Escola Paulista de Medicina
Postgraduate Program Name

2023 - A formação humanística para estudantes e profissionais da Odontologia - Marcucci e Gallian

Link direto paraa revista: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1871 

A formação humanística para estudantes e profissionais da Odontologia

uma dimensão esquecida

Autores

  • Marcelo MarcucciUniversidade Federal de São Paulo
  • Dante Marcelo Claramonte GallianUniversidade Federal de São Paulo

DOI: 

https://doi.org/10.30979/revabeno.v23i1.1871

Palavras-chave: 

Odontologia, Ciências Humanas, Humanização da Assistência, Educação em Odontologia

Resumo

As Humanidades compõem um agrupamento de conhecimentos sobre artes, literatura e ciências humanas voltadas para a área da saúde, que surgiram como contraponto à excessiva tecnologização da saúde. Seu pressuposto é auxiliar o profissional da saúde a desenvolver conhecimentos além dos saberes técnicos, suportados nas ciências humanas e humanidades, e que permitam interagir com o paciente em todas as suas dimensões:  espirituais, éticas, psíquicas, culturais e sociais. O objetivo desta revisão de literatura foi trazer uma reflexão sobre a importância das Humanidades para a atuação do cirurgião-dentista apontando alguns caminhos para seu desenvolvimento.  A estratégia de busca de artigos foi a seleção de uma amostra de conveniência proveniente de três bases de dados (LILACS, PubMed e SciELO), além de excertos de livros sobre o tema, no período de 1995 à 2021. Observou-se que a discussão sobre as Humanidades está mais avançada na área médica, com iniciativas nos currículos de graduação e espaço próprio em alguns periódicos científicos. Na Odontologia, o tema ainda é pouco discutido nas instituições de ensino e na formação continuada dos profissionais. No Brasil, alguns grupos, como o Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), desenvolvem um trabalho pioneiro com acadêmicos de saúde envolvendo a leitura reflexiva de obras clássicas da literatura. Especificamente na área odontológica, não foram encontrados registros de iniciativas similares. Mais estudos no cenário odontológico são necessários para maior conhecimento do assunto.

Downloads

 

Biografia do Autor

Marcelo Marcucci, Universidade Federal de São Paulo

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi), São Paulo, São Paulo, Brasil.

Dante Marcelo Claramonte Gallian, Universidade Federal de São Paulo

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi), São Paulo, São Paulo, Brasil.

Referências

Gallian D, Ponde LF, Ruiz R. Humanização, humanismos e humanidades; problematizando conceitos e práticas no contexto da saúde no Brasil. Rev Int Human Med [Internet]. 2012;1(1):41-52. doi: https://doi.org/10.37467/gka-revmedica.v1.1293

Lambert DR, Lurie SJ, Lyness JM, Ward DS. Standardizing and personalizing science in medical education. Acad Med [Internet]. 2010;85(2):356-362. doi: https://doi.org/10.1097/acm.0b013e3181c87f73

Adorno TW, Horkheimer M. Dialética do Esclarecimento. 1º ed. Zahar; 1985.

Dood J. Crisis and reflection: an essay on Edmund Husserl's Crisis of the European sciences. Dordrecht: Kluwer; 2005.

Rios IC. Humanidades médicas como campo de conhecimento em medicina. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2016;40(1):21-29. doi: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n1e01032015

Rios IC. Humanidades e medicina: razão e sensibilidade na formação médica. Ciênc Saúde Colet [Internet]. 2010;15(supl.1):1725-1732. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-81232010000700084

Charon R, Banks JT, Connely JE, Hawkins AH, Hunter KM, Jones AH, et al. Literature and medicine: contributions to clinical practice. Ann Intern Med [Internet]. 1995;122(8):599-606. doi: https://doi.org/10.7326/0003-4819-122-8-199504150-00008

Alvarez-Diaz JA. Importancia de la literatura dentro de las humanidades médicas. Gac Méd Méx [Internet]. 2010;146(1):71-75.

Coelho T. A cultura como experiência. In: Ribeiro, RJ, editor. Humanidades: um novo curso na USP. São Paulo: Editora USP; 2001.

