Percepções de Docentes sobre as Tecnologias no Ensino em Saúde
ARTIGO COMPLETO (site da revista)
Autores
Adriana Teixeixa Pereira
Universidade Federal de São Paulo
https://orcid.org/0000-0002-1718-0883
Simeão Donizete Sass
Universidade Federal de São Paulo
http://orcid.org/0000-0001-6390-7089
Dante Marcello Claramonte Gallian
Universidade Federal de São Paulo
http://orcid.org/0000-0002-5452-215X
Resumo
Diante das atuais mudanças na educação notou-se um grande avanço das tecnologias em todos os níveis de ensino e em diversas áreas do conhecimento. Este artigo teve como objetivo refletir e discutir sobre o papel do docente frente às tecnologias no ensino em saúde. Esta pesquisa qualitativa pautou-se no método de História Oral de Vida. Foram realizadas dez entrevistas livres com os docentes do ensino em saúde de diferentes cursos (graduações, pós-graduações e cursos técnicos). A casuística foi composta por dois médicos, dois psicólogos, um biomédico, três pedagogos, um enfermeiro e um docente de tecnologia em saúde-hospitalar, atuantes em universidades públicas e privadas na cidade de São Paulo. Para análise dos dados, utilizou-se o método de Imersão e Cristalização, segundo a Abordagem Fenomenológica Hermenêutica. Como resultado explorou-se apenas uma única categoria temática: Os docentes frente à Tecnologia da Educação a Distância: problemas e desafios. Concluiu-se que a implementação dos recursos tecnológicos na Educação a Distância está em processo gradativo de mudanças de paradigmas educacionais; adaptação dos docentes-discentes; necessidade de qualificação dos professores e falhas na infraestrutura das universidades.
Palavras-chave: Educação a distância. Tecnologias. Ensino em saúde.
Publicado
2020-08-21
Como Citar
PEREIRA , A. T.; SASS, S. D. .; GALLIAN, D. M. C. Percepções de Docentes sobre as Tecnologias no Ensino em Saúde. EaD em Foco, v. 10, n. 2, 21 ago. 2020.