Formação médica e serviço único de saúde: propostas e práticas descritas na literatura especializada
Medical education and the brazilian unified health system: proposals and practices from specialized literature
Maristela Schiabel, Adler; Dante Marcello Claramonte, Gallian.
Rev. bras. educ. med.; 38(3); 388-396; 2014-09
SciELO Brasil | Idioma: Português
Resumo em português
INTRODUÇÃO: A partir da criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a graduação em Medicina, algumas escolas de Medicina têm procurado integrar o treinamento médico dos alunos aos serviços públicos de saúde. OBJETIVO: Identificar na literatura exp eriências de treinamento de alunos de Medicina no SUS. MÉTODOS: Artigos publicados entre janeiro de 2002 e dezembro de 2012 foram selecionados de buscas realizadas nos bancos de dados Scielo, PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), usando-se os termos "educação médica", "graduação em Medicina" e "Sistema Único de Saúde". Os autores avaliaram a elegibilidade dos artigos. RESULTADOS: Foram incluídos e categorizados 31 artigos. As experiências práticas no SUS foram associadas a currículos integrados, currículos tradicionais, a currículos tradicionais em fase de adequação às novas DCN e a práticas médicas inseridas em projetos extracurriculares. CONCLUSÃO: A literatura revisada desenha um cenário positivo para o treinamento de alunos de Medicina no SUS, destacando a integração entre docentes e profissionais de saúde como um caminho para a formação médica atual.
Resumo em inglês
INTRODUCTION: Since the creation of the Unified Health System (SUS) and the new National Curriculum Guidelines (DCN) for undergraduate courses in Medicine, some Medical Schools in Brazil have been trying to integrate medical training with public health services. OBJECTIVE: To identify in the literat ure experiences of undergraduate medical training within the SUS. METHODS: Articles published between January 2002 and December 2012 were selected from searches of the Scielo, PubMed and Virtual Health Library (BVS) databases, using the terms "medical education", "undergraduate medical education" and "Unified Health System". The reviewers assessed the eligibility of the articles. RESULTS: Thirty-one articles were included and categorized. Practical experiences in the SUS were associated with integrated curricula, traditional curricula, with traditional curricula in the process of being adapted to the new DCN and with extracurricular projects. CONCLUSION: The reviewed literature paints a positive picture for undergraduate medical training in the Unified Health System, emphasizing integration between medical educators and health professionals as a pathway for current medical training.