Laboratório do Olhar: Fotografia e Humanização em Saúde
Docentes Responsáveis: Dante Marcello Claramonte Gallian / Yuri Bittar
Neste curso iremos pensar e experimentar o potencial humanizador da fotografia e das práticas contemplativas no ensino em saúde, na forma de um curso/disciplina optativa, intitulado Laboratório do Olhar. Como humanizador aqui entende-se a melhora de qualidade de vida e a “ampliação da esfera do ser”, uma busca por sentir, pensar e agir mais humanos, através das humanidades e experiências estético-reflexivas.
A partir da experiência anterior com o Laboratório de Humanidades, que indica que essa força vem na verdade da narrativa, e da experiência do Centro Mente Aberta com Mindfulness, que demonstra a eficácia das práticas contemplativas em saúde, podemos afirmar que a fotografia, como narrativa e como atividade contemplativa (Mindfulness), tem potencial para ter o mesmo efeito. Pesquisas teóricas e práticas já nos mostraram fortes indícios de que tanto a narrativa como as práticas contemplativas tem forte impacto humanizador, e pretendemos com esta atividade, a junção de fotografia, narrativa e Mindfulness em uma atividade prática, levar os participantes á uma prática humanizadora e auto-reflexiva.
Departamento / Disciplina: Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi)
Inscrições http://goo.gl/forms/Qn7kCwhCyJ (são apenas 6 vagas disponíveis)
E-mail do Responsável: bittar@unifesp.br
Local: Rua Botucatu 740
18/08 – Anf. 1, 1º andar
25/08 - Anf .1, 2º andar
01/09 - Anf. 1, 1º andar
15/09 - Anf. 1, 1º andar
22/09 - Anf. 1, 1º andar
29/09 - Anf 2 do 1º andar
13/10 - Anf. 1, 1º andar
27/10 - Anf 1 - 2º andar
03/11 - Anf. 1, 1º andar
Objetivos Gerais
Levar os participantes, a partir da prática da fotografia contemplativa e da posterior discussão, a uma experiência estético-reflexiva, por si mesma humanizadora, mas ainda a um processo afetivo-intelectivo-volitivo e á “ampliação da esfera do ser” propiciados por uma experiência interpelativa, assim permitindo que se apropriem de novos conceitos e instrumentos para seu dia a dia, seja como pessoa, aluno ou pesquisador.
Objetivos Específicos
• Mostrar aos participantes o potencial das humanidades e das práticas contemplativas (Mindfulness), aplicadas à saúde e ao ensino, como prática humanizadora;
• Oferecer um espaço de reflexão e compartilhamento de experiências, suscitadas pela prática contemplativa;
• Levantar questões essenciais referentes ao processo de humanização individual e coletiva;
• Gerar um espaço de socialização e humanização a partir da troca de ideias e concepções;
• Fornecer um amplo repertório humanístico para o estudante da área da saúde.
Tipo de Avaliação
Os participantes serão convidados a registrar um relato de suas experiências durante o ciclo, por escrito ou mesmo atravéz de imagens.
Metodologia:
Os participantes serão convidados a praticar a Fotografia Contemplativa (uma prática simples e acessível), mostrar e discutir as fotos e o intinerário a partir delas, escutar a “poesia” das fotos, que sentimentos elas trazem, algo que o outro diz, o que dizem as fotos (Biografema). A prática será constituída de 3 momentos, divididos em 9 encontros. No primeiro será explicado o objetivo da atividade e como funciona a fotografia contemplativa. A partir de segundo encontro, e até o oitavo, veremos as fotos feitas pelos participantes, dois a cada dia, e a partir delas faremos a discussão.
Programação
Programação: Aula 01
Apresentação
Programação: Aula 02-08
Itinerários de leitura
Metodologia básica de cada encontro do LabOlhar:
- Luz na memória: histórias de leitura dos participantes a partir das imagens mostradas no dia (menos do autor).
- Caminhada fotográfica: itinerário de discussão traçado a partir destas primeiras impressões, traçado pelo coordenador.
- Retrato revelado: o autor fala de sua foto, como foi fazê-la, e o que mudou após discussão do grupo.
Programação: Aula 09
Álbum fotográfico: histórias de convivência - conclusão do curso
Bibliografia:
Albornoz 2005 Sebastião Salgado o problema da ética e da estética na Fotografia Humanista – Revista Contemporânea n04 2005
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