Entre dois continentes: literatura e narrativas humanizando médicos e pacientes
Between two continents: literature and narratives for humanizing doctors and patients
Entre dos continentes: la literatura y las narrativas que humanizan médicos y pacientes
Maria Auxiliadora Craice De Benedetto*
RESUMO: O ensino baseado exclusivamente em um modelo biomecânico tem se mostrado insuficiente para a formação de bons profissionais na área da Medicina. Com o desenvolvimento da especialidade Medicina de Família (MF) e seu estabelecimento como especialidade acadêmica foi possível uma ampliação desse modelo para a construção de um modelo biopsicossocial. Temas como reflexão, autoconhecimento, sentimentos, crenças, sofrimento, morte, compaixão e empatia, os quais têm a ver com as dimensões imponderáveis do ser humano, passaram a ser valorizados e enfocados em educação médica graças à introdução do ensino das Humanidades nos currículos de diversas universidades em todo o mundo. Este artigo mostra os benefícios de se incluir textos e métodos literários, assim como a metodologia denominada Medicina baseada em Narrativas, como instrumentos educacionais em cenários teórico-práticos de ensino da MF.
PALAVRAS-CHAVE: Humanidades. Literatura. Medicina.
ABSTRACT: Teaching based exclusively on a biomechanical model has shown to be insufficient for educating good professionals in the area of medicine. With the development of the specialty named Family Medicine (FM) and its establishment in the academic setting, it was possible to go beyond this model for constructing a biopsychosocial model. Themes such as reflection, self-knowledge, feelings, beliefs, suffering, death, compassion and empathy, that have to do with the imponderable dimensions of human beings, began to be valued and tackled in medical education thanks to the introduction of the teaching of Humanities in the programs of study of several universities in the world. This article shows the benefits of including texts and literary methods, as well as the methodology called Medicine based on Narratives, as education instruments in practical-theoretical settings for teaching FM.
KEYWORDS: Humanities. Literature. Medicine.
RESUMEN: La enseñanza basada exclusivamente en un modelo biomecánico se muestra insuficiente para la formación de buenos profesionales en la área de la Medicina. Con el desarrollo de la especialidad académica, se hace posible una ampliación de ese modelo para la construcción de un modelo biopsicosocial. Temas como reflexión, autoconocimiento, sentimientos, creencias, sufrimiento, muerte, compasión y empatía, que se relacionan con las dimensiones imponderables del ser humano, pasaron a ser valorados y enfocados en la área de la educación médica gracias a la introducción de la enseñanza de las Humanidades en los currículos de diversas universidades en todo el mundo. Este artículo muestra los beneficios de la inclusión de textos y métodos literarios, así como la metodología nombrada Medicina basada en Narrativas, como instrumentos educacionales en escenarios teórico-prácticos de enseñanza de la MF.
PALABRAS-LLAVE: Humanidades. Literatura. Medicina.