ADLER, Maristela Schiabel and GALLIAN, Dante Marcello Claramonte. Escola médica e Sistema Único de Saúde (SUS): criação do curso de medicina da Universidade Federal de São Carlos, SP, Brasil (UFSCar) sob perspectiva de docentes e estudantes. Interface (Botucatu) [online]. 2018, vol.22, n.64, pp.237-249. Epub June 05, 2017. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0455.
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) implantou seu curso de Medicina em 2006, com currículo baseado em competências e aprendizado prático integrado ao SUS. O objetivo deste trabalho é apresentar uma pesquisa com docentes e graduandos da Primeira Turma da Medicina-UFSCar, realizada por meio da metodologia da História Oral de Vida. As narrativas indicam que o currículo favoreceu o desenvolvimento de competências como: capacidade de busca, pensamento crítico-reflexivo e autogerenciamento do aprendizado, apesar de relatos sobre deficiências em infraestrutura. A prática integrada ao SUS, especialmente nas Unidades de Saúde da Família, aprimorou as dimensões intelectivas, relacionais e afetivas do cuidado, favorecendo a autonomia profissional.
Keywords : Educação de graduação em medicina; Educação baseada em competências; Aprendizagem baseada em problemas; Sistema Único de Saúde.
Completo: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-32832018000100237&script=sci_abstract&tlng=pt