Pesquisador: Iêda Maria Barbosa Aleluia
Nível: pós Doutorado (Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva / Campus: São Paulo)
Situação: Em andamento (ano início: 2022 fim: 2025)
Financiamento: próprio
Orientador: prof. Dante Marcello Claramonte Gallian
Resumo:
Introdução: Com o advento da pandemia de Covid-19, declarada pela OMS em março de 2020, muitas mudanças aconteceram na sociedade devido às medidas tomadas para a sua contenção, entre elas o confinamento social. As consequências da pandemia se estenderam do biológico ao social, afetando a saúde física e mental das pessoas através do mudo. Objetivos: Este estudo visa descrever as narrativas de docentes de cursos de medicina durante o período da pandemia, tentando desta forma conhecer mais sobre as relações pessoais estabelecidas, o ambiente habitado, os sentimentos, sensações e imagens surgidos, e os desafios enfrentados no trabalho de professor. Metodologia: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e quantitativa, transversal, onde docentes do curso de medicina de 03 instituições (02 públicas e 01 privada) serão convidados, via formulário online, para uma entrevista semiestruturada, virtual. As entrevistas serão gravadas, transcritas e submetidas à Análise de Conteúdo de Bardin; os dados quantitativos serão submetidos à estatística descritiva, com média e desvio padrão para as variáveis contínuas e frequência e proporção para as categóricas, no software da IBM, SPSS 14.0. Os dados serão coletados após a aprovação no CEP da UNIFESP. Resultados esperados: Com a análise dos dados, os pesquisadores esperam contribuir com ações voltadas para a saúde mental dos docentes e para a práxis docente.
Palavras chave: Educação Médica. Narrativas. Pandemia Covid-19. Humanidades.