Escola Paulista de Medicina
Postgraduate Program Name

Humanidades e Saúde 5 (2022/1ºsem.)

"Partindo das diversas experiências e linhas de pesquisa desenvolvidas no Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da Escola Paulista de Medicina (EPM) da UNIFESP, esta disciplina de pós-graduação pretende apresentar e discutir a contribuição das Humanidades e das Ciências Humanas enquanto caminho de formação humanística e humanização na área da saúde..."

AULAS:
09/03/2022 a 29/06/2022
Quartas-feiras
10h - 12h

INSCRIÇÕES

Formulário de inscrições CeHFi 2022/1 (de 01/02/2021 a 25/02/2021)

Alunos regularmente matriculados nos programas de pós graduação da UNIFESP devem inscrição pelo SIIU

Alunos especiais e comunidade devem se inscrever via site do CeHFi (link a ser divulgado)

* ATENÇÃO - a partir deste semestre cada aluno só pode participar de uma única disciplina do CeHFi por semestre. Para exceções favor entrar em contato enviando justificativa. 

Disciplina de Pós Graduação / 1º SEMESTRE DE 2022

Professor Responsável: Prof. Dr. Dante Gallian (CeHFi – PPGSC - PPGECS)

Professores Participantes: Prof. Dr. Dante Gallian (CeHFi – PPGSC - PPGECS), Prof. Dr. Simeão Sass (CeHFi), Profa. Dra. Nádia Vieira (CeHFi), Profa. Dra. Viviane Cristina Cândido (CeHFi - PPGECS), Profa. Dra. Simone Nakaguma (Pós-doc), Profa. Dra. Lísia Rabelo (Pós-doc) e Profa. Dra. Ieda Aleluia (Pós-doc).

Promoção: Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) / Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Dep. de Med. Prev. da EPM/ Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde do CEDESS-UNIFESP.

Atividades síncronas (aulas presenciais) às quartas-feiras (quinzenal), 10 – 12:00hs e atividades assíncronas (leitura) por 2 horas semanais

Carga Horária Didática: 18

Carga Horária Atividades: 36

Créditos: 4  (mínimo de 75% de presença e aproveitamento em avaliação escrita)

Vagas: 30

Local: Google Meet

Somente alunos regularmente matriculados nos programas de pós graduação da UNIFESP (inscrição via site do CeHFi)

Ementa e Objetivo Geral:

Partindo das diversas experiências e linhas de pesquisa desenvolvidas no Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da Escola Paulista de Medicina (EPM) da UNIFESP, esta disciplina de pós-graduação pretende apresentar e discutir a contribuição das Humanidades e das Ciências Humanas enquanto caminho de formação humanística e humanização na área da saúde. Neste semestre a Disciplina foca o tema da missão da universidade e sobre o papel das humanidades na formação humanística no campo das ciências em geral e da saúde em particular.

Objetivos Específicos:

- Possibilitar uma revisão dos norteadores teóricos para o conceito de Humanidades e suas relações com as Ciências da Saúde.

- Fomentar o contato com a bibliografia básica fundamental a respeito dos temas centrais Literatura e Experiência Estética como forma de humanização em saúde, educação e cultura; Filosofia, História e Espiritualidade em Saúde.

- Possibilitar a elaboração de trabalho científico na forma de artigo que será avaliado ao final do curso.

Metodologia: Leitura prévia de textos determinados e discussão dos mesmos nos encontros do Seminário

Avaliação: Elaboração de um artigo científico nos moldes da ABNT versando sobre um dos temas abordados durante o curso.

Mais detalhes em https://cehfi.unifesp.br/cehfi/disciplinas

Programação:

Data

Prof. responsável

Tema

Leitura

9/3

Prof. Dr. Dante Gallian

A Universidade como Espaço de Experiência da Cultura

José Ortega y Gasset, A Missão da Universidade. Rio de Janeiro, UERJ, 1999.

23/3

Prof. Dr. Dante Gallian

A Universidade como Espaço de Abertura para o Todo

Josef Pieper. Abertura para o Todo: a Chance da Universidade. Campinas, IFE, s.d.

6/4

Profa. Dra. Simone Nakaguma

O desejo e a constituição do sujeito: a propósito do conto A legião estrangeira, de Clarice Lispector.

A legião estrangeira in Lispector, Clarice. Felicidade Clandestina e outros contos. São Paulo: Rocco editora, 1977.

20/4

Profa. Dra. Lísia Rabelo

O potencial da  arte da performance no ensino médico.

