Escola Paulista de Medicina
Postgraduate Program Name

2020 - História oral da terapia ocupacional em São Paulo e seus desdobramentos na comunidade de destino (capítulo de livro - Melo, Gallian)

Publicado em:

ROSSIT, Rosana Aparecida Salvador; SEIFFERT, Otilia Maria Lúcia Barbosa (Org.). Avaliação, currículo, docência e formação em saúde: Itinerários Percorridos - Volume 1. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS), 2020. 297 p. (Coleção Ensino em Ciências da Saúde, v. 1).

Ler na íntegra: https://repositorio.unifesp.br/bitstream/handle/11600/58428/ColetaneaECS_Vol1_AVALIACAO_CURRICULO_DOCENCIA_FORMACAO%20EM%20SAUDE.pdf?sequence=1&isAllowed=y (P. 172 - 189)

HISTÓRIA ORAL DA TERAPIA OCUPACIONAL EM SÃO PAULO E SEUS DESDOBRAMENTOS NA COMUNIDADE DE DESTINO

Daniela Oliveira de Carvalho Veríssimo e Melo
Terapeuta Ocupacional
Doutoranda em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (USP)
São Paulo – SP

Dante Marcello Claramonte Gallian
Universidade Federal de São Paulo
Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi)
São Paulo – SP

RESUMO: Ao extrapolar as fronteiras da Terapia Ocupacional, aceitamos o ofício historiográfico do diálogo com diferentes campos para contextualizar e historicizar a fundação da Terapia Ocupacional como profissão em São Paulo. Para tanto, adotamos como recorte espacial a capital do estado e como recorte temporal o período entre 1956 – ano de criação do Instituto Nacional de Reabilitação, primeira política indutora da formação de terapeutas ocupacionais em São Paulo – e 1969 – ano da regulamentação da profissão por meio do Decreto-lei nº 938, de 13 de outubro de 1969. São apresentados os principais desdobramentos da dissertação Em busca de um ethos: narrativas da fundação da Terapia Ocupacional na cidade de São Paulo, 1956-1969 (MELO, 2015) na comunidade de destino da pesquisa formada por terapeutas ocupacionais, a saber: a desconstrução do mito fundador; reparação às primeiras turmas formadas; fenômeno de localização de documentos e, como conclusão, a delimitação da história da Terapia Ocupacional como campo de conhecimento e pesquisa.

Palavras-chave: História da Terapia Ocupacional; História do século XX; Entrevista.

© 2013 a 2024 - Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Rua Loefgreen, 2032 - Vila Clementino, São Paulo - SP 

Please publish modules in offcanvas position.