Escola Paulista de Medicina
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2022 - Literatura, humanização e saúde no ambiente corporativo: a experiência do laboratório de leitura como instrumento de responsabilidade humanística na agenda ESG - por Alexandre Augusto Maia Seraphim

Alexandre Augusto Maia Seraphim
LITERATURA, HUMANIZAÇÃO E SAÚDE NO AMBIENTE CORPORATIVO: A EXPERIÊNCIA DO LABORATÓRIO DE LEITURA COMO INSTRUMENTO DE RESPONSABILIDADE HUMANÍSTICA NA AGENDA ESG
Dissertação apresentada à Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina, para obtenção do Título de Mestre em Ciências.
São Paulo
2022

Orientador: Prof. Dr. Dante M. Claramonte Gallian

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Resumo
Objetivo: Este trabalho propõe a investigação do potencial da metodologia do Laboratório de Leitura como promotora de humanização e saúde no ambiente corporativo e a discussão destas práticas como parte da estratégia das organizações. Métodos: Esta abordagem estende o campo de estudos da humanização, da área da saúde coletiva, onde o Laboratório de Leitura é aplicado desde 2003, para o âmbito da administração de empresas. Amplia o arcabouço de metodologias e práticas de gestão humana e social nas organizações. Levanta a questão da desumanização no contexto da modernidade, seus efeitos e sua abrangência sobre as organizações como parte da sociedade. Resultados: A primeira parte do trabalho está centrada na experiência realizada na Natura, nos anos de 2012 e 2013, e é apresentada na forma de um artigo científico, submetido a uma revista indexada, no momento, em processo de revisão. Essa experiência foi pioneira na aplicação do Laboratório de Leitura como metodologia de intervenção no ambiente corporativo, implementado em três ciclos, com a participação voluntária de 38 colaboradores, em 17 encontros ao longo de três semestres. A coleta e a análise de dados seguiram protocolos da pesquisa qualitativa. A partir dos registros dos encontros e entrevistas com dez participantes do Laboratório de Leitura, adotou-se a abordagem fenomenológico-hermenêutica para interpretação das narrativas e avaliação dos resultados. O estudo conclui que o Laboratório de Leitura promove a humanização no ambiente corporativo, através do efeito estético-reflexivo provocado pela literatura, e preconiza o desenvolvimento de práticas de gestão baseadas nas Humanidades, como estratégia efetiva de humanização. O estudo indica um caminho de engajamento das empresas nesta agenda pela via da vantagem competitiva, e propõe sua discussão como uma dimensão das responsabilidades corporativas. A segunda parte do trabalho amplia e atualiza a discussão iniciada com o estudo da Natura, pela incorporação do conhecimento acumulado ao longo dos últimos dez anos dessa pesquisa, com base na experiência de aplicação do Laboratório de Leitura em outras empresas e na evolução do conceito de responsabilidade corporativa. Conclusões: Apresentamos esse conteúdo, reproduzindo integralmente o texto do livro que publicamos em setembro desse ano, no qual aprofundamos o referencial teórico da pesquisa e propomos a responsabilidade humanística como elemento integrante da agenda ESG (Environment, Social, Governance) das empresas.
Descritores: Leitura; Narrativas pessoais; Literatura; Hermenêutica; Cultura organizacional; Humanização da assistência.

Abstract
Objective: This study proposes investigating the Reading Laboratory methodology's potential as a promoter of humanization and health in the corporate environment and discussing these practices as part of the strategy of organizations. Methods: This approach extends the field of humanization studies from the collective health area, where the Reading Lab has been applied since 2003, to the field of business administration. It expands the framework of methodologies and practices of human and social management in organizations. It raises the issue of dehumanization in the context of modernity, its effects, and its scope on organizations as part of society. Results: The first part of the work is centered on the experience at Natura, in 2012-2013. It is presented as a scientific article, submitted to an indexed journal, and is currently in the process of revision. This experience was a pioneer in applying the Reading Lab as an intervention methodology in the corporate environment, implemented in three cycles, with the voluntary participation of 38 employees, in 17 meetings over three semesters. Data collection and analysis followed qualitative research protocols. Based on the records of the meetings and interviews with ten participants in the Reading Lab, we adopted the phenomenological-hermeneutic approach to interpret the narratives and evaluate the results. The study concludes that the Reading Lab promotes humanization in the corporate environment through the aesthetic-reflexive effect provoked by Literature. It advocates the development of management practices based on the Humanities as an effective humanization strategy. The study indicates a way for companies to engage with this agenda through competitive advantage. It proposes its discussion as a dimension of corporate responsibilities. The second part expands and updates the dialogue that began with the Natura study. Conclusions: It incorporates the knowledge accumulated over the last ten years of this research, based on the experience of applying the Reading Laboratory to other companies and on the evolution of the concept of corporate responsibility. We present this content, reproducing in full text the book we published in September this year. We expand on the theoretical research framework and propose humanistic responsibility as an integral element of companies’ ESG (Environment, Social, Governance) agenda.

Keywords: Reading; Personal narratives; Literature; Hermeneutics; Organizational culture; Humanization of assistance.

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