O projeto prevê oferecer práticas livres de meditação dentro do âmbito da UNIFESP Campus São Paulo, para alunos, servidores, funcionários e comunidade. A meditação é uma importante ferramenta de qualidade de vida e saúde, e ainda uma forma de integração entre os públicos que formam a UNIFESP. As práticas de forma geral devem ser gratuitas e abertas ao máximo de pessoas. Eventualmente podem ocorrer cursos e eventos de outros formatos.
Atividade GRATUITA vínculada ao Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) UNIFESP Campus São Paulo.
Meditação livre nas quintas 2024 Semanalmente, nas quintas-feiras, presencial (para alunos, comunidade e funcionários), 12h - 13h. De 7 de março a 27 de junho Local: CeHFi - R. Loefgren, 2026, 1º andar - escada externa Oferecemos um momento e lugar para a prática da meditação, uma forma de se “experimentar” e vivenciar o momento presente e buscar mais qualidade de vida. O objetivo é tanto o de apresentar o conceito de mindfulness como de promover qualidade de vida para nossa comunidade. As "ferramentas" apresentadas podem nos ajudar a lidar com situações estressantes e aproveitar melhor nosso dia a dia. Público:
INSCRIÇÕES (a qualquer momento) Dúvidas: escreva para bittar@unifesp.br |
Sobre o projeto:
Histórico: Este projeto começou em junho de 2017 a pedido da coordenação da graduação do Campus São Paulo e com apoio do Mente Aberta Brasil - UNIFESP. Desde então os encontros tem aconteciso semanalmente, parando apenas nos períodos de férias escolares. Em 2022 iniciamos uma nova fase do projeto, a MEDITAÇÃO E SAÚDE.
Equipe:
- Dr. YURI BITTAR
Coordenador - Profa. Dra. MARIANA CABRAL SCHVEITZER
Vice-coordenadora - Prof. FÁBIO GUEDES
Professor
Fundamentação Teórica: A meditação que apresentamos é baseada em mindfulness, mas não exclui outras formas de meditação e práticas contemplativas. Estas têm sido importante recurso no âmbito universitário, tendo um potencial amplamente explorado de “melhorar o manejo de situações estressantes no dia a dia de trabalho” (Demarzo; Garcia-Campayo, 2017, p. 28). Mindfulness é como um processo não narrativo, não conceitual, chamado de “modo ser”, onde a mente não trabalha julgando ou descrevendo, mas vivendo, quando o “foco está em aceitar e permitir a experiência dos fenômenos em nossa vida diária, sem pressão para mudá-la e sem julgá-la” (DEMARZO, CAMPAYO, 2015. P.23).
Objetivos:
- Incentivar a prática diária da meditação;
- Apresentar diversas formas de autocuidado;
- Combater o estresse;
- Oferecer disciplinas eletivas eventualmente;
- Participar de eventos da universidade;
- Colaborar na integração das pessoas envolvidas: alunos, servidores e comunidade;
Justificativa: Mesmo antes da Pandemia do Covid-19 a questão da saúde mental dos alunos de medicina e dos demais cursos da área da saúde tem sido alvo de crescente preocupação em todo o mundo. Há evidências de que as próprias características destes cursos têm relação com o surgimento de quadros graves, principalmente depressão e ideação suicida, nesta população (ZAIDHAFT, 2019).
As práticas meditativas, ao treinar nossa capacidade de focar “em nada” e ao mesmo tempo ver tudo, contribuem para ampliarmos a capacidade de encontrar o extraordinário no ordinário (ZEHR, 2005, p.24). Tendo como um dos seus principais objetivos o combate ao estresse através de regulação emocional e flexibilidade psicológica, as intervenções baseadas em “mindfulness” têm sido cada vez mais utilizadas e reconhecidas como preventivas e terapêuticas, seguras, eficazes e efetivas na área da saúde e outras áreas (http://mindfulnessbrasil.com).
Metodologia: A principal atividade será um encontro semanal de prática livre de meditação. Neste será oferecido práticas de meditação básicas que podem ser depois mantidas em práticas diárias pelos participantes. As práticas serão baseadas em mindfulness e outras tradições meditativas. Eventualmente ofereceremos outros formatos como cursos, oficinas e palestras.
Resultado Esperado: Esperamos com este projeto oferecer recursos para que os participantes fortaleçam suas práticas de autocuidado e também utilizem em suas atividades profissionais e pesquisas, ampliando assim a repercussão da meditação na área acadêmica e fora deste.