RIVERA, T. O retorno do sujeito: sobre performance e corpo. In: O avesso do imaginário: arte contemporânea e psicanálise. São Paulo: Cosac Naify, 2013

4/5

Profa. Dra. Ieda Aleluia

Arte e medicina: um diálogo possível e necessário na formação profissional

Referências:

1. As Artes na Educação Médica: Revisão Sistemática da Literatura. Rev. bras. educ. med. 43 (4) • Oct-Dec 2019 •https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n4RB20180146  

https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n4RB20180146

2. A ecopoética de G.H. The echopoetics of G.H. Marília Librandi*

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rel.v98i0.66413

3. Técnica e sensibilidade no ensino médico em tempos de distanciamento social

Rev. Inter. Educ. Saúde, Salvador, 2020 Dezembro;4(2):xx-xx http://dx.doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v4i2.3337 | ISSN: 2594-7907

4. The exercise of writing and listening as instruments for improving clinical practice

DOI: https://doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v4i2.3322

18/5

Profa. Dra. Viviane Cristina Cândido

Viver, narrar; curar ou morrer – a experiência comunicável de Nikolai Leskov, como entendida por Walter Benjamin, e a Comunicação em Saúde

Leituras obrigatórias:

BENJAMIN, Walter. O Narrador – Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. Magia e técnica, arte e política – ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985. p. 197-221. Disponível em: <http://www.usp.br/cje/depaula/wp-content/uploads/2017/03/O-Narrador_Walter-Benjamin-1.pdf>. Acesso em: 12 Nov. 2021. 

LESKOV, Nikolai. Viagem com um niilista. São Paulo: Editora 34, 2016.

Leituras complementares:

DOHMS, Marcela; GUSSO, Gustavo (Orgs.). Comunicação clínica: aperfeiçoando os encontros em saúde. Porto Alegre: Artmed, 2021.

RABELO, Maria Tereza Piedade; CÂNDIDO,  Viviane Cristina; SCHVEITZER, Mariana Cabral;  PACHECO, Ana Laura Prates e LEN, Claudio. Considerações sobre o projeto de transitar ao lado de adolescentes com doenças crônicas nos campos da psicanálise, filosofia e literatura. PoliÉtica - Revista de Ética e Filosofia Política. São Paulo, v. 9, n.1, 2021. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/PoliEtica/article/view/55090>. Acesso em: 12 Nov. 2021.

1/6

Profa. Dra. Viviane Cristina Cândido

Viver, narrar; curar ou morrer – a experiência comunicável de Nikolai Leskov, como entendida por Walter Benjamin, e a Comunicação em Saúde

Leituras obrigatórias:

BENJAMIN, Walter. O Narrador – Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. Magia e técnica, arte e política – ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985. p. 197-221. Disponível em:  <http://www.usp.br/cje/depaula/wp-content/uploads/2017/03/O-Narrador_Walter-Benjamin-1.pdf>. Acesso em: 12 Nov. 2021. 

LESKOV, Nikolai. Viagem com um niilista. São Paulo: Editora 34, 2016.

Leituras complementares:

DOHMS, Marcela; GUSSO, Gustavo (Orgs.). Comunicação clínica: aperfeiçoando os encontros em saúde. Porto Alegre: Artmed, 2021.

RABELO, Maria Tereza Piedade; CÂNDIDO,  Viviane Cristina; SCHVEITZER, Mariana Cabral;  PACHECO, Ana Laura Prates e LEN, Claudio. Considerações sobre o projeto de transitar ao lado de adolescentes com doenças crônicas nos campos da psicanálise, filosofia e literatura. PoliÉtica - Revista de Ética e Filosofia Política. São Paulo, v. 9, n.1, 2021. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/PoliEtica/article/view/55090>. Acesso em: 12 Nov. 2021.

15/6    

Prof. Dr. Simeão Sass

A saúde mental da sociedade contemporânea

Leitura obrigatória: FROMM, E. Psicanálise da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1961. Capítulo 1: Somos mentalmente sadios?

29/6

Doutoranda  Kelly Simone Almeida Cunegundes

As narrativas na prática interdisciplinar

CHARON, Rita; DASGUPTA, Sayabtany; HERMANN, Nellie ; et al. The principles and practice of narrative medicine. New York:  Oxford University Press, 2017

GREENHALGH, Trista; HURWITZ, Brian. Why study narrative? BMJ Clinical Research.199;318(7175): 48-50 

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