Arte, corpo e humanidades na formação do profissional em saúde
Trabalho, Educação e Saúde (TES)
v. 22 (2024) / 12 / 25/04/2024
DOI: 10.1590/1981-7746-ojs2723
Lisia Marcilio Rabelo
Paulo César Borges Alves
Dante Marcello Claramonte Gallian
Resumo
O presente artigo teve por objetivo principal explicitar os fundamentos teóricometodológicos de uma experiência pedagógica realizada na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, no campo das ‘humanidades médicas’. Trata-se da disciplina ‘Arte e saúde’, ministrada desde 2016, na qual se procurou desenvolver uma estratégia de ensino que explicita e discute, na prática médica, questões relacionadas a corporeidade, gênero e cuidado à saúde. Nessa perspectiva, procurou-se explorar a potencialidade transgressora da arte como uma forma de problematizar um conjunto de pressupostos, princípios e valores subjacentes às relações sociais que, usualmente, são estabelecidas nos encontros entre terapeutas e pacientes. Neste artigo, discutimos apenas sobre um módulo dessa disciplina: aquele em que usamos exemplos de performances artísticas para refletir a dimensão corporal da experiência humana (corporeidade) e o mundo da vida cotidiana.
Palavras-chave: Humanidades médicas, Corpo, Arte
Como citar (ABNT):
RABELO, L. M.; ALVES, P. C. B. .; GALLIAN, D. M. C. . Arte, corpo e humanidades na formação do profissional em saúde. Trabalho, Educação e Saúde, [S. l.], v. 22, p. 12, 2024. DOI: 10.1590/1981-7746-ojs2723. Disponível em: https://www.tes.epsjv.fiocruz.br/index.php/tes/article/view/2723. Acesso em: 29 abr. 2024.