Ministério da Saúde, Secretaria Executiva, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Humaniza SUS: Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. Brasília: Ministério da Saúde 2004 [citado em 17 de janeiro de 2022]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_2004.pdf

Gallian DMC. Literatura e formação humanística em medicina: o experimento do Laboratório de Humanidades da EPM/UNIFESP. Rev Med [Internet]. 2012 [citado em 10 de abril de 2023]; 91(3):174-177. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/58979/61965

Berenguer AD, Turnes A, Aguilar B, Sanguinetti M, Martinotti P. Humanidades médicas em la Facultad de Medicina - UdelaR. Arch Med Int [Internet]. 2016 [citado em 17 de janeiro de 2022];37(1):24-29. Disponível em: http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1688-423X2015000100005

Calvino I. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras; 1993.

Sakamoto JI, Gallian DMC. Laboratório de humanidades: percurso estético literário como dinâmica humanizadora à saúde. Via Atl [Internet]. 2016;29:157-171. doi: https://doi.org/10.11606/va.v0i29.107965

Nacaguma S, Gallian D, Ruiz R. Literatura e humanização na universidade: uma proposta de formação. Reveduc [Internet]. 2021;15:e4413. doi: https://doi.org/10.14244/198271994413

Lima CC, Guzman SM, Benedetto MAC, Gallian DMC. Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde. Interface [Internet]. 2014;18(48):139-150. doi: https://doi.org/10.1590/1807-57622013.0708

Shalev D, McCann R. Can the medical humanities make trainees more compassionate? A neurobehavioral perspective. Acad Psychiatry [Internet]. 2020;44(5):606-610. doi: https://doi.org/10.1007/s40596-020-01180-6

Shapiro J, Coulehan J, Wear D, Montello M. Medical humanities and their discontents: definitions, critiques and implications. Acad Med [Internet]. 2009;84(2):192-198. doi: https://doi.org/10.1097/acm.0b013e3181938bca

Ousager J, Johannessen H. Humanities in undergraduate medical education: a literature review. Acad Med [Internet]. 2010;85(6):988-993. doi: https://doi.org/10.1097/acm.0b013e3181dd226b

Marti KC, Mylonas AI, MacEachern M, Gruppen L. Humanities in predoctoral dental education: a scoping review. J Dent Educ [Internet]. 2019;83(10):1174-1196. doi: https://doi.org/10.21815/jde.019.126

Commission on Dental Accreditation. Accreditation standards for dental education programs. 2018 [citado em 17 de janeiro de 2022]. Disponível em: https://coda.ada.org/en/current-accreditation-standards

Holden A. Incorporating humanities in dental education is essential, but seldom routine. J Evid Base Dent Pract [Internet]. 2020;20(2):e101442. doi: https://doi.org/10.1016/j.jebdp.2020.101442

Zahra FS, Dunton K. Learning to look from different perspectives – what can dental undergraduates learn from na arts and humanities-based teaching approach? B Dent J [Internet]. 2017;222:147-150. doi: https://doi.org/10.1038/sj.bdj.2017.109

Vergnes JN, Apelian N, Bedos C. What about narrative dentistry? JADA [Internet]. 2015;146(6):398-401. doi: https://doi.org/10.1016/j.adaj.2015.01.020

Mani SD, Chen NLP, Menon V, Babar MG. Stories and perspective taking: augmenting dental students understanding of patient care. Med Teach [Internet]. 2021;43(sup1):s18-s24. doi: https://doi.org/10.1080/0142159x.2019.1666206

Castro AI. La receptividad hacia la integración de las artes liberales en el currículo de la Escuela de Medicina de la Universidad de Puerto Rico. P R Health Sci J [Internet]. 1993;2(1):63-71. doi: https://doi.org/10.3145/epi.2017.may.18

Freud S. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. 1905. In: Freud S. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. 7 ed. Rio de Janeiro: Imago; 1980. doi: https://doi.org/10.1590/s1415-47142011000300012

McLeod ME. Doctor-patient relationship: perspectives, needs and comunication. Am J Gastroent [Internet]. 1998;93(5):676-680. doi: https://doi.org/10.1111/j.1572-0241.1998.676_a.x

Downloads

Publicado

29-07-2023

Como Citar

Marcucci, M., & Gallian, D. M. C. (2023). A formação humanística para estudantes e profissionais da Odontologia: uma dimensão esquecida. Revista Da ABENO23(1), 1871 . https://doi.org/10.30979/revabeno.v23i1.1871

© 2013 a 2024 - Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Rua Loefgreen, 2032 - Vila Clementino, São Paulo - SP 

Please publish modules in offcanvas position.