Marlon Ribeiro da Silva. Experimentando Goethe: O romance Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister como desencadeador de reflexão e humanização num cenário de formação humanística na área da saúde
Nível: Mestrado (Programa Saúde Coletiva – EPM/UNIFESP)
Resumo: Nosso interesse neste projeto é retomar a discussão da formação integral do profissional de saúde, em articulação com o projeto "As Patologias da Modernidade e os Remédios das Humanidades: Investigação e Experimentação", coordenado pelo Prof. Dr. Dante Marcello Claramonte Gallian do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Departamento de Medicina Preventiva da EPM-UNIFESP, onde se espera investigar o papel das humanidades, no caso, a literatura, enquanto meio de humanização efetiva no âmbito da saúde, partindo da análise qualitativa de uma experiência educacional concreta: o Laboratório de Humanidade. Consideramos que estudando uma obra literária clássica e característica de seu tempo, nos é possível aprender, através da obra ou autor em questão, não somente características culturais de uma época, mas também valores conceituais ou morais, tanto quanto anseios, emoções, sentimentos, afinidades ou outra característica comum à vida humana. Com essa perspectiva que esperamos que o romance "Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister" de Goethe nos ajude a pensar a humanização do profissional de saúde. Uma leitura conceitual e crítica do conceito "Bildung", com base no romance, poderá nos levar a reflexões importantes no que tange à finalidade e a pratica deste processo de formação. Tendo "Bildung" como potencial humanizador, um conceito que sugere uma experiência de vida, de tal forma que leve à formação pessoal.
Situação: Finalizado: 2011-2013
Financiamento: CAPES (bolsa de mestrado)