Literatura e formação humanística em medicina: o experimento do Laboratório de Humanidades da EPM/UNIFESP
Dante Marcello Claramonte Gallian
Resumo:
Este artigo descreve, a partir da experiência com uma atividade educacional desenvolvida com alunos de graduação e pós-graduação da EPM-UNIFESP, o Laboratório de Humanidades, a forma como a leitura e discussão de clássicos da literatura universal pode contribuir para o processo de formação humanística e humanização de futuros médicos e profissionais da saúde em geral. Fundamentado na perspectiva teórica das humanidades e na observação empírica do fenômeno educacional, este estudo aponta a experiência estética e reflexiva a partir da literatura como forma privilegiada de promover a humanização no contexto educacional.
Palavras-chave: Educação médica; Humanidades; Ciências humanas/ética; Ciências humanas/educação; Humanização da assistência; Humanismo. Atividades humanas/ética; Literatura.
Texto completo: http://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/58979
DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v91i3p174-177