"A partir da leitura e discussão de obras clássicas da literatura, o Laboratório de Humanidades visa promover uma abertura para a dimensão humanística do conhecimento, entendendo as humanidades e, em especial a literatura, como meio de humanização no âmbito da pesquisa e da prática profissional em saúde..."
INSCRIÇÕES ATENÇÃO: INSCRIÇÕES PARA ALUNOS DE PÓS ABERTAS no sistema SIIU (da PROPGPQ): https://siiu.unifesp.br/login Somente para: |
XIX Ciclo de Encontros e Discussões sobre Humanização em Saúde (2º semestre de 2021)
Disciplina Eletiva para os Programas de Pós Graduação da UNIFESP (Campus São Paulo)
Tema: Grandes esperanças em tempos de pandemia
Livro: Grandes Esperanças, de Charles Dickens
Período: Segundo semestre de 2021 (setembro a novembro / 9 encontros).
Professores Responsáveis: Dante Marcello Claramonte Gallian e Rafael Ruiz.
Professores Convidados: Maria Sílvia Logatti, Licurgo Lima de Carvalho, Yuri Bittar, Maria Teresa Mendonça de Barros.
Promoção: Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) / Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Dep. de Med. Prev. da EPM/ Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde do CEDESS-UNIFESP.
Dias da Semana:
Turma 2: Terça-Feira: 14/9, 21/9, 28/9, 5/10, 19/10, 26/10, 9/11, 16/11, 23/11
Turma 1: Sexta-Feira: 24/9, 1/10, 8/10, 15/10, 22/10, 29/10, 5/11, 12/11, 19/11
Horários: das 12h00 às 13h30 (terças e sextas-feiras).
Carga Horária Didática: 14.
Carga Horária Atividades: 66.
Créditos: 5.
Vagas: 30 em cada turma, sendo 20 para alunos de pós-graduação e 10 para comunidade (alunos de graduação, funcionários, outros)
Local: online pelo Google Meet (o link será enviado para os inscritos)
ATENÇÃO: Salientamos que o Laboratório de Humanidades, ainda que em sua versão remota, é uma disciplina de pós-graduação que exige do aluno matriculado presença e atenção. Para tanto, o participante deve reservar para o encontro um lugar tranquilo onde possa estar, preferencialmente, com a câmera ligada, sem se dividir em atividades simultâneas. Sendo assim, antes de se inscrever certifique-se de que poderá cumprir tais requisitos, essenciais para o bom andamento da disciplina. Além disso sempre há uma lista de espera, por isso pedimos que avaliem bem se poderão participar.
Ementa e Objetivo Geral:
A partir da leitura e discussão de obras clássicas da literatura, o Laboratório de Humanidades visa promover uma abertura para a dimensão humanística do conhecimento, entendendo as humanidades e, em especial a literatura, como meio de humanização no âmbito da pesquisa e da prática profissional em saúde. Saiba mais sobreo Laboratório de Humanidades.
Objetivos Específicos:
- Fomentar e promover o hábito da leitura dos clássicos da literatura universal;
- Oferecer um espaço de compartilhamento de impressões e idéias suscitadas pela leitura dos clássicos;
- Levantar questões essenciais referentes ao processo de humanização individual e coletiva;
- Confrontar leituras e discussões com a prática cotidiana, profissional e de pesquisa;
- Gerar um espaço de socialização e humanização a partir da troca de idéias e concepções;
- Fornecer um amplo repertório humanístico para o pesquisador pós-graduando na área da saúde.
Metodologia:
Leitura de obras pré-determinadas da Literatura Universal e encontros semanais para discussão sobre as mesmas, na seguinte dinâmica:
- Encontro inicial: apresentação dos objetivos e metodologia
- Encontro de Histórias de Leitura
- Encontros de Itinerário de Discussão: levantamento e discussão de impressões, questões e idéias.
- Encontro de sistematização e conclusão: Histórias de Convivência.
O Ciclo de Encontros do LabHum são semestrais. Ao iniciar o Ciclo os participantes já deverão ter feito a leitura. A carga horária não presencial corresponde à leitura e releitura das obras (66 horas).
