFi
São Paulo – SP

Como citar: 

BITTAR, Y, GALLIAN, D.M.C.. Um certo laboratório de leitura: o caráter pioneiro e seminal de uma pesquisa sobre humanização em saúde a partir da literatura. In: ROSSIT, Rosana Aparecida Salvador; SEIFFERT, Otilia Maria Lúcia Barbosa (Org.). Avaliação, currículo, docência e formação em saúde: Itinerários Percorridos - Volume 1. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS), 2020. 297 p. (Coleção Ensino em Ciências da Saúde, v. 1). (P.89 a 104)

© 2013 a 2021 - Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Rua Loefgreen, 2032 - Vila Clementino, São Paulo - SP 

Please publish modules in offcanvas position.