"O Seminário do grupo de pesquisa de humanidades, narrativas e humanização em saúde tem como objetivo proporcionar aos pesquisadores uma maior imersão nos temas propostos, sempre voltado às pesquisas de cada participante, buscando além do aprofundamento uma aproximação e colaboração entre as pesquisas..."
INSCRIÇÕES Formulário de inscrições CeHFi 2021/1 (de 01/02/2021 a 26/02/2021) Somente alunos regularmente matriculados nos programas de pós graduação da UNIFESP (inscrição via site do CeHFi) * ATENÇÃO - a partir deste semestre cada aluno só pode participar de uma única disciplina do CeHFi por semestre. Para exceções favor entrar em contato enviando justificativa.
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Disciplina de Pós Graduação (Grupo de pesquisa apenas para orientados do CeHFi e pesquisadores associados)
1º SEMESTRE DE 2021
Professor Responsável: Prof. Dr. Dante Gallian (CeHFi – PPGSC - PPGECS)
Professores Participantes: Prof. Dr. Dante Gallian (CeHFi – PPGSC - PPGECS), Prof. Dr. Simeão Sass (CeHFi), Profa. Dra. Nádia Vieira (CeHFi), Profa. Dra. Viviane Cristina Cândido (CeHFi)
Promoção: Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) / Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Dep. de Med. Prev. da EPM/ Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde do CEDESS-UNIFESP.
Atividades síncronas (aulas presenciais) às quartas-feiras (quinzenal), 10 – 12:00hs e atividades assíncronas (leitura) por 2 horas semanais
Carga Horária Didática: 18
Carga Horária Atividades: 36
Créditos: 4 (mínimo de 75% de presença e aproveitamento em avaliação escrita)
Vagas: 20
Pré-requisito: ter cursado a disciplina Humanidades e Saúde.
EMENTA
O Seminário do grupo de pesquisa de humanidades, narrativas e humanização em saúde tem como objetivo proporcionar aos pesquisadores uma maior imersão nos temas propostos, sempre voltado às pesquisas de cada participante, buscando além do aprofundamento uma aproximação e colaboração entre as pesquisas. Desta forma propomos avançar e ampliar a compreensão da temática da humanização em saúde, investigando o papel que pode desempenhar as humanidades e, particularmente, as narrativas neste processo formativo e de vivência profissional. Neste sentido, procurando confluir projetos de pesquisa que já vinham sendo desenvolvidas paralelamente, propomos a realização de trabalhos em duas grandes frentes:
1) Teórico-conceitual: visando, através de abordagens histórico-filosóficas, o aprofundamento e esclarecimento dos conceitos centrais neste projeto: Humanidades, Narrativas e Humanização;
2) Empírico-experimental: visando, através de abordagens metodológicas qualitativas, fundamentadas em narrativas e observação participante, compreender de que forma e em que medida, no âmbito das humanidades, as diversas formas de narrativa (Literatura, História, Histórias de Vida, Artes, Cinema, etc.) podem contribuir para a humanização em saúde, seja no âmbito formativo, seja no âmbito da prática e da pesquisa.
Local: aulas "online" no Google Meet
Metodologia:
- Leitura prévia de textos determinados e discussão dos mesmos nos encontros do Seminário
Avaliação:
- Elaboração de um artigo científico nos moldes da ABNT versando sobre um dos temas abordados durante o curso.
PROGRAMAÇÃO:
10 de março
Dante Gallian - Apresentação: objetivos e metodologia do Seminário de Pesquisa
24 de março
Apresentação de Pesquisa (aluno de pós): Gabriel Barreto Rosello
7 de abril
Apresentação de Pesquisa (aluno de pós): Ricardo Mituti / David Sergio Hornblas
28 de abril
Apresentação de Pesquisa (aluno de pós): Teca Mendonça / Alexandre Seraphim
12 de maio
Nádia V Vieira, Kelly Simone Almeida Cunegundes, Maria Auxiliadora Craice de Benedetto. Como fazer um projeto de História Oral e Narrativas em Saúde
Aula 1 - Leitura Obrigatória: WORKMAN, KAREN E PEREIRA, JESUS V. História Falada: memória, rede e mudança social. São Paulo: SESC SP: Museu da Pessoa: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.
Leitura complementar:
GONZÁLEZ REY, F. e QUEVEDO, J. E. M. El método de la historia de vida. in Subjetividad, cultura e investigación cualitativa: los antecedentes desde la personalidad y el método clínico. Bogotá: Editorial Aula de Humanidades, 2017.
Souza, R A C. Narrativas orais como fontes para uma compreensão histórica da experiência vivida
Nogueira, T J A M. MEMÓRIA, HISTÓRIA ORAL E NARRATIVA: O ENCONTRO DO POSSÍVEL NA MULTIPLICIDADE DE PONTOS DE VISTA
26 de maio
Como fazer um projeto de História Oral e Narrativas em Saúde
Aula 2 - Leitura Obrigatória: BENADIBA, L e PLOTINSKY, D. ? Que es la historia oral? in De entrevistadores y relatos de vida: Introducción a la Historia Oral. Buenos Aires: Imago Mundi, 2005.
BARELA, L.; MIGUEZ, M. E CONDE, L. G. La entrevista. in Algunos apuntes sobre historia oral y cómo abordarla. Buenos Aires : Dirección General Patrimonio e Instituto Histórico, 2009.
9 de junho
Simeão Sass – Hermenêutica e saúde.
Aula 1- O caráter oculto da saúde
Leitura obrigatória: GADAMER, H-G. “Experiência corporal e objetivabilidade” in O caráter oculto da saúde. Petrópolis: Vozes, 2006.
23 de junho
Simeão Sass – Hermenêutica e saúde.
Aula 2- Concepção Hermenêutica de Saúde
Leitura obrigatória: AYRES, José R. C. M. “Uma Concepção Hermenêutica de Saúde” in PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 17(1):43-62, 2007.