Requisitos:
Ler a obra Grandes Esperanças, de Charles Dickens (Edição recomendada Penguin-Companhia; outras edições/traduções podem ser utilizadas).
Programação:
O LabHum conta com duas turmas: uma às terças-feiras, e outra às sextas-feiras, das 12h00 às 13h30. O aluno deverá optar por um destes dois horários e deverá permanecer nele até o final do ciclo.
Conteúdo Programático:
Aula | Datas TERÇA | Datas SEXTA |
Aula 01 - Apresentação | 14/9 | 24/9 |
Aula 02 – Histórias de Leitura | 21/9 | 1/10 |
Aula 03 – Itinerário de discussão 01 | 28/9 | 8/10 |
Aula 04 – Itinerário de discussão 02 | 5/10 | 15/10 |
Aula 05 – Itinerário de discussão 03 | 19/10 | 22/10 |
Aula 06 - Itinerário de discussão 04 | 26/10 | 29/10 |
Aula 07 - Itinerário de discussão 05 | 9/11 | 5/11 |
Aula 08 - Itinerário de discussão 06 | 16/11 | 12/11 |
Aula 09 - Histórias de Convivência | 23/11 | 19/11 |
Avaliação:
Ao aluno de pós-graduação será exigido um relatório escrito sobre o impacto da experiência do LabHum e comentários a respeito dos livros lidos.
Bibliografia Complementar:
- GALLIAN, D.M.C. A Literatura como Remédio – Os Classicos e Saúde da Alma. Editora Martin Claret, São Paulo, 2017.
- GALLIAN, D. M. C.; LIMA, C. C. ; DE BENEDETTO, M.A.C. ; GUZMAN, S. M. . Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde. Interface (Botucatu. Online), v. 18, p. 139-150, 2014.
- RIBEIRO, M.; SAKAMOTO, J. ; GALLIAN, D. M. C. A cultura estética e a educação do gosto como caminho de formação e humanização na área da saúde. Trabalho, Educação e Saúde (Online), v. 12, p. 15-28, 2014.
- BITTAR, Y, SOUZA, M.S, GALLIAN, D.M. A Experiência Estética da Literatura como Meio de Humanização em Saúde: O Laboratório de Humanidades da EPM/UNIFESP. Revista Interface, v.17, n.44, p.171-86, jan./mar.2013.
- GALLIAN, D.M.C. Literatura e Formação Humanística em Medicina: o Experimento do Laboratório de Humanidades da EPM/UNIFESP. Revista de Medicina (USP), v. 91, p. 174-177, 2013.
- GALLIAN, D. M., PONDÉ, L.F., RUIZ, R. Humanidades, Humanismos e Humanidades: problematizando conceitos e práticas no contexto da saúde no Brasil. Revista Internacional de Humanidades Médicas. Vol 1, n. 1, p. 5-16, out/dez, 2012.
- GALLIAN, D.M., RUIZ, R. O Bem, o Mal – é tudo igual? O drama das palavras e paixões em Macbeth de Shakespeare. Memoramdum, v. 23, p. 198 – 209, out 2012.
- GALLIAN, D.M. A Cultura Contemporânea na Clínica de Joseph Ratzinger: as patologias da modernidade e a terapêutica da humanização. Memorandum, v. 21, p. 249-260, out 2011.
- ORTEGA Y GASSET, José, A Desumanização da Arte, São Paulo, Cortez, 5a edição, 2005.
- ---------------------------------- A Missão da Universidade. Rio de Janeiro, Eduerj, 1999.
- PEIPER, Josef, A Abertura para o Todo: a Chance da Universidade. Ensaio. São Paulo, Apel, 1989.
- RIBEIRO, Renato Janine. Humanidades; um novo curso na USP. São Paulo, Edusp, 2001.
- RUIZ RETEGUI, Antonio, Pulchrum. Reflexiones sobre la Belleza desde la Antropologia cristiana. 2ª ed., Madrid, Rialp, 1999.
- TEIXEIRA COELHO. “A Cultura como Experiência”, in RIBEIRO, Renato Janine (org.) Humanidades; um novo curso na USP. São Paulo, Edusp, 